Comunicado da 116.ª Reunião Ordinária do Comité de Política Monetária

Comunicado da 116.ª Reunião Ordinária do Comité de Política Monetária

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola reuniu-se, nos dias 14 e 15 de Março de 2024, na cidade de Caxito, província do Bengo, tendo deliberado o seguinte:

Aumentar a Taxa BNA de 18% (dezoito por cento) para 19% (dezanove por cento);
Aumentar a taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez de 18,5% (dezoito vírgula cinco por cento) para 19,5% (dezanove vírgula cinco por cento);
Aumentar a taxa de juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez de 17,5% (dezassete vírgula cinco por cento) para 18,5% (dezoito vírgula cinco por cento);
Manter o coeficiente das reservas obrigatórias, em moeda nacional, em 20% (vinte por cento).
Essas decisões foram motivadas pela persistência das pressões inflacionistas na economia e visam contribuir para o controlo da liquidez em circulação.

Conjuntura Internacional

Os Bancos Centrais das principais economias do mundo mantiveram as suas taxas de juro inalteradas pelo facto das taxas de inflação, não obstante terem desacelerado, continuarem a situar-se acima das metas estabelecidas.

No mercado das commodities energéticas, os preços médios de petróleo subiram nos meses de Janeiro e Fevereiro, face às expectativas de uma menor oferta, resultante dos conflitos geopolíticos.

Economia Nacional

Segundo as estatísticas de preços divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a inflação mensal em Fevereiro registou um aumento de 2,58%, principalmente devido à contribuição da classe de Alimentação e Bebidas não Alcoólicas em 1,85 pontos percentuais, correspondente a cerca de 70% da inflação observada no período.

As maiores variações de preços foram observadas nas classes de Alimentação e Bebidas não Alcoólicas (3,12%), Saúde (3,06%), Bens e Serviços Diversos (2,89%), assim como Vestuário e Calçado (2,71%).

No que respeita às contribuições, 24 dos 732 produtos que compõem a matriz do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) contribuíram com 1,59 pontos percentuais para a inflação total, o que corresponde a 61,64% do total, com realce para o Pão (0,40 pontos percentuais), Tomate (0,32 pontos percentuais), Cebola (0,20 pontos percentuais), Coxas de galinha (0,17 pontos percentuais) e Peixe carapau fresco ou congelado (0,15 pontos percentuais).

A taxa de inflação homóloga, em Fevereiro, atingiu 24,07%, tendo a classe de Alimentação e Bebidas não Alcoólicas contribuído com 15,95 pontos percentuais.

O comportamento do preço dos alimentos resulta, fundamentalmente, da redução da oferta dos produtos de amplo consumo na economia, tendo em conta a insuficiente produção interna e a contínua redução das importações.

No sector monetário, a Base Monetária em moeda nacional registou uma expansão de 2,71% no mês de Fevereiro e 2,39% em termos acumulados nos primeiros dois meses do ano, enquanto o agregado monetário M2 em moeda nacional contraiu 2,40% no mês de Fevereiro e 2,12% em termos acumulados.

O stock de crédito à economia, em moeda nacional, atingiu 4,60 biliões de Kwanzas em Fevereiro, tendo registado um aumento de 69,35 mil milhões de Kwanzas nos primeiros dois meses do corrente ano.

No sector externo, o saldo superavitário da conta de bens, nos dois primeiros meses de 2024, fixou-se em 2,89 mil milhões de dólares norte-americanos, abaixo dos 3,37 mil milhões de dólares norte-americanos registados em igual período de 2023, correspondendo a uma redução de 14,18%.

O desempenho da conta de bens foi influenciado, essencialmente, pela contracção das receitas de exportação em 16,16%, correspondendo, em termos homólogos, a 993,36 milhões de dólares norte-americanos.

Por sua vez, o valor das importações reduziu em 18,56%, tendo passado de 2,77 mil milhões de dólares norte-americanos em igual período de 2023 para 2,26 mil milhões de dólares norte-americanos.

O stock das Reservas Internacionais fixou-se em 14,17 mil milhões de dólares norte-americanos no mês de Fevereiro, o que corresponde a um grau de cobertura de 7,21 meses de importação de bens e serviços.

A próxima reunião do CPM, realizar-se-á em Luanda, nos dias 16 e 17 de Maio de 2024.

Data de Emissão: 15-03-2024 às 15:00
Género(s): Discurso
Tópicos(s): BNA, Governador do BNA, Manuel Tiago Dias
PARTICIPANTES

Relacionados