Edição de 04 de Março de 2022
 

Presidente da República inaugura Instituto Hematológico Pediátrico, Doutora Victória Espírito Santos.

Doze mil crianças nascem anualmente com anemia falciforme no País.

Angola assume presidência do conselho de ministros da justiça da CPLP.

Tropas russas tomaram central nuclear de Zaporizhia

Ponto

Sexta-feira 4 de Março. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Galassio e Alexandre Campos. Apresenta a Cristina Miranda.

Ponto

Boa tarde,

O Presidente da República inaugurou hoje o Instituto Hematológico Pediátrico em Luanda, batipzado com o nome da Doutora Victória Espírito Santos.

Na cerimónia de inauguração a ministra da saúde Sílvia Lutukuta, disse que as doenças emetológicas têm crescido, estimando-se que nascem anualmente doze mil crianças com anemia falciforme.

RD – SLutucuta 2

A Sílvia Lutucuta disse também que o Instituto Hematológico Pediátrico, Doutora Victória Espírito Santos, vai formar especialistas a nível nacional.

RD – SLutucuta 3

Sílvia Lutukuta destacou também o papel da Doutora Victória Espírito Santos no desenvolvimento da medicina pediátrica, formação e do próprio sistema de saúde.

RD – SLutukuta 4

Ministra da saúde, Silva Lutucuta, quando falava hoje na cerimónia de inauguração do Instituto Hematológico Pediátrico, Doutora Victória Espírito Santos.

Ponto

Os ministros da justiça e dos direitos humanos dos Países de Língua Oficial Portuguesa, estão reunidos em Luanda, olhando para o desenvolvimento da cooperação jurídica e judiciária no combate aos crimes ambientais, em especial os crimes contra a vida selvagem.

Com a realização da décima sétima sessão da conferência dos ministros da justiça da CPLP, Angola assume a presidência rotativa do conselho de ministros.

Ao discursar na sessão de abertura da conferência, a ministra da justiça de Cabo Verde, que cessa o seu mandato na presidência rotativa deste sector ao nível da CPLP, Joana Rosa Amado, referiu-se aos desafios existentes, que passam pelo combate aos crimes cibernéticos, aperfeiçoamento da legislação e cooperação penal e processual, atribuição de nacionalidades, reconhecimento de documentos, e combate aos crimes ambientais.

RD-JRAmado

Ministra da justiça de Cabo Verde, Joana Rosa Amado, quando discursava hoje em Luanda durante a décima sétima conferência dos ministros da justiça da CPLP.

Por sua vez, o ministro da justiça e dos direitos humanos, Francisco Queirós sublinhou que é imperioso combater os crimes ambientais porque além de propiciarem o branqueamento de capitais, estão quase sempre associados a corrupção.

RD-FQueirós1

Francisco Queirós mostrou-se convicto de que o estreitamento da cooperação jurídica e judiciária entre os estados lusófonos vai facilitar o repatriamento dos bens oriundos dos crimes ambientais, e outros ilicitamente transferidos para o estrangeiro.

RD-FQueirós 2

E o ministro das relações exteriores, Tete António na qualidade de presidente do conselho de ministros da CPLP ao discursar na sessão de abertura da conferência disse que a os crimes ambientais são complexos e têm um impacto negativo à escala global, e exigem acções de combate integradas.

RD-TAntónio

Tete António quando discursava hoje em Luanda durante a décima sétima conferência dos ministros da justiça da cplp.

Publicidade

Dois meses depois do reinício das aulas no ensino superior, as universidades públicas continuam fechadas devido a greve dos professores.

As negociações entre o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e o  Sindicato dos Professores do Ensino Superior, não têm tido resultados esperados.

Segundo o secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, estava agendado para ontem, mais uma ronda de conversação, mas os membros do governo delegados para negociar não apareceram.

Eduardo Peres entende que o prolongamento da greve a esta altura, é da responsabilidade do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

RD-EPeres 1

De acordo com Eduardo Peres, a convocação de uma assembleia geral para avaliar a suspensão da greve, está pendente a apresentação da nova tabela salarial.

RD-EPeres 2

Eduardo Peres, secretário-geral do sindicato dos professores do ensino superior, e a greve no sector que já leve cerca de 60 dias, equivalente em 2 meses.

A partir de amanhã as praias e piscinas públicas do país reabrem quase dois anos depois do encerramento como medida de contenção da propagação da Covid-19.

O novo decreto sobre a situação de calamidade pública, que vigora desde o dia um, determina que a partir do dia amanhã os cidadãos podem frequentar praias e piscinas, situação que está a provocar alguma ansiedade a quem ficou privado de usar estas zonas balneares.

A polícia nacional garante que vai fiscalizar o cumprimento das condições impostas pelo decreto presidencial, no uso das praias e piscinas.

Mais dados com o repórter Fortunato Cabina.

RD – FCabina

Repórter Fortunato Cabina.

Praias e piscinas públicas do país reabrem amanhã, quase dois anos depois do encerramento como medida de contenção da propagação da Covid-19.

Ponto

Do desporto,

Amanhã joga-se para a jornada 21 do Girabola com as partidas entre o Recreativo do Libolo-Sporting de Cabinda, Bravos do Maqui-Sporting de Benguela, Desportivo da Lunda Sul-Cuando Cubango Futebol Club e Ptrogresso-Sagrada-Esperança.

A jornada prossegue domingo com os jogos Desportivo da Huíla-Petro de Luanda, Kabuscorp do Palanca-Interclub, 1º de Agosto-Recreativo da Caála e Wiliete-Académica do Lobito.

Ponto

Fora de portas,

Fora de portas, a guerra na Ucrânia continua a dominar a agenda internacional.

Esta noite as forças russas bombardearam a maior central nuclear da Europa, no sul da Ucrânia, onde deflagrou um incêndio, que entretanto foi extinto pelos bombeiros. Com esta acção os russos tomaram a central nuclear de Zaporihia.

Entretanto, o primeiro-ministro britânico acusou hoje o Presidente russo de “ameaçar directamente a segurança de toda a Europa”, na sequência do bombardeamento da central nuclear pelas forças russas na Ucrânia.

No seguimento das sanções, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, pediu hoje a proibição da importação de petróleo da Rússia em retaliação pela guerra na Ucrânia, mas a Casa Branca reduziu as expectativas nesse sentido.

Ontem, às conversações entre russos e ucranianos terminou sem grandes avanços, sabe-se que há acordo para a implementação de corredores humanitários para a assistência as comunidades, numa altura em que mais de um milhão de ucranianos já fugiram do País.

Entretanto a jornalista Ana Margoso, que na Inglaterra acompanha o conflito, entende que os corredores humanitários são uma prática de auxílio as comunidade.

RD-AMargoso

Jornalista Ana Margoso e conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

O novo primeiro ministro de Moçambique Adriano Maleiane toma posse esta sexta-feira em substituição de  Carlos Agostinho do Rosário, que ocupava a posição desde Janeiro de 2015.

Para Ivone Soares, deputada da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), o principal partido da oposição, a indicação de Maleiane é acertada.

“É um governante com créditos firmados, uma pessoa competente. É um tecnocrata de mão cheia, que conhece o trabalho que faz, e tem presença. Não é uma pessoa que será abafada por seja quem for”, considera da deputada.

O consulado dos Estados Unidos em Cuba, encerrado desde 2017, vai retomar a emissão de vistos de forma “limitada e faseada”, anunciou hoje Timothy Brown, encarregado de negócios da embaixada norte-americana em Havana.

“Temos o prazer de anunciar que a embaixada dos Estados Unidos em Havana iniciará a retomada limitada de alguns serviços de vistos para os migrantes, no âmbito do aumento faseado dos serviços da embaixada”, declarou o diplomata, falando à imprensa em espanhol.

“Os serviços de vistos para os migrantes são uma forma segura e legal para a reunificação das famílias” separadas entre Cuba e os Estados Unidos, sublinhou.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 04-03-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados