Edição de 28 de Fevereiro de 2022

Ronda de negociações entre russos e ucranianos termina sem alcance de cessar-fogo. A guerra continua no leste a Europa

Polícia nacional assinala 46 anos com foco no policiamento de proximidade

Inaugurada em Benguela primeira unidade de reacção e patrulhamento

Carnaval live pelo segundo ano consecutivo, com desfile no centro de produção da TPA na Camama

Ponto-LAC Informação 2

Luanda a registar nesta segunda-feira 30 graus de máxima e 25 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

….

Ponto-Forte

Boa noite,

….

Não houve fumo branco……para o cessar-fogo na Ucrânia.

Delegações da Rússia e da Ucrânia não chegaram hoje a um acordo para colocar fim ao conflito armado, após o frente-a-frente, cinco dias depois da invasão russa.

O encontro decorreu na região de Gomel, território da Bielorrússia, na fronteira com a Ucrânia

De acordo com a RIA, a agência estatal russa de notícias, um membro da delegação russa, Vladimir Medinsky, garantiu que todos os pontos definidos em agenda foram abordados nesta primeira discussão, e, foram encontradas temáticas nas quais é possível prever a existência de posições comuns entre Rússia e Ucrânia.

Já Mykhailo Podolyak, assessor do chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia, esclareceu que ambas as partes identificaram temas prioritários para se chegar a um eventual entendimento, sobre os quais delinearam decisões específicas. 

No seguimento desta reunião, os negociadores de ambas as partes vão agora regressar às capitais dos respetivos países, informa a Agence France-Presse, para discutir os próximos passos. Entretanto, será agendada uma segunda ronda de negociações, que deverá ocorrer nos próximos dias.

Neste primeiro encontro, esteve em cima da mesa a possibilidade de se acordar um cessar-fogo no conflito, mas não aconteceu e segue a guerra no leste a Europa.

A LAC está por dentro e segue este assunto que marca a actualidade mundial.

…..

Ponto-Mais Estação

…..

Foi Inaugurada em Benguela a primeira unidade de reacção e patrulhamento da polícia nacional no país

Trata-se de uma estrutura inserida na nova estratégia de actuação da Polícia Nacional que está num processo de transformação, para melhor servir os cidadãos.

A unidade foi inaugurada no município do Chongoroi pelo Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, e esteve enquadrada no acto central do Dia da Polícia Nacional, que hoje se assinala.

O Comissário-geral Arnaldo Carlos, comandante-geral da Polícia Nacional, ressalta a o foco no policiamento de proximidade e nos crimes transnacionais com recurso a tecnologia

…..

RD-ACarlos

…..

Comandante-geral da Polícia Nacional, Comissário-geral Arnaldo Carlos.

O Ministro do Interior Eugénio Laborinho defendeu que em época eleitoral, os efectivos têm de estar bem preparados.

RD-ELaborinho

Ministro do interior, hoje em Benguela durante o acto central comemorativo dos 46 anos da polícia nacional.

Dez pessoas morreram na sequência dos muitos acidentes de viação que se registaram nas ruas e estradas da capital nos últimos três dias, de acordo com informações do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

O superintendente Nestor Goubel, porta-voz da corporação em Luanda, ressalta ainda o diverso tipo de armamento que as autoridades policiais apreenderam em igual período.

…….

RD-NGoubel 1

…….

E, para evitar mais acidentes nas estradas, o porta-voz da Polícia em Luandal, avisa os automobilistas que será redobrada a vigilância das ruas da capital, e apela ainda aos pais e encarregados de educação a prestarem mais atenção aos seus filhos e educandos, quando navegam nas Redes Sociais.

…….

RD – Nestor Goubel 2

…….

Os apelos do Superintendente Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

……..

E entre os dias 18 e 25 de Fevereiro, o Instituto Nacional da Criança-INAC, registou quatrocentas denúncias de desrespeito e violação dos Direitos da Criança em todo o país.

As violações sexuais e à fuga à paternidade, lideram as estatísticas dos atentados à integridade física e psicológica dos menores sobretudo em Luanda, como confirma Rosalina Domingos, porta-voz do INAC.

…….

RD-RDomingos 2

…….

Mas os atentados à integridade das crianças não se esgotam na província de Luanda porque no Huambo, um progenitor pôs termo à vida da sua filha.

…….

RD-RDomingos 1

…….

Rosalina Domingos, porta-voz do Instituto Nacional da Criança-INAC com o balanço mais recente no que toca à segurança e garantia dos direitos das Crianças em todo o território nacional.

….

Ponto

E as autoridades garantem que estarão atentas para prevenir crimes e acidentes de viação durante o dia de carnaval, apesar de não haver os habituais desfiles populares na Nova Marginal, vão acontecer e já acontecem um pouco por Luanda, vários bailes e outras actividades, propensas a alguns excessos.

…..

Música de Carnaval

….

Pelo segundo ano consecutivo e devido a situação imposta pela pandemia da Covid-19, o desfile do Carnaval volta a não acontecer no seu formato habitual na Nova Marginal de Luanda, Avenida Doutor António Agostinho Neto.

Mas o Carnaval 2022 homenageia, Agostinho Neto neste ano do seu centenário….O desfile de Luanda vai acontecer em formato live, no pátio do Centro de Produção da Camama da Televisão Pública de Angola-TPA, onde vão marcar presença os principais grupos da classe A.

António de Oliveira “Delon” é o secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (Aprocal) e junt6a-se a nós nesta hora informativa…Boa noite.

923565442

Voltamos a ter um desfile Live?

Estão confirmados todos os grupos da classe A

Qual é o estado de espirito dos grupos, uma vez que não será um desfile competitivo?

Para além do desfile no centro de Produção da Camama, está a acontecer no município de Viana, a Feira de Carnaval, com o propósito de engradecer a herança cultural da festa do Povo, produzida ao longo de mais de quatro décadas, está à disposição do público, entre às 9h00 e às 18h00, e até amanhã dia 1 de Março.

…..

Ponto

…..

E continuamos no município de Viana, onde o director do desenvolvimento integrado está a ser acusado de abuso de poder, e de ter feito ameaças ao responsável da feira, na Vila Pacífica.

Em reacção, os feirantes poderão sair à rua em protesto.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-FCabina

Um caso que será seguido pelo repórter LAC, Fortunato Cabina.

Director do desenvolvimento integrado de Viana está a ser acusado de abuso de poder, e de ter feito ameaças ao responsável da feira, na Vila Pacífica.

…..

Ponto-A Notícia e a Verdade

….

A situação alimentar nutricional no sul de Angola continua crítica. Só falta chegar-se a uma situação de catástrofe, o alerta volta a ser reiterado pelo padre Jacinto Pio Wacussanga.

O também líder da organização não-governamental Construindo Comunidades, questiona as bases em que o Governo se apoia “para resistir ao estado de emergência” e alerta que a situação de má nutrição no sul de Angola está à beira de “uma catástrofe”.

“A nossa visão de base é de que é urgente declarar o estado de emergência. A situação alimentar nutricional é crítica. Só falta chegar-se a uma situação de catástrofe”, avisa o sacerdote para quem a “má nutrição na região está fora do controlo do Governo”.

O também pároco dos Gambos, uma das regiões mais afectadas pela seca, na província da Huíla, considera que “a emergência já está em curso” e foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura.

…..

E o ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República, descartou a possibilidade de se decretar o estado de emergência, no sul do país, como sugerem vozes de várias organizações não-governamentais.

Francisco Furtado falava aos jornalistas na região do Calueque, Província do Cunene no termo de uma visita de constatação das condições das famílias que se tinham refugiado na Namíbia devido a seca.

O responsável sublinhou que com a ocorrência das chuvas, essa franja da população já deu início as sementeiras para o seu sustento, e que a situação está a evoluir.

…..

RD-FFurtado 1

….

Francisco Furtado ressaltou ainda as condições no centro de acolhimento de Calueque, no município de Ombadja e o trabalho para reassentar algumas famílias para os municípios da Cahama e dos Gambos.

……

RD-FFurtado 2

…..

Ministro de Estado e chefe da Casa Militar da Presidência da República Francisco Furtado que esteve no último fim-de-semana, no centro de acolhimento de Calueque, no município de Ombadja, Cunene.

….

E a LAC ouviu hoje o director geral da “ADRA”, Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente, Carlos Cambuta, que reconheceu as acções das autoridades para prestarem assistência às famílias afectadas pela seca.

RD-CCambuta1

Carlos Cambuta realçou a necessidade de criação de um plano nacional de assistência alimentar.

RD-CCambuta2

Director geral da Adra, Carlos cambuta em declarações hoje à LAC sobre a pertinência de criação de um plano de assistência alimentar, que abranja todos os cidadãos afectados pela seca no sul do país.

Ponto-A Notícia e a Verdade

A partir de amanhã só entra nos estabelecimentos públicos quem apresentar o certificado de vacina com as duas doses de covid 19 feitas.

Essa medida consta do novo decreto sobre o estado de calamidade pública, e foi anunciada pelo coordenador da comissão multissectorial de combate a covid, Francisco Furtado.

RD-FFurtado

Devido a baixa taxa de transmissão da covid 19 no nosso país, as empresas voltam a ter cem por cento da força de trabalho, e os colaboradores que não apresentarem as duas doses da vacina terão faltas injustificadas.

O novo decreto sobre o estado de calamidade pública prevê também o levantamento das restrições, quanto ao número de pessoas nas cerimónias fúnebres.

Nos termos das novas medidas adoptadas, as praias reabrem no próximo sábado dia 5 de Março.

Mas a abertura das praias será supervisionado pelas forças da ordem, e requer algum civismo conforme disseram hoje à LAC alguns ouvintes.

RD-OP-reabertura praias

Ponto-LAC Informação 1

….

Agora vamos saber como está o mundo nesta segunda-feira,

Delegações da Rússia e da Ucrânia não chegaram hoje a um acordo de cessar-fogo para colocar fim o conflito armado, após o frente-a-frente hoje, cinco dias depois da invasão russa.

O encontro decorreu na região de Gomel, território da Bielorrússia, na fronteira com a Ucrânia

De acordo com a RIA, a agência estatal russa de notícias, um membro da delegação russa, Vladimir Medinsky, garantiu que todos os pontos definidos em agenda foram abordados nesta primeira discussão, e, foram encontradas temáticas nas quais é possível prever a existência de posições comuns entre Rússia e Ucrânia.

Já Mykhailo Podolyak, assessor do chefe de gabinete do Presidente da Ucrânia, esclareceu que ambas as partes identificaram temas prioritários para se chegar a um eventual entendimento, sobre os quais delinearam decisões específicas. 

Entretanto, será agendada uma segunda ronda de negociações, que deverá ocorrer nos próximos dias.

….

O Jornalista José Silva traz as últimas a volta da situação do conflito no leste da Europa

RD-JSilva

….

Jornalista José Silva.

Crise humanitária e de refugiados a marcar a guerra no leste da Europa

Cidadãos angolanos residentes na Ucrânia desesperam para abandonar aquele país europeu.

Cláudio Chicáya, refugiado angolano contou à Rádio França Internacional, que no momento da fuga em direcção à fronteira polaca, foram muitos os africanos que sofreram discriminações.

RD-CChicaya 2

Cláudio Chicaya, diz também que são dezenas os angolanos que cruzam a fronteira, e recorda as peripécias que viveu para conseguir atingir a Polónia que acolhe um número crescente de refugiados.

RD-CChicaya 1

Cláudio Chicaya, refugiado angolano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, entrevistado pela Rádio França Internacional. O MIREX, ministério das Relações Exteriores diz que está empenhado em retirar os angolanos do solo ucraniano.

Ponto/Recapitular/Fecho

Data de Emissão: 28-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados