Edição de 22 de Fevereiro de 2022

MPLA reúne estado-maior da campanha eleitoral e aprova várias acções a realizar para a conquista do voto em Agosto.

 

Partido no poder recomenda ao executivo o fomento da produção alimentar no país

 

UNITA rebate Indra e diz que declarações da empresa espanhola revelam falta de transparência no processo de contratação

 

Jonas Savimbi morreu em combate há 20 anos. Momento que marcou a chegada da paz efectiva em Angola

 

Presidente da Turquia cancela visita prevista para amanhã à Guiné-Bissau

 

Presidente da Ucrânia diz que reconhecimento de separatistas pela Rússia visa criar base legal para a invasão.

 

Ponto-LAC Informação 2

Terça-feira quente em Luanda com a capital registou 30 graus de máxima de 24 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

 

Edita o José Silva com técnica de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

…..

Ponto-Forte

Boa noite,

Os membros da estrutura de coordenação da campanha eleitoral do MPLA analisaram o modo de funcionamento das suas estruturas de nível intermédio e aprovaram o conjunto de acções a realizar no quadro da campanha eleitoral.

 

A reunião orientada pelo presidente do partido, João Lourenço, serviu igualmente para informar os presentes sobre o processo de actualização do registo eleitoral oficioso, extensivo aos cidadãos angolanos residentes no exterior do País, tendo sido reiterado o apelo à participação massiva dos potenciais eleitores, tendo em vista a aquisição de legitimidade para o exercício do voto no pleito eleitoral de Agosto próximo.

 

Os membros da estrutura de coordenação da campanha eleitoral do MPLA apelaram ao executivo para manter a aposta no fomento da produção de alimentos no país e o fabrico de bens que satisfaçam as necessidades básicas da população.

 

Ficou patente a necessidade de prosseguir a promoção do desenvolvimento socioeconómico, centrando-se na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das famílias.

……

A empresa espanhola Indra, que através da sua filial Minsait vai gerir as eleições geras previstas para agosto, rejeitou as acusações de fraude feitas pela oposição angolana, sublinhando que foi escolhida por unanimidade por uma comissão que integra todos os partidos com assento parlamentar.

“A proposta da Minsait foi eleita por unanimidade na comissão avaliadora da Comissão Nacional Eleitoral-CNE, integrada por representantes de todos os partidos políticos do país, ou seja, o mesmo partido que anuncia que vai impugnar a seleção da Minsait escolheu a proposta da Minsait”, disse uma fonte da empresa à agência de notícias espanhola, Efe.

A INDRA diz que está sim em condições de gerir as eleições em agosto próximo em Angola. A MINSAIT, filial da empresa espanhola diz que não se justificam as acusações de fraude feitas pela UNITA.

 

A empresa espanhola esclarece ainda que nunca recebeu sanções, administrativas ou penais, por serviços, particulares sobre práticas fraudulentas nas eleições de 2012.

 

De acordo com a INDRA, a sanção imposta pela Autoridade Tributária Espanhola não está relacionada com práticas fraudulentas mas apenas é uma consequência de não ter justificado algumas faturas.

….

Entretanto, a UNITA rebate posição da Indra e diz que as declarações da empresa espanhola revelam falta de transparência no processo de contratação

 

O líder do grupo parlamentar do maior partindo na oposição Liberty Chiaca, recorreu à um adágio popular para justificar a sua posição.

…..

RD-LChiaca 1

…..

O deputado salienta ainda que as decisões dos seus membros na Comissão Nacional Eleitoral-CNE não vinculam o partido.

…..

RD-LChiaca 2

…..

A UNITA diz que vai manter a sua posição de impugnar a escolha da INDRA para a gestão da solução tecnológica e logística eleitoral, uma vez que a empresa foi sancionada em Espanha.

…..

RD-LChiaca 3

….

Liberty Chiaca líder do grupo parlamentar da UNITA e ainda a questão a volta da contratação da INDRA para a gestão da solução tecnológica e logística das eleições gerais de agosto próximo.

…..

 

Noutro capítulo o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, afirmou que este ano o seu partido não vai aceitar observadores internacionais que considera primos do MPLA, como diz ter acontecido no pleito eleitoral de 2017.

 

 

RD-ACJúnior 2

…..

Adalberto Costa Júnior discursava no Andulo, Bié, em homenagem ao vigésimo aniversário da morte do líder fundador da UNITA Jonas Savimbi que se assinala nesta terça-feira.

…..

RD-ACJúnior 1

….

A homenagem a Jonas Savimbi, líder fundador da UNITA, que morreu em combate há 20 anos.

…..

Este é um momento que marca a história recente de Angola e colocou fim há cerca de 30 anos de guerra civil no país.

…..

RD-Reportagem-RTP

…..

O jornalista Alves Fernandes na altura correspondente da RTP-África em Angola foi um dos primeiros a dar a notícia e a levar as imagens ao mundo, a partir do Moxico.

…..

O Brigadeiro Simão Carlitos Wala, que na altura fazia parte do comando operacional das Forças Armadas Angolanas, recorda os momentos do combate que marcou a morte de Savimbi.

….

RD-CWala

….

O general Afonso Hanga na altura comandante da Força Aérea Angolana, diz que a morte do líder fundador da UNITA, foi essencial para a paz em Angola.

….

RD-AHanga

……

Há vinte anos, o líder histórico da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi era morto em combate de Lucusse, Moxico, depois de uma perseguição pelas Forças Armadas Angolanas.

 

Alcides Sakala da Unita, falou hoje à LAC sobre a data que marcou o fim da guerra em Angola.

RD-ASakala1

Alcídes Sakala reconhece que a entrega dos restos mortais de Jonas Savimbi e mais recentemente de Salupeto Pena e de Mango Alícerces é um significativo passo no processo de reconciliação nacional, que entretanto não registou mais avanços.

RD-ASakala 2

Alcides Sakala da UNITA.

 

Há vinte anos Jonas Savimbi morria em combate na região do Lucusse, província do Moxico.

 

O jornalista Alves Fernandes esteve no local e foi um dos primeiros a partilhar a informação com o mundo e recorda este momento à LAC.

….

RD-AFernandes

….

Jornalista Alves Fernandes a recordar o momento no Moxico, quando reportava a morte de Jonas Savimbi.

 

A rádio na memória dos factos foi há 20 anos

 

Ponto-Os Factos

…..

 

Horas….

O PREI já chegou aos mercados informais do Zango. Ministro da Economia e Planeamento Mário Caetano João, lançou hoje naquela localidade de Viana, o Programa de Reconversão da Economia Informal.

O repórter, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

RD-FCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

 

Programa de Reconversão da Economia Informal-PREI, chegou aos mercados do Zango, em Viana.

……

 

Mais de cem empresários do ramo da lapidação participaram hoje do Fórum Diamantífero “Dubai 2022” para a promoção do Polo de Desenvolvimento de Saurimo.

 

De acordo com o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, do encontro já surgiram intenções de investimento neste segmento da indústria diamantífera.

RD-DAzevedo1

Diamantino de Azevedo, revelou também que do encontro que decorreu hoje nos Emirados Arabes Unidos, participaram empresários do ramo da joalharia, que receberam o sinal verde para trazerem a sua expertise para o nosso país.

RD-DAzevedo2

Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino de Azevedo, e o balanço positivo do Fórum Diamantífero “Dubai 2022” para a promoção do Polo de Desenvolvimento de Saurimo, que decorreu hoje nos Emirados Arabes Unidos.

O Embaixador de Angola nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Albino Malungo, está no Doha, Qatar, onde representa o país na VI cimeira de chefes de Estado e do Governo no fórum dos países exportadores de gás (CECF).

 

Sob lema “ Gás Natural: Moldando o Futuro da Energia”, a Cimeira, que já decorre esta terça-feira, reúne os países grandes produtores de gás natural do mundo.

Os membros trocam experiências e informações sobre a necessidade de uma planificação e gestão independente dos seus recursos, rumo ao desenvolvimento sustentável, bem como o uso criterioso e conservação dos recursos de gás natural para o benefício dos seus povos.

……

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu hoje em alta, ao cotar-se em 97,33 dólares, o que representa uma subida de 2% no mercado de futuros de Londres.

Esse valor, representa um novo máximo desde setembro de 2014.

 

A subida no preço do barril de brent está associada ao clima de instabilidade e aumento da tensão na Ucrânia, depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia.

 

Ontem a cotação do barril terminou em alta de 1,89%, para os 95,39 dólares.

 

O especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo adverte que o mercado dos hidrocarbonetos é volátil, mas que a tendência de alta tem um impacto positivo na economia angolana.

RD-PQuingongo1

Patrício Quingongo referiu que as receitas record a serem arrecadadas pelos países da OPEP nesta fase, em particular por Angola deveriam constituir uma oportunidade para o governo fazer investimentos.

RD-PQuingongo2

Especialista em petróleo e gás, Patrício Quingongo a propósito da alta de preços que se regista no sector, face ao aumento da tensão na Ucrânia.

Ponto-Vector

…..

Daqui a pouco

Sindicato dos Médicos e Ministério da Saúde acertam passos para cumprimento do acordo

Serviço de Investigação Criminal poderá apresentar dentro de dias novos dados do caso assalto a agência do BCI em Viana

 

Escritório da ONU de Serviços e Projectos para África quer apoiar empoderamento das mulheres e redução das desigualdades sociais em Angola.

…..

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Oiça a LAC nas plataformas digitais.

…..

Ponto-LAC Internet

….

Publicidade

…..

Momento agora para actualizar os dados da covid-19 registados no país nas últimas 24 horas.

Foram notificados 13 novos casos positivos, 17 pacientes recuperados e não foi registado nenhum óbito.

….

 

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola e o Ministério da Saúde continuam a negociar as respostas aos pontos que constam do caderno reivindicativo da classe, que levou os médicos a suspenderem à greve em Dezembro último.

 

Sindicato e o Ministério rubricaram um acordo, para num prazo de 90 dias, serem atendidas as inquietações dos médicos, prazo que termina no próximo dia 08 de Março.

….

RD-AManuel

….

Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos de Angola, Adriano Manuel.

Sindicato dos Médicos e Ministério da Saúde acertam passos para cumprimento do acordo

….

A Vice-directora Regional do  escritório das Nações Unidas de Serviços e  Projectos para a região Africana, quer cooperar com Angola nos domínios da construção, gestão de recursos humanos, empoderamento das mulheres, redução das desigualdades sociais e a redução da pobreza.

Por dentro deste assunto está o jornalista da Comercial Manuel Augusto.

….

RD-MAugusto.

…..

Jornalista Manuel Augusto.

 

Escritório da ONU de Serviços e Projectos para África quer apoiar empoderamento das mulheres e redução das desigualdades sociais em Angola.

….

Aumenta o número de acidentes com minas e outros engenhos explosivos não detonados, um pouco por todo o país, onde as principais vítimas são crianças.

 

Só no último fim-de-semana, registaram-se dois acidentes com minas, que resultaram na morte de 3 crianças e dois adultos, fruto de negligência e desrespeito aos marcos de sinalização das zonas ainda minadas.

 

Em declarações a LAC o director-geral Adjunto do Instituto Nacional de Desminagem-INAD, Loneque Diu, revelou que a instituição tem realizado formações técnicas especializadas bem como campanhas de educação sobre o risco de minas.

…..

RD-LDiu-1

….

O INAD está a trabalhar junto dos estabelecimentos que comercializam metais. 

….

RD-LDiu-2

….

O responsável reforçou o apelo sobre os cuidados que as pessoas e as famílias no geral, devem ter no manuseamento de objectos estranhos, sobretudo metais.

….

RD-LDiu-3

….

Loneque Diu, Director-geral Adjunto do Instituto Nacional de Desminagem-INAD.

 

Minas continuam a fazer vítimas no país.

…….

Ponto

…..

O Serviço de Investigação Criminal, “SIC”, trabalha para apresentar nos próximos dias mais informações sobre o caso assalto a agência do Banco de Comércio e Indústria-BCI, na Vila de Viana.

 

Na última sexta-feira na referida agência do BCI ocorreu acção que culminou, com o roubo de mais de cem milhões de kwanzas e com a morte de um dos três alegados assaltantes.

 

Nesta altura estão detidos os três funcionários da agência bancária, localizada na Vila sede de Viana, e que foi assaltada na passada semana.

 

O porta-voz do comando provincial de Luanda da Policia Nacional, superintendente Nestor Goubel, tem mais dados a volta deste caso.

…..

RD-NGoubel

…..

Superintendente, Nestor Goubel Porta-voz do comando provincial de Luanda da Policia Nacional.

 

Serviço de Investigação Criminal poderá apresentar dentro de dias novos dados do caso assalto a agência do BCI em Viana

 

Mais de vinte autocarros da TCUL, foram vandalizados desde o começo do ano, causando prejuízos superiores a 10 milhões de kwanzas.

 

De acordo com o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da transportadora, André Gomes, para conter o fenómeno, estão em curso campanhas de sensibilização junto das comunidades.

RD-Agomes

Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da transportadora, André Gomes.

Fruto das recorrentes denúncias, já foram feitas detenções de cidadãos envolvidos em actos de vandalização, como nos conta o porta-voz do Comando provincial da Policia Nacional, Nestor Goubel.

RD-NGoubel

Porta-voz do Comando provincial da Policia Nacional, Nestor Goubel.

TCUL com prejuízos de mais de 10 milhões de kwanzas, fruto da vandalização da sua frota.

Ponto

José Luís Prata, o Comandante Prata, tomou hoje o Café da Manhã com José Rodrigues.

 

Entre memórias de vários importantes momentos da sua vida e da vida do país, fez uma análise do panorama político angolano.

Na sua opinião, o presidente João Lourenço deveria ter mais um mandato para concluir o seu plano de governação.

RD-CPrata 2

O Comandante falou também sobre o desporto nacional, que na sua opinião não carece de políticas mas sim de quadros honestos e qualificados.

RD-CPrata1

Comandante José Luís Prata, que hoje tomou o Café da Manhã aqui na LAC.

Ponto-Mais Estação

Vamos agora saber como está o mundo nesta terça-feira

….

O Presidente da Turquia cancelou a visita à Guiné-Bissau, prevista para quarta-feira, devido à situação na Ucrânia, segundo a imprensa turca. Recep Tayyip Erdogan deve regressar ainda esta terça-feira a Ancara. 

 

O Presidente turco devia realizar na quarta-feira uma visita de algumas horas a Bissau, mas a sua deslocação será “adiada” para data posterior, segundo a agência oficial Anadolu e a televisão turca.

 

Erdogan deslocava-se à Guiné-Bissau, depois de visitas à República Democrática do Congo e ao Senegal.

….

 

O Presidente ucraniano alertou hoje que o reconhecimento da independência de regiões separatistas no leste da Ucrânia pela Rússia visa criar uma base legal para uma nova agressão e exigiu a suspensão imediata do gasoduto russo-alemão.

 

“Com esta decisão, a Federação Russa cria uma base legal para uma nova agressão armada contra o Estado da Ucrânia”, disse Volodymyr Zelensky em Kiev, durante uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Estónia, Alar Karis.

 

O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou, na segunda-feira à noite, um decreto que reconhece as regiões separatistas de Lugansk e de Donetsk, no Donbass (leste), e ordenou a entrada das forças armadas russas naqueles territórios ucranianos numa missão de “manutenção da paz”.

Zelensky considerou que a decisão de Putin constitui “um novo ato de agressão contra a Ucrânia” e exigiu uma resposta “imediata e decisiva” da comunidade internacional através de sanções contra Moscovo.

Recapitular

Fecho

 

 

Data de Emissão: 22-02-2022 às 00:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados