Jornal das 19h, edição de 03 de Abril de 2024
Tópicos:
Uma jovem de 18 anos, perdeu a vida na tarde de hoje após ser colhida por um comboio no bairro grafanil bar, em Viana.
Testemunhas no local, descreveram para Rádio Nova o ocorrido e por outro lado clamam pela reposição da pedonal do Grafanil.
RD – VOX POPULARES ACIDENTE – 19H
O irmão da vítima visivelmente abatido pelo trágico incidente, conta como tomou conhecimento.
RD – IRMAO DA VÍTIMA – 19H
A coordenadora da comissão de moradores, do sector 1, Bibiana dos Santos, fala da desativação das pedonais como estando base dos insidentes na zona.
RD – BIBIANA DOS SANTOS – 19H 03-04-2024
Jovem de 18 anos, perde a vida após ser colhida por um comboio no bairro grafanil bar, municipio de Viana.
E o estado actual de algumas vias secundárias e terciárias em Luanda continua a preocupar os automoblistas.
Em viana, os condutores mostram-se agastados com mau estado da via que liga Gameck/aterro sanitário e vice-versa.
RD: ESTADO DAS VIAS
-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Camionistas que transportam mercadorias para dentro e fora do mercado do Km30, em Viana pretendem paralizar as actividades a partir do dia 8 deste mês.
Em causa está o mal estado da via de acesso ao mercado.
Mais dados com a Dena Francisco.
R:D- DENA PEÇA
Ouviamos a matéria de Dena Francisco, sobre o anuncio da paralisação dos camionistas no mercado do Km30 em Viana devido o mal estado das vias.
Face a essa situação, o Administrador do Mercado do KM30, António Domingos ” Toni Mulato” garantiu o início dos trabalhos naquela zona.
RD: ANTÓNIO DOMINGOS 19H
Palavras do Administrador do Mercado do KM30, António Domingos, amis conhecido por Toni Mulato.
JINGLE
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) e as centrais sindicais reiteraram, esta quarta-feira, em Luanda, a disponibilidade em continuar a negociar, na busca de consenso sobre as exigências do caderno reivindicativo.
A disponibilidade foi manifestada pelas partes, no final de uma ronda negocial que contou com a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, e terminou sem consenso.
Em declarações à imprensa, o director nacional do Trabalho, António Estote, referiu que em fórum das negociações, o ministério manifesta as portas abertas para continuar a negociar em sede dos vários grupos de trabalho.
“A questão não é de cedência, estamos numa negociação e temos fé que, conversando e havendo o princípio de empatia, vamos chegar a um acordo”, disse o director.
Salientou que o ministério trabalha todos os dias para evitar a greve, o último rácio das negociações laborais, apesar da mesma estar consagrada constitucionalmente.
Nesta senda, reiterou que vão prosseguir as negociações com as três centrais sindicais do país, designadamente a Força Sindical, UNTA-Confederação Sindical e a Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola (CGSSILA).
Na ocasião, Teixeira Cândido disse que as centrais sindicais estarão disponíveis para voltar a sentar com o governo quantas vezes forem necessárias, de modo a encontrar soluções sobre as questões que consideram de estruturantes.
Segundo o porta-voz das centrais sindicais, as exigências feitas pelos sindicatos não são absurdas, uma vez que resultam do poder de compra actual.
Relativamente a ronda negocial, o também secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) precisou que a expectativa era saber se o governo tinha alguma informação ou posição nova em relação as últimas exigências das centrais sindicais.
“O governo apresentou um quadro semelhante ao do dia 13 de Março, razão pela qual não encontramos nenhum consenso”, precisou o sindicalista, para quem o calendário da greve mantém-se intacto até um acordo entre as partes.
Sobre a possibilidade de auscultação dos membros dos sindicatos, Teixeira Cândido descartou a possibilidade de realização de assembleias dos trabalhadores antes de um consenso com o governo.
“Não faz sentido termos de convocar uma assembleia de trabalhadores para abordar essa questão. A necessidade de uma assembleia vai depender do acordo com o governo”, explicou.
As reivindicações, apresentadas pelas centrais sindicais ao Executivo, em 2023, incidem no aumento salarial na Função Pública e na melhoria de outras condições laborais.
Fruto das negociações, os sindicatos baixaram para 100 mil kwanzas a sua exigência de Salário Mínimo Nacional (SMN) contra os 245 mil anteriores, e para 100 por cento o valor do aumento salarial na Função Pública em vez dos 250 por centos iniciais.
Em resposta, o Governo propôs uma revisão do SMN baseada na dimensão das empresas, com 48 mil kwanzas para as pequenas empresas, 70 mil para as médias e 96 mil para as grandes.
Sobre a proposta de aumento salarial na Função Pública, a parte do Governo não apresentou uma contraproposta concreta.
Outro ponto das negociações prende-se com a redução do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho (IRT), cuja proposta inicial dos sindicatos era de até 10 por cento, antes de evoluir para uma taxa de 15 por cento.
Quanto à participação na gestão do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Governo propôs que os trabalhadores tenham um representante no Conselho de Administração, mas os sindicatos pretendem uma gestão partilhada.
PONTO
Benguela, Kwanza-sul, Malanje e Huíla são às provínica mais visitadas por turistas nacionais em épocas de feriados.
Sentada famíliar e turismo é o que muitos angolanos preferem fazer nestes períodos.
A rádio nova ouviu esta quarta-feira alguns cidadãos que entravam e saíam de Luanda a partir do terminal de passageiros de uma operadora na GAMEK.
RD: TURISTAS 19H
Um dos responáveis da operadora Marcolino Oliveira diz que mais de 150 bilhetes já foram vendido só no dia de hoje.
RD: MARCOLINO OLIVEIRA
Os angolanos celebram esta quinta-feira, o 4 de abril, feriado nacional que resultou em em prolongado.
E o Presidente república, João Lourenço disse esta semana a quando da tomada de posse do novo titular da pasta do turismo, que este sector pode ajudar alavancar a economia nacional e tbm gerar empregos no país.
RD: PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO TURISMO
Palavras do presidente da república, João Lourenço.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
22 anos de calar das armas em Angola.
O Pais celebra amanhã 4 de abril dia da paz, num clima de inúmeros desafios sociais e económicos.
Cidadãos em Luanda, falam dos desafios que o pais vive a pos a paz.
R:D- VOZ POP PAZ ACTUALIZADO
O primeiro secretário nacional do JMPLA, Crispiniano dos Santos, considera a paz um ganho maior apos a independência nacional.
R:D- CRISPINIANO DOS SANTOS-1
Crispiniano, apela a compromentimento por parte dos angolanos, na preservação da Paz.
R:D- CRISPINIANO DOS SANTOS-2
E a investigadora socio-cultural, carla Prudente, diz que são poucos anos mas seriam anos de pensar em outros indicadores para o desenvolvimento.
R:D- CARLA PRUDENTE-1
Carla apresenta os indicadores que desafiam angola a viver uma paz plena.
R:D- CARLA PRUDENTE-2
Palavras da investigadora socio-cultural, Carla Prudente.
A cidade do Huambo vai acolher, esta quinta-feira, o acto central das celebrações do 22º aniversário da Paz e Reconciliação Nacional, que se assinala sob o lema “4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do País”.
JINGLE
Realizou-se hoje o encontro sobre, oportunidades para boa governação, uma iniciativa da UFOLO, centro de estudo para boa governação, no memorial António Agostinho Neto.
O activista social Rafael Marques, no seu discurso de abertura, disse que a boa governação só poderá acontecer com a vontade politica, sem arrogancia nem ganância.
R:D- RAFAEL MARQUES-1
O docente universitário, Evandro Francisco, diz que é necessário discutir mais sobre o patriotismo.
R:D- EVANDRO FRANCISCO-1
Director executivo do centro para desenvolvimento democratico do Gana, Kwasi Prempeh, diz que mais afecta os governos é a questão salarial.
R:D- KWASI PREMPEH-1
O docente Universitáruio de economista Yuri Quixina entende que a crise em Angola é o resultado do alto consumo em relação daquilo que arrecada.
RD: YURI 2 19H
O especialista fala da criação de um ambiente de negocio forte e robusta para que possa atrair investidores estrangeiro.
RD: YURI 3
Yuri Quixina deixa um apelo às autoridade para uma melhor governação.
RD: YURI 4 19H
Ouvíamos o docente Universitário e economista Yuri Quixina.
PONTO CORRIDO
Angola assumiu formalmente esta quarta-feira, 3 de Abril, o seu assento no Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) para o biénio 2024-2026.
O acto foi marcado pela colocação de um mastro com a bandeira de Angola à entrada do edifício Julius Nyerere, onde funciona o Conselho de Paz e Segurança, na sede da UA, em Adis Abeba.
No encontro, o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana, Miguel Bembe, afirmou que o país reconhece os grandes desafios confrontados pela Somália e apoia fortemente o Plano Estratégico de Transição da União Africana na Somália 2024-2029.
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Com objectivo de capacitar os agentes e funcionários públicos, administração municipal do Bocoio, realizou está terça-feira o seminário sobre ética na Administração Pública.
No acto da abertura o administrador do Bocoio, Herculano Neto, reiteirou a importancia da separação do profissional e pessoal, Herculano, chama atenção a questão de priorizar os amigos e conhecidos nos serviços públicos.
R:D- Herculano Neto-1
Herculano, apresenta o perfil diferentes de cidadãos que enfrenquam as administrações e e reiteira a necessidade de todos terem o mesmo tratamento.
R:D- Herculano Neto-2
Palavras do administrador municipal do Bocoio, Herculano Neto, no de capacitação sobre etica dirigida aos funcionários públicos, na província de Benguela.
.-.-.-.-.-.-.-.-.
Instituto Nacional de Estatísticas de Benguela, Preocupado com a falta de colaboração de alguns munícipes no processo de cadastramento das famílias levado acabo pelos agentes do INE.
O responsável, Almeida Cardoso, pede colaboração por parte dos municipes para facilitar o processo.
R:D- Almeida Cardoso
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Ainda em Benguela, ADRA Lançou nesta terça-feira projectos ligados ao saneamento basico, a serem executados no presente ano, como explica a responsavel da Adra naquela cidade, Estrela Domingos.
R:D- ESTRELA DOMINGOS-1
Estrela diz que para os primeiros tres meses a Adra tem o orçamento concluído.
R:D- ESTRELA DOMINGOS-2
Palavras da responsável da Adra em Benguela, Estrela Domingos.
INTERNACIONAL |
Presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, nomeou como primeiro-ministro Ousmane Sonko, excluído das presidenciais, no que foi visto como uma tentativa do então governo de Macky Sall de silenciar as vozes da oposição.
Sonko, de 49 anos, que propôs a candidatura de Bassirou Diomaye Faye à Presidência depois de a sua ter sido invalidada, anunciou que um novo governo será formado “nas próximas horas”.
O analista Manuel Cornélio que acompanha a situação no senegal, voltou a comentar este novo cenário naquele país africano.
RD: MANUEL CORNÉLIO 1 19H
Manuel Cornélio destaca a juventude que agora tomou o poder no Senegal.
RD: MANUEL CORNÉLIO 2 19H
Ouvíamos o analista Manuel Cornélio.
-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Donald Trump vai realizar está sexta-feira um encontro de angariação de fundo para a sua campanha que em termos de financiamento esta fragil.
João Santa Rita, da voz da america traz mais dados sobre a campanha eleitoral de Donald Traump e Joe Biden.
R:D- JOÃO SANTA RITA
Ouviamos João Santa Rita.
DSPORTO
O 1.º de Agosto empatou, esta quarta-feira, diante do Desportivo da Lunda-Sul, por 1-1, em jogo da 17.ª Girabola 2023-24, disputado no Estádio França Ndalu, em Luanda.