Edição de 21 de Fevereiro de 2022

Ainda não existe uma data para a realização das eleições nos órgãos reitores das universidades públicas.

Trabalhos de melhorias de infra- estruturas do sistema, condicionam fornecimento de água à Luanda.

Chefe da diplomacia de Kiev saúda cimeira entre Biden e Putin.

Ponto

Hoje é segunda- feira, dia 21 de Fevereiro de 2021. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Galácio Santana e final de emissão de, Emanuel Catilina. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

Angola participou hoje na conferência de diamantes do Dubai, e apresentou aos intervenientes deste sector, as principais mudanças em curso no país.

O ministro dos Recursos Minerais, petróleos e gás, Diamantino de Azevedo, avançou que a perspectiva é aumentar o interesse de investidores estrangeiros no mercado angolano de diamantes.

RD-DAzevedo1

Amanhã, será a vez do nosso país, promover um evento de caracter internacional, que vai focar-se no corte e lapidação de diamantes e na promoção do polo diamantífero de Saurimo.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, petróleos e gás, Diamantino de Azevedo.

Angola promove amanhã nos Emirados Árabes Unidos, um Fórum de Investimento para o Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), “Dubai 2022”, para atrair investidores no segmento de corte e lapidação de diamantes.

Ponto

A analista da agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P) que segue Angola considerou que a economia nacional iniciou um novo capítulo de crescimento em 2021, mas alerta para os elevados riscos no financiamento.

Repórter Pedro Fernandes

RD – PFernandes

Repórter Pedro Fernandes.

Analista da agência de notação financeira Standard & Poor’s que segue Angola considera que a economia nacional iniciou um novo capítulo de crescimento em 2021, mas alerta para os elevados riscos no financiamento.

Ponto

Ainda não existe uma data para a realização das eleições para os órgãos reitores da universidade Agostinho Neto e nos núcleos das instituições do Ensino Superior Públicas.

Integrantes do Conselho de Direcção Alargado da UAN reunidos recentemente para analisarem a concretização do pleito referem através de um comunicado divulgado em Luanda que não existem condições para o escrutínio que deveria começar hoje e iria até ao dia 24 de Maio.

Aquele orgão evoca o ambiente de greve, pouca divulgação do regulamento eleitoral e legislações conexas.

Foi constituído um grupo técnico que vai elaborar um memorando ao ministério de tutela, solicitando a referinda moratória.

E a propósito destas deliberações, e porque a realização de eleições para os órgãos reitores dos estabelecimentos universitários públicos, é uma das exigências do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, ouvimos hoje o seu secretário geral, Eduardo Peres, que diz que o seu representante não foi convocado para participar do encontro do Conselho de Ditrecção Alargado da UAN.

R.D.1-Eduardo Peres1

O secretário -geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior manifestou-se disponível para o diálogo que ponha fim a greve que dura mais de dois meses, e sublinhou que há um impasse face ao silêncio do governo para o reatamento das negociações.

R.D.2-Eduardo Peres 2

Questionamos Eduardo Peres sobre o facto de não haver sinais para a retomada do dialogo, e consequente reinício das aulas, numa altura em que faltam quatro meses para o fim do ano académico.

R.D3-Eduardo Peres 3

Secretário -geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Peres ouvido hoje pela Comercial.

….

Ponto

Várias zonas de Luanda estão sem água há mais de uma semana. Bairros como Maianga, Imgombota, Vila Alice, Cazenga, Rangel e outros, incluindo das zonas sul e norte, estão sobre restrições no fornecimento.

A EPAL justifica a falta de água com trabalhos de melhoria em duas infraestruturas do sistema, para melhorar o fornecimento do produto. Obras que devem estar concluídas no final de Março, segundo o seu porta-voz Vladimiro Bernardo.

RD – VBernardo 1

Quanto ao pagamento das facturas por parte dos clientes, Vladimir Bernardo, explicou que nos casos de facturamento por estimativa, nesta fase de restrições é cobrado o valor mínimo de 3 mil kwanzas. Quem tem leitura de contadores, paga o que consome.

RD –VBernardo 2

Porta-voz da EPAL, Vladimir Bernardo, e as restrições no fornecimento de água em algumas zonas da Capital, devido a trabalhos de melhoria em duas infraestruturas do sistema.

 …

A LAC voltou a ouvir hoje os cidadãos, sobre como melhorar a gestão de resíduos sólidos e tornar mais limpa a nossa cidade Capital.

Entre as medidas, a adopção de um plano director, que não altere de acordo com as mudanças governativas, a recolha porta a porta, e a criação de brigadas de limpeza.

RD-OpEleitor

As sugestões dos nossos ouvintes, sobre como tornar mais limpa, a nossa Luanda, esta manhã durante o programa do Eleitor.

Os invasores de terras terão na área da Camama e arredores, terão à partir de hoje a fiscalização da empresa detentora dos espaços que solicitou reforço à governadora provincial de Luanda.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina

Ponto

E no dia em que se assinala o Dia da Língua materna, o Instituto das Línguas Nacionais e a Unac assinam hoje um, protocolo de cooperação, revelou hoje à Comercial o director do Instituto José Pedro.

RD2-José Pedro2

José Pedro explicou o que é na verdade a língua materna na óptica da unesco.

R.D1-José Pedro

O director do Instituto de Línguas Nacionais sublinhou que no caso de Angola a política linguística tem sido analisada, e que o sistema educativo já prevê a inclusão das nossas línguas.

R.D.3-José Pedro3

Director geral do Instituto das Línguas Nacionais.Assinala-se hoje o Dia da Língua Materna.

Ponto

Anexo da Actualidade Internacional,

O chefe da diplomacia ucraniana saudou hoje em Bruxelas a organização de uma cimeira entre os Presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, afirmando esperar um acordo que contemple a retirada das forças russas das fronteiras da Ucrânia.

“Falei durante a noite com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que me informou sobre a iniciativa. Nós saudamos esta iniciativa. Acreditamos que todos os esforços que visam uma solução diplomática valem a pena”, declarou Dmytro Kuleba, à chegada a um encontro informal com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Esta cimeira foi anunciada pela presidência francesa depois de Macron propor aos presidentes russo e norte-americano.

Centenas de pessoas aproveitaram a hipótese de viverem como reclusos durante alguns dias na cidade suíça de Zurique, ao oferecerem-se para participar numa espécie de ‘casa aberta’ para uma nova prisão antes de esta aceitar os primeiros presos.

Os detalhes do teste, que vai decorrer de 24 a 27 de Março, ainda estão a ser elaborados. Mas as autoridades penitenciárias de Zurique disseram, segundo a Associated Press, que já receberam 832 inscrições para um número ainda indeterminado de vagas.

Ponto

Recapitular

Fecho

Data de Emissão: 21-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados