Edição de 01 de Fevereiro de 2022

Foram ouvidos tiros no palácio presidencial da Guiné-Bissau, quando decorria uma reunião do conselho de ministros em mais uma tentativa de golpe de estado

Polícia deteve em Luanda alegados activistas de Cabinda que realizavam protesto na embaixada portuguesa

Estudantes universitários realizam manifestação para exigir regresso às aulas no ensino superior público

CEAST apela à CNE a garantir verdade e transparência nas eleições gerais deste agosto.

Bispos Católicos alertam para o aumento da degradação da situação social dos angolanos.

Rússia nega ter enviado resposta aos Estados Unidos em relação as propostas sobre a crise na Ucrânia

No primeiro dia de fevereiro Luanda com alta temperatura, como o registou 33 graus de máxima e 24 de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Galácio Santana. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

….

Boa noite,

Tiros de bazuca e rajadas de metralhadora foram ouvidos hoje junto ao palácio do Governo da Guiné-Bissau, onde decorria um Conselho de Ministros, com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro guineenses.

Há relatos de quatro feridos que deram entrada num das unidades hospitalares de Bissau.

As autoridades não se pronunciaram ainda e as informações oficiais são praticamente inexistentes.

Em Bissau o correspondente do canal português a RTP-África, Waldir Araújo, narra os acontecimentos.

….

Waldir Araújo, correspondente do canal português a RTP-África na Guiné Bissau e os relatos da situação, marcada com tiros ocorridos hoje no palácio presidencial, quando decorria uma sessão do Conselho de Ministros.

Estavam no local o Presidente da República, Umaro Sissoko Embalo e o primeiro-ministro Nuno Gomes Nabiam.

Estes incidentes na capital guineense junto ao palácio governamental decorrem dias depois de uma remodelação do executivo, decidida pelo Presidente da República, que foi contestada inicialmente pelo partido liderado pelo primeiro-ministro. Posteriormente, o líder do Governo disse que concordava com a remodelação feita.

As relações entre o chefe de Estado e do executivo têm sido marcadas nos últimos meses por um clima de tensão, agravada nos últimos meses de 2021 por causa de um avião Airbus A340, que o Governo mandou reter no aeroporto de Bissau, onde aterrou vindo da Gâmbia, com autorização presidencial.

Vamos continuar a seguir a situação para trazer mais desenvolvimentos.

……

Agora o país em notícias….

Um grupo de ativistas da província de Cabinda foi hoje detido quando se manifestava em frente à Embaixada de Portugal em Luanda, para chamar a atenção do Governo português sobre a situação política naquela província do país.

Em declarações à agência Lusa, um dos participantes no ato, Leoton Mabiala, disse que o protesto se iniciou com quatro ativistas munidos de cartazes, surgiu um carro-patrulha da polícia e levou os manifestantes para lugar incerto.

Segundo Mabiala, o objetivo desta concentração visou lembrar Portugal que “tem um tratado com o povo de Cabinda, o Tratado de Simulambuco, e precisa de se pronunciar face ao problema de Cabinda”.

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, o confirmou a detenção de três ativistas.

….

Superintende Nestor Goubel, Director de Comunicação Institucional e Imprensa e porta-voz do comando provincial de Luanda da polícia nacional.

Polícia deteve em Luanda alegados activistas de Cabinda que realizavam protesto na embaixada portuguesa. 

Segundo a corporação os cidadãos não reuniram qualquer pressuposto da Lei de Manifestações e Reunião.

….

O Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA) convocou para o próximo Sábado, dia 05, em Luanda, uma manifestação dos estudantes universitários.

O protesto pretende exigir ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação chega consenso nas negociações com o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior para que os professores do ensino público regressem às aulas e os alunos não sejam prejudicados.

…..

Francisco Teixeira, presidente do MEA.

O activista apela a solidariedade e participação dos estudantes e de outros níveis de ensino, uma vez que a situação tornou-se insustentável

……

Francisco Teixeira, presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos (MEA).

Estudantes universitários realizam manifestação para exigir regresso às aulas no ensino superior público.

……..

Os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) recomendam maior diálogo entre as entidades governamentais e os vários actores sociais de forma a encontrar solução para os diferentes problemas e situações que inquietam os cidadãos.

A posição foi apresentada hoje pelo Presidente da CEAST Dom José Manuel Imbamba, que falava durante a abertura da primeira assembleia anual.

Os bispos consideram que a situação da pobreza em Angola continua assustadora

…..

Questões como o aumento do desemprego têm levado os cidadãos a insatisfação e a comportamentos incorrectos.

…..

O também arcebispo de Saurimo ressalta a importância do diálogo no país.

…..

Nesta altura Dom Manuel Imbamba pede responsabilidade aos políticos para o sentido de estado.

,…..

2022 é ano de eleições gerais, um momento que marca a consolidação da democracia e requer o empenho de todos.~

…..

O presidente da CEAST apela a participação cívica dos cidadãos, com a participação no registo eleitoral.

Manuel Imbamba apelou as entidades que organizam as eleições a garantirem a verdade e transparência do processo.

….

Dom José Manuel Imbamba, Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), que está reunida em Benguela na sua primeira conferência anual.

Os bispos da CEAST apelam à CNE a garantir verdade e transparência nas eleições gerais deste agosto.

O jurista e docente Universitário, Lazarino Poulson, conversou hoje com o jornalista José Rodrigues, durante o Café da Manhã.

Em meio a conversa, o convidado do programa criticou os critérios de composição e eleição da Comissão Nacional Eleitoral, e do Tribunal Constitucional, que na sua visão são demasiadamente dependentes do poder político.

Lazarino Poulson falou sobre o cenário político nacional, que na sua opinião tem apenas dois actores de peso, o MPLA e a UNITA

O jurista, garantiu ainda que não estão criados quaisquer pressupostos para a implementação das autarquias locais.

Docente Universitário e Jurista, Lazarino Poulson, que hoje tomou o Café da Manhã com José Rodrigues.

A supremacia da constituição e a justiça constitucional será um dos temas da conferência que vai marcar os 12 anos de promulgação da constituição da república  

A confirmação é com a directora do gabinete de jurisprudência do tribunal constitucional, Ainda Gonçalves

Em declarações a Rádio Nacional, a responsável explicou ainda as razões destas comemorações em saudação ao décimo segundo aniversário da carta magna.

Directora do gabinete de jurisprudência do tribunal constitucional, Ainda Gonçalves.

Decorre no país a semana que marca mais um aniversário da promulgação da constituição da república.

Carta Magna foi assinada a 5 de Fevereiro de 2010.

…..

A Bolsa de solidariedade social, operacionalizada pelas Cáritas de Angola em parceria com o Banco Yetu, lançou nesta terça-feira uma campanha de sensibilização  junto dos clientes dos Bancos Comerciais, com o objectivo de envolvê-los  no combate a pobreza e a vulnerabilidade dos grupos sociais.

Para o Presidente da Comissão Executiva do banco Yetu, Mário Gavião, esta acção enquadra-se na sua política de cidadania e de responsabilidade social, que tem como mote aproximar pessoas  e melhorar as condições das pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Já a Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa, regozijou-se com às acções voluntárias voltadas à implementação de cozinhas comunitárias, protecção e promoção de pessoas de e na rua, apoio à formação profissional e inserção no mercado de trabalho.

…..

Enalteceu o espírito de amor ao próximo de muitos cidadãos que complementam as acções do Executivo Angolano que visam a criação de condições de bem-estar social das populações vulneráveis.

….

Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves de Sousa.

…..

Exploração de inertes nos arredores do Sequele gera conflito entre administração e populares.

Já se circula no Viaduto da Corimba

Governo autoriza abertura de discotecas, festas, bares e restaurantes. Praias e piscinas públicas continuam fechadas. 

Vamos actualizar os dados da Covid-19

….

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

O regime de contrato por tempo indeterminado poderá ser a regra na celebração contratual entre a entidade empregadora e o trabalhador. 

Esta é uma das inovações do ante-projecto da Proposta de Lei de Revisão da Lei Geral do Trabalho que vai a consulta pública nos próximos dias. 

Mais dados com o jornalista, Manuel Augusto.

…..

Jornalista LAC Manuel Augusto e o regime de contrato por tempo indeterminado que poderá ser a regra na celebração contratual entre a entidade empregadora e o trabalhador. 

Proposta de Lei de Revisão da Lei Geral do Trabalho volta a passar por mais uma sessão de consulta pública.

….

O exercício do jornalismo sem a Carteira Profissional em Angola está definitivamente proibido a partir desta terça-feira 1 de Fevereiro, reiterou a presidente da Comissão da Carteira e Ética (CCE), Luísa Rogério.

….

A partir desta data as instituições podem exigir que os jornalistas apresentam a sua carteira profissional no exercício das suas funções.

…..

Presidente da Comissão da Carteira e Ética, Luísa Rogério

A partir de hoje, todo o cidadão nacional ou estrangeiro que trabalha em Angola, por um período igual ou superior a 45 dias, sem a Carteira Profissional do Jornalista, cairá na alçada do exercício ilegal da profissão, pelo qual será responsabilizado nos termos da legislação vigente no país.

….

O Governo autorizou a abertura de restaurantes até a meia-noite, discotecas, bares, casinos, até as cinco da amanhã.

A medida consta do decreto sobre a situação de calamidade pública que começou a vigorar hoje e vai até ao final do mês. 

Actualização do documento foi apresentada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

Entre as alterações nas medidas constantes do decreto presidencial estão, o aumento da força de trabalho na função pública para 75 porcento. No privado, a força de trabalho passa para 100 porcento.

Os salões de festas podem funcionar até as cinco da manhã, no entanto, praias e piscinas, continuam fechadas pelo menos até ao final do mês.

As fronteiras terrestres têm autorizar para abrir e a primeira é a que liga no nosso País a Namíbia.

Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ontem, quando apresentava a actualização das medidas da situação de calamidade pública que vão vigorar até ao final do mês, para conter a propagação da Covid no País.

Momento agora para actualizar os dados da covid-19 registados no país nas últimas 24 horas. 

Foram notificados 60 novos casos positivos, 302 pacientes recuperados e nenhum óbito.

O Viaduto da Corimba, no distrito da Samba, foi aberto hoje aos automobilistas em cerimónia presidida pelo Ministro das Obras Públicas e Ordenamento do Território, Manuel Tavares de Almeida.

A estrada com 600 metros de comprimento e nove de largura faz parte do pacote de obras do projecto Marginal da Corimba para a melhoria na circulação na zona sul de Luanda, como explicou o director da obra, Mário Costa.

Director de obra do viaduto da Corimba que foi aberto hoje e vai melhorar a circulação na parte sul, segundo o administrador de Talatona, Rui Duarte.


Administrador de Talatona, Rui Duarte. 

Já se circula no viaduto da Corimba, hoje inaugurado…

Seguimos pelo viaduto em direcção ao município de Cacuaco. Na zona do Sequele, a exploração de inertes nos está a gerar conflito entre a administração e populares que temem pelo desaparecimento das suas residências.

Repórter Fortunato Cabina.

Repórter Fortunato Cabina.

Exploração de inertes nos arredores do Sequele está a gerar conflitos entre a administração e populares que temem pelo desaparecimento das suas residências.

Segundo testemunhas contactadas pela Lusa, também perto do Palácio da Justiça está uma brigada de intervenção e vários militares e elementos das forças de segurança, um sinal de golpe de Estado em curso.

Terminou hoje o prazo para as nomeações para o Prémio Nobel da Paz de 2022. Entre as centenas de candidatos, os nomes mais sonantes são a Organização Mundial de Saúde, a ativista Greta Thunberg, o Papa Francisco e Sviatlana Tsikhanouskaya, ex-candidata à presidência da Bielorrússia e principal voz contra o regime totalitário do país.

Segundo escreve a Al-Jazeera, também constam os nomes do biólogo e voz dos programas de natureza na BBC, Sir David Attenborough, e o governo de unidade nacional de Myanmar, que continua a lutar contra o golpe de Estado.

O vencedor será anunciado no final do ano, a 10 de dezembro.

Fecho.

Data de Emissão: 01-02-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados