Pacto da Nação, As Tensões sociais e os movimentos reivindicativos
Pacto da Nação, debate neste Sábado de 23 de Março de 2024, na rádio Nova.
Tema: Tensões sociais e os movimentos reivindicativos: A greve na função pública em Angola e mecanismos de negociação e respostas do governo face às exigências dos sindicatos
O mundo actualmente está marcado por diversas tensões sociais e protestos, em várias partes da África, mas também na Europa, onde vários movimentos reivindicativos exigem melhores condições de vida e melhores salários.
O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2024, refere que o desemprego e o défice de empregos vão descer para níveis abaixo dos anteriores à pandemia, mas o desemprego Mundial irá aumentar em 2024 e as crescentes desigualdades e a estagnação da produtividade constituem um motivo de preocupação.
Fala-se de um agravamento das perspectivas do trabalho, o que causará a nível global o aumento do desemprego. Prevê-se que mais de dois milhões de trabalhadores e trabalhadoras estejam à procura de emprego durante este ano, o que vai aumentar a taxa de desemprego global de 5, 1% em 2023, para 5,2% em 2024.
Convidados:
Lito Silva, economista e gestor empresarial;
Manuel António, jornalista e docente universitário;
Rito Teixeira, representante das Centrais Sindicais.