Edição de 08 de Março de 2022
 

Títulos:

Ministra de Estado para a Área Social, repudia actos de violência praticados contra crianças e adolescentes

Executivo abre jornadas Março Mulher com o relacionamento da campanha contra o casamento e Gravidez na Adolescência

Secretária geral da OMA apela adesão aos BUAP

Ataque de milícias no nordeste da República Democrática do Congo faz Dezoito mortos

OMS denuncia grave pressão sobre a saúde Ucraniana

Ponto

Terça-feira 8 de Março, dia internacional da mulher. O Manuel Augusto, edita as notícias, com técnica de Galacio Santana e Mauro Costa. Apresenta o António Videira.

Ponto

Boa noite,

A ministra de Estado para a Área Social, destacou, esta terça-feira, a atenção do Executivo para com o bem-estar social das jovens, com o aumento da oferta formativa e cuidados de saúde.

Carolina Cerqueira falava por ocasião do relacionamento da Campanha “JUNTOS CONTRA O CASAMENTO E GRAVIDEZ PRECOCE EM ANGOLA”, que visa reduzir os altos índices de prevalência de casamentos e gravidezes no seio dos adolescentes.

Mais dados com o Jornalista da Comercial, Manuel Augusto.

….

RD…Peça M.Augusto

….

Jornalista da Comercial, Manuel Augusto.

Ministra de Estado para a Área Social, repudia actos de violência praticados contra crianças e adolescentes.

….

Por sua vez, a governadora da província de Luanda, Ana Paula de Carvalho, referiu que a gravidez e o casamento precoce constituem grandes males para a infância e adolescência em qualquer sociedade.

Ana Paula de Carvalho apontou como causas a pobreza, a ausência de escolaridade, os abusos sexuais e a violência doméstica, com consequências físicas, psicológicas e emocionais, entre outras.

….

RD… A.Carvalho-1

Disse que o apoio das agências da Nações Unidas será importante para o alcance dos objectivos da campanha.

RD… A.Carvalho-2

Governadora provincial de Luanda, Ana Paula de Carvalho, por ocasião do relacionamento da Campanha “JUNTOS CONTRA O CASAMENTO E GRAVIDEZ PRECOCE EM ANGOLA”, que aconteceu hoje no município do Cazenga.

Ponto

A Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, lembrou que o 8 de Março é um dia de reflexão sobre os problemas que as mulheres ainda vivenciam na sociedade.

Quem acompanhou o acto central do dia internacional da mulher foi o jornalista, José Silva.

RD…Peça- J.Silva

….

Jornalista da comercial, José Silva.

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, lembrou que o 8 de Março é um dia de reflexão sobre os problemas que as mulheres ainda vivenciam na sociedade.

Ainda a propósito do dia internacional da Mulher a Secretária-geral da OMA, Joana Tomás, disse que a data deve servir de reflexão para necessidade de se preservar a paz, a inclusão dos diversos extratos sociais bem como o reforço do poder da mulher e das famílias angolanas.

RD…J.Tomás -1

….

Joana Tomás, destacou a importância dos militantes do MPLA, sobretudo os do braço feminino dos camaradas, aderirem em massa ao Balcão Único de Atendimento ao Público (BUAP), a fim de efectuar a actualização dos dados pessoais, para o Registo Eleitoral Oficioso.

….

RD…J.Tomás-2

….

Secretária -geral da OMA, Joana Tomás por ocasião do dia internacional da Mulher.

O Bureau Político do Comité Central do MPLA encorajou, nesta terça-feira, a participação das mulheres angolanas nas eleições gerais, previstas para Agosto próximo e sublinhou a necessidade da actualização do registo eleitoral.

Enquanto isso a UNITA considera que a luta das mulheres pela dignidade e honra remonta desde o tempo em que a vida humana é feita em sociedade.

Mais dados com o jornalista da Comercial, Pedro Fernandes.

….

RD…Peça P.Fernandes

Jornalista da Comercial, Pedro Fernandes, e o comunicado do Bureau Político do Comité Central do MPLA e da UNITA por ocasião do dia internacional da Mulher.

E o repórter, Fortunato Cabina, trás a história de uma jovem mulher abandonada pelo marido e familiares, com três crianças e vive de esmolas nas ruas de Luanda.

Repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina e a história de uma jovem mulher abandonada pelo marido e familiares, com três crianças e vive de esmolas nas ruas de Luanda.

Publicidade

Angola apresentou hoje na Expo Dubai as boas práticas dos Projectos Kwenda e Valor Criança, assim como, o Estudo sobre Diversidade nas Organizações.

A informação foi avançada a LAC pela Directora do gabinete de comunicação institucional e imprensa do MASFAMU, Emília kacongo, que chefia a delegação do sector na Expo Dubai.

RD… E.kacongo

….

Por seu turno a chefe de departamento de acompanhamento das transferências sociais e integração produtiva da direcção Nacional da Acção Social, Margarida Leite, salientou que durante a partilha de conhecimento foi apresentado o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA”, que visa apoiar as famílias mais pobres e em situação de vulnerabilidade bem como os dados obtidos na massificação de registo de nascimento.

….

RD… M. Leite

Chefe de departamento de acompanhamento das transferências sociais e integração produtiva da direcção Nacional da Acção Social, Margarida Leite, que integra a delegação Angolana no Expo Dubai.

….

E o director da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), Carlos Cambuta, entende que nas localidades onde o Kwenda está a ser implementado, as comunidades estão a ter alguma esperança.

RD – CCambuta 1

Carlos Cambuta defendeu ainda, que por uma questão de justiça social, o Kwenda deveria ser implementado de forma e simultâneo nos municípios.

RD – CCambuta 2

Director da ADRA, Carlos Cambuta e o o Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA, que será apresentado hoje na Expo Dubai.

….

Ponto

….

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola e o Ministério da Saúde continuam a negociar as respostas aos pontos que constam do caderno reivindicativo da classe, que levou os médicos a suspenderem à greve em Dezembro último.

Até ao momento muitos pontos continuam pendentes. O sindicato ressalta, no entanto, algumas questões que tiveram avanço

RD-AManuel 1

Adriano Manuel Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola.

O sindicalista diz que grande parte dos pontos assumidos no acordo com o governo estão longe de serem alcançados.

RD-AManuel 2

Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel. Classe continua a aguardar que Governo cumpra as promessas e atenda as reivindicações da classe.

….

Angola vai formalizar ainda este mês, a sua candidatura à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

O dossier das peças finais de candidatura, foi revisto recentemente durante um encontro presidido pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e representantes do Comité Nacional de cooperação da ITIE que integra membros do governo, indústria e sociedade civil.

RD-DAzevedo 1

Diamantino Azevedo destacou o papel da ETIE para melhoria da gestão dos recursos minerais.

RD – DAzevedo 2

Ministro dos recursos minerais, petróleo e gás, Diamantino Azevedo hoje durante a sessão final de revisão do dossier para a apresentaçã, ainda este mês, da candidatura de Angola à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

O especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo em declarações hoje à Comercial, disse ser positiva a candidatura de Angola a ITIE, iniciativa que há muito deveria ter sido tomada.

RD-PQuingongo1

Especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo.

Angola vai formalizar ainda este mês, a sua candidatura à Iniciativa Internacional de Transparência nas Indústrias Extractivas – ITIE.

….

Publicidade

….

Ponto

Da política internacional,

Pelo menos 18 pessoas foram mortas hoje por um grupo de milícias no nordeste da República Democrática do Congo (RDC), incluindo 12 numa paróquia católica onde se tinham refugiado, segundo fontes locais.

As milícias Codeco “mataram 12 pessoas” na paróquia católica de Kilo, onde pessoas deslocadas tinham fugido da violência numa aldeia vizinha, disse Jean-Pierre Basiloko, responsável da sociedade civil na zona de Banyali-Kilo, citado pela agência France-Presse (AFP).

“Estes milicianos atacaram-nos por volta das 05:30 (03:30 em Angola), começaram a disparar tiros, nós trancámo-nos em casa. Entraram num dos apartamentos onde os deslocados dormiam (…) Depois de saírem, encontrámos 12 corpos”, disse um funcionário da igreja à AFP.

….

A Organização Mundial da Saúde (OMS) denunciou hoje que o sistema de saúde da Ucrânia está sob uma “grave pressão” devido à invasão russa e defendeu a necessidade de estabelecer um corredor humanitário seguro.

“Há uma escassez de materiais médicos essenciais para salvar vidas como oxigénio e insulina, equipamento de protecção individual, material cirúrgico, anestesia e produtos sanguíneos”, apontou em conferência de imprensa o director regional da OMS-Europa, Hans Kluge, citado pela agência espanhola EFE.

Para a OMS-Europa, as principais prioridades passam por assegurar a chegada de material médico à Ucrânia, que os países vizinhos tenham a infraestrutura e competência necessários para atender aos refugiados e assegurar a resposta às necessidades imediatas dentro da Ucrânia através do centro de operações instalado no oeste do país.

Entretanto, já entraram na Ucrânia dois carregamentos da OMS com 76 toneladas de suprimentos para emergência e trauma, bem como frigoríficos, congeladores e gelo, estando mais a caminho com suprimentos adicionais e 500 concentradores de oxigénio.

A OMS-Europa assegurou que está a responder às necessidades mais urgentes dentro do país, com o envio de materiais, programas de capacitação e dotação de pessoal através da mobilização de equipas médicas.

….

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decidiu hoje retirar as forças de manutenção da paz ucranianas envolvidas em missões da ONU para que possam juntar-se à defesa do país contra a ofensiva militar russa.

Volodymir Zelensky decidiu chamar as forças de manutenção da paz ucranianas de todas as missões em todo o mundo. O objetivo é participar na proteção da soberania e da integridade territorial do Estado”, adiantou.

De acordo com o ‘site’ da representação permanente da Ucrânia na ONU, o país tem contribuído para as missões de manutenção da paz da ONU desde 1992.

….

O jornalista Pedro Fernandes falou com a jornalista Ana Margoso sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

RD – Entrevista- Ana Margoso

Jornalista, Pedro Fernandes, em conversa com a jornalista, Ana Margoso, sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

….

Recapitular

Data de Emissão: 08-03-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados