Edição de 09 de Março de 2022
 

Títulos:

Estado arrecadou 17 por cento das receitas petrolíferas previstas no OGE de 2022 em Janeiro

Produção agrícola na Huíla com prejuízos na ordem dos trinta por cento devido a seca.

Real Madrid-PSG é o destaque de hoje na Liga dos Campeões Europeus.

União Europeia aprova novo pacote de sanções a Rússia e Bielorrússia.

 

 

Hoje é quarta- feira, dia 09 de Março de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Miguel Correia e final de emissão de, Alexandre Campos. Ao microfone estou eu, Cristina Miranda.

,

Cerca de 17 por cento das receitas petrolíferas previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022 foram arrecadadas em Janeiro, mês em que os ganhos se situaram nos 1,07 biliões de kwanzas.

Segundo contas feitas pelo Mercado, os 1,07 biliões de kwanzas arrecadados no passado mês de Janeiro correspondem a 17 por cento do total de 6,12 biliões de kwanzas de receitas petrolíferas conjecturadas no OGE deste ano.

No período em análise, os ganhos petrolíferos sofreram um aumento de cerca de 80 por cento face aos valores arrecadados em Dezembro de 2021. Já comparativamente ao período homólogo de 2021, os ganhos registaram um crescimento superior a 200 por cento, tendo passado de 302,5 mil milhões de kwanzas para 1,07 biliões de kwanzas.

Caso a tendência de crescimento das receitas se mantenha assim, o país poderá atingir até Junho o total dos ganhos petrolíferos conjecturados no OGE deste ano, escreve o mercado.

A confirmarem-se estes números, o economista Carlos Padre entende que apesar de Angola ter que pagar dívidas, parte dos ganhos extras resultantes do aumento do preço de petróleo, podia ser usada para financiar a economia real do País.

RD – CPadre 1

Carlos Padre defendeu também o aceleramento nos investimentos, olhando para diversificação da economia nacional.

RD- CPadre 2

Economista Carlos Padre.

Cerca de 17 por cento das receitas petrolíferas previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2022 foram arrecadadas em Janeiro, mês em que os ganhos se situaram nos 1,07 biliões de kwanzas.

Os pequenos agricultores no município de Quipungo, província da Huíla tiveram prejuízos estimados em trinta por cento, durante as colheitas que decorrem desde Fevereiro.

Segundo disse à imprensa o director local da agricultura, Domingos Mendonça, os prejuízos devem-se sobretudo à seca naquela região do país.

Referiu que a previsão de colheita nesta primeira fase da campanha agrícola, era de noventa e oito toneladas de alimentos, desde milho, feijão, soja e diversos tubérculos.

Domingos Mendonça avançou igualmente que mais de trinta e cinco mil famílias, não têm ainda sementes para garantirem a produção durante as segunda e terceira fases da campanha agrícola.

O director geral da ACÇÃO Para o Desenvolvimento Rural “Adra”, Carlos Cambuta disse hoje à Comercial que é fundamental que o Instituto de Desenvolvimento Agrícola faça investigação científica por formas a corresponder as necessidades dos camponeses.

R.D1-Carlos Cambuta1

Por outro lado, o director geral da ADRA sugere que se estabeleçam parcerias com agentes privados para garantir o acesso das famílias camponesas, aos recursos financeiros para a produção agrícola.

R.D.2-Carlos Cambuta2

Director geral da Adra, Carlos Cambuta em declarações hoje à LAC, a propósito da falta de sementes no município de Quipungo, província da Huíla.

Recorde-se que os camponeses tiveram prejuízos na ordem dos trinta por cento, durante a primeira fase da campanha agrícola que decorre desde Fevereiro.

Ponto

A população da Funda e arredores, está a consumir água não tratada, situação que está a provocar doenças às crianças. O repórter LAC, Fortunato cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.-peça Fortunato cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

Dezassete pessoas morreram devido a acidentes registados na capital do país, durante o fim-de-semana prolongado, revelou a LAC o porta- voz do Comando Provincial de Luanda, da Polícia Nacional, Nestor Goubel.

R.D.2-NestorGoubel2

Nestor Goubel avançou igualmente que duzentos e trinta e oito cidadãos foram detidos nos últimos quatro dias em Luanda por crimes diversos, entre estes sete por abusos sexuais de menores.

R.D.1-NGoubel1

E ontem, foram detidos nove cidadãos envolvidos na danificação de um autocarro público em Viana.

RD3-Nestor Goubel3

Porta- voz do comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, Nestor Goubel sobre as ocorrências registadas durante o fim- de-semana prolongado.

A ministra de Estado para a Área Social, reiterou o empenho do executivo  para se alcançar o bem-estar social das jovens, com o aumento da oferta formativa e cuidados de saúde.

Carolina Cerqueira falava ontem em Luanda,  no acto de lançamento da Campanha “JUNTOS CONTRA O CASAMENTO E GRAVIDEZ PRECOCE EM ANGOLA”, que visa reduzir os altos índices de prevalência de casamentos e gravidezes de adolescentes.

A ministra de Estado para a área social mostrou-se convicta de que o trabalho, para acabar com os casamentos precoces será árduo e deve mobilizar toda a sociedade.

R.D3-Carolina Cerqueira

E quanto aos crimes contra crianças e adolescentes tão frequentes actualmente na nossa sociedade, Carolina Cerqueira defendeu o agravamento das penas.

R.D1-Carolina Cerqueira1

Ministra de Estado para a Área Social, repudiando os actos de violência praticados contra crianças e adolescentes.

Por sua vez, a governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, referiu que a gravidez e o casamento precoce afectam negativamente a infância e adolescência em qualquer sociedade.

Ana Paula de Carvalho apontou como causas a pobreza, baixa escolaridade, os abusos sexuais e a violência doméstica, com consequências físicas, psicológicas e emocionais, entre outras.

RD.A.Carvalho1

A governadora de Luanda, sublinhou que o apoio das agências da Nações Unidas será importante,e para o alcance dos objectivos da campanha.

RD-A.Carvalho2

Governadora provincial de Luanda, Ana Paula de Carvalho, ontem no Cazenga, durante o lançamento da Campanha “JUNTOS CONTRA O CASAMENTO E GRAVIDEZ PRECOCE EM ANGOLA”.

Ponto

Do desporto,

Na Europa, esta noite serão conhecidos mais clubes que vão disputar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

O Manchester City, com vantagem de 5 golos, recebe o Sporting de Portugal para segunda mão dos oitavos de final da prova.

No outro jogo da noite, o Real Madrid que perdeu na primeira-mão por 1-0, joga em casa diante do PSG.

Ontem, Bayern de Munique e Liverpool conseguiram os primeiros passes para os quartos-de-final. A equipa alemã goleou por 7-1, o Salzburg com quem empatou a um golo na primeira partida.

Já os italianos do Inter venceram o Liverpool, mas foram eliminados porque na primeira mão o Liverpool venceu por 2-0.

…    

Para a liga Europa, o Futebol Club do Porto recebe a partir das 19 horas e 45 minutos o Lyon de França, para a primeira-mão dos oitavos de final.

Ainda para esta competição, o Betis recebe o Eintracht de Frankfurt.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Alguns rebeldes do norte de Moçambique estão a enviar os seus familiares para zonas de reassentamento, como se fossem deslocados do conflito armado, para obterem alimentação e informações úteis para partilhar com o movimento insurgente, denunciou a polícia.

O comandante provincial de Cabo Delgado da Polícia da República de Moçambique (PRM), Vicente Chicote, disse à imprensa que os familiares dos rebeldes quando chegam às áreas de reassentamento reúnem o maior número de informações sobre o número de efectivos na região, e outras ligadas a segurança e daí podem resultar actos terroristas.

Vicente Chicote pediu a população que esteja atenta e denuncie os terroristas, que muitas vezes são mesmo filhos das terras que atacam.

Os países da União Europeia aprovaram hoje novas sanções a oligarcas russos e três bancos da Bielorrússia, em resposta à invasão russa a Ucrânia.

As novas novas medidas, serão anunciadas ainda hoje, visando nomeadamente oligarcas russos e três bancos da Bielorrússia, o que será formalizado rapidamente por procedimento escrito.

Segundo fontes oficiais, mais oligarcas e políticos russos vão juntar-se à lista negra e desligar três bancos bielorrussos do sistema de comunicação internacional SWIFT – através do qual são processadas a maioria das transações interbancárias internacionais, como ordens de pagamento e transferências.

Para além das novas medidas restritivas, estão também a ser acrescentadas sanções dirigidas ao sector marítimo, a presidência francesa informa na conta oficial do Twitter.

Anexo Ucránia

Enquanto isso o economista sueco Anders Aslund, ex-membro sénior do Atlantic Council, considerou que a ameaça de sanções à Rússia em caso de invasão da Ucrânia “falhou porque o Ocidente nunca foi credível” e, por isso, o presidente russo, Vladimir Putin, pensou que  teriam “pouco impacto”. 

Segundo Anders Aslund, o produto interno bruto (PIB) da Rússia desceu cerca de 2,5% todos os anos, entre 2014 e 2020, apesar de “Putin e os seus banqueiros” alegarem que as sanções impostas em 2014 – na sequência da anexação da península da Crimeia – foram “ineficazes”. “Ninguém quis saber da verdade, mas o PIB da Rússia não cresceu durante sete anos”, frisou

E a vice-presidente norte-americana Kamala Harris vai deslocar-se a Roménia e a Polónia, numa visita marcada pela guerra e pela entrada de milhões de refugiados ucranianos nos dois países do leste europeu, para discutir a actuação da NATO na região.

E já a seguir vamos ouvir o comentário da jornalista angolana, Ana Margoso, radicada no Reino Unido, sobre as posições contraditórias do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky que disse à Câmara dos Comuns que não se vai render, mas antes, em entrevista a um canal televisivo americano admitiu moderação no pedido de adesão do seu país à Nato, e que estava disposto a discutir a proposta  de Putin sobre os termos geo estratégicos da Ucrânia.

R.D.-Ana Margoso

Jornalista angolana Ana Margoso, à partir do Reino Unido.

Ponto

Recapitular

Fecho

 

Data de Emissão: 09-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados