Jornal 12H, edição de 09 de Março de 2024
NOTÍCIAS |
Homens e mulheres do teatro reunidos em assembleia.
É a primeira assembçeia geral ordinária da 5ª direcção da Associaçao Angolana de Teatro, e reveste de particylar n como descreve Simão Paulino, porta-voz da Associação:
RD SIMÃO PAULINO
Teatro – 924 474 365 – Simão Paulino ( directo) ???
923 794 428 – Frampénio
..–..–..–..
Mbanza Kongo vai ser transformado num pólo de investigação e atracção turística de referência nacional, regional e internacional.
A ideia é adequar aquele município da província do Zaire, à dimensão do valor universal excepcional do seu património, reconhecido pela UNESCO.
Para que o país atinja tal propósito está em curso um plano que prevê a organização de encontros científicos com investigadores de diversas partes do mundo, para a promoção do intercâmbio de conhecimento, definição de estratégias de divulgação da História do Reino do Kongo e da sua diáspora.
Angola conseguiu recentemente, o registo na UNESCO dos Sona como património cultural e imaterial. O Ministro da cultura disse que o país está agora empenhado em alcançar um outro objectivo; o reconhecimento do Semba.
RD FILIPE ZAU 12H
Declarações do ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, no final reunião da 2ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, esta sexta-feira.
Filipe Zau referiu ainda que “o local não é apenas importante do ponto de vista identitário e cultural, mas também turístico, porque reúne, sobretudo, não só uma parte considerada de Angola, mas também dos dois Congos”.
Incentivar os jovens na aprendizagem de técnicas ancestrais no domínio das artes e da gastronomia, para o benefício das comunidades locais, no âmbito do processo de conservação e valorização do património material e imaterial do país é também um dos fins que o projecto persegue.
O projecto abarca, ainda, o Plano Estratégico de Gestão do Turismo de Mbanza Kongo, que visa, entre outros objectivos, diversificar a oferta da animação turística, desenvolver o território de Mbanza Kongo, divulgar o património cultural do município, orientar as visitas às áreas com atractivos turísticos da localidade, aumentar em mais de 15% a oferta das infra-estruturas de alojamento, expandir em 20% a rede de restauração e, até 15 por cento, os serviços complementares, assim como formar e qualificar os profissionais do sector do Turismo.
Os principais encontros dentro desta gestão, segundo ainda Filipe Zau, é a recuperação das escavações, para se conhecer o que é desconhecido, destacando a necessidade da promoção turística e da sinalética turística.
O projecto envolve também um plano director de desenvolvimento a area do aeroporto, como deu a conhecer o Ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu :
RD RICARDO ABREU 12H
Para a efectivação de todo o projecto para a transformação de Mbanza Kongo em pólo de atracção turística de referência global está aprovado, por Despacho Presidencial, uma despesa de 95 mil milhões de kwanzas.
A reunião foi orientada pela vice-presidente da República, Esperança da Costa, na qualidade de coordenadora da comissão e visou apreciar o Plano de Gestão de MBanza Kongo, referente ao período 2024-2028.
JINGLE |
Uma maior abertura para as mulheres na economia formal é o que exigem as senhoras em Benguela.
Pelo 8 de Março, fizeram mais uma vez ouvir a sua voz, mostrando-se determinadas a fazer mais pela estabilidade socio-económica do país.
A directora provincial da acção social, Janice Neves, destacou a importância de reforçar o principio de cidadania participativa e contributiva:
RD JANICE NEVES 12H 1
Jenice Neves saúda todas as mulheres angolanas e olha com preocupação para a condição da rapariga:
RD JANICE NEVES 12H 2
Os festejos do 8 de março em Benguela, dia internacional da mulher, em que celebra a força das senhoras:
RD LÍDIA AMARO 12H 1
Palavras de Lídia Amaro, admnitsradora do Balombo, onde teve lugar os festejkos do 8 de Março pela provincia de Benguela.
PONTO |
Começa a vigorar a 30 de Abril, a retirada da subvenção aos combustíveis para taxistas, moto-taxistas e proprietários de embarcações de pesca.
O Presidente da República, João Lourenço, decretou a aprovação da retirada do plafond dos cartões de subsídio à gasolina aos taxistas, moto-taxistas, responsáveis de embarcações e outros operadores que foram beneficiados o ano passado, como medida de mitigação da remoção parcial dos subsídios aos combustíveis
O Decreto Presidencial, publicado ontem, em Diário da República nº 68/24, justifica a medida com a necessidade de se salvaguardar os fins e efeitos da reforma dos preços dos combustíveis, prevenir distorções na formação dos preços e garantir a sustentabilidade das finanças públicas.
A decisão da retirada do plafond dos cartões de subsídio à gasolina aos taxistas e outros operadores, conforme o Diário da República, entra em vigor a partir de 30 de Abril do corrente ano. Recorda-se que o Executivo começou a entregar os primeiros cartões de subvenção da gasolina em Junho de 2023, depois do anúncio da retirada gradual dos subsídios à gasolina que saiu de 160 para 300 kwanzas/litro.
O novo preço da gasolina, na altura, não abrangeu os táxis e moto-táxis, bem como o sector produtivo (agricultura, pescas, indústria, entre outras áreas) que, mediante um registo, continuaram a beneficiar da subvenção do Estado. A subvenção, na altura, foi justificada com o objectivo de assegurar a normal circulação de pessoas e bens, transportados pelos taxistas, moto-taxistas e responsáveis de embarcações.
..–..–..–..
O Governo e as centrais sindicais voltam a discutir as propostas de aumento do salário mínimo nacional dentro de 45 dias…
A dicisão, saiu da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Concertação Social, que decorreu esta semana, sob orientação do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.
Entretanto, o praso é consensual, entre as centrais sindicais e o governo, mas não retira a efectivação da greve nacional, prevista para o dia 20 deste mês, de acordo Adriano Manuel, porta voz da CG-SILA.
RD – ADRIANO MANUEL 1 – 19H 08-03-2024
No final do encontro que junto o Conselho Nacional de Concertação Social, e as centras sindicais, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, avançou que o Governo vai estudar a viabilidade de se definir um salário mínimo por sectores.
RD – TERESA DIAS – 19H 06-03-2024
Quanto a questão do executivo, estudar a viabilidade de se definir um salário mínimo por sectores, a ideia é tambem defendida pelos sindicalistas, segundo Adriano Manuel.
RD – ADRIANO MANUEL 2 – 19H 08-03-2024
-.-.-.-.-.-.-
E aproditividade das empresas deve ser estimulada, de modo a garantir o controlo dos preços no sistema economico nacional.
Quem o diz o economista, Hermenegildo Quexigina,
RD – HERMENEGILDO QUEXIGINA 2 19H 07-03-2024
O défice na produção nacional, é apontado pelo especialista, como empecilio na concretizaçao deste desiderato.
RD – HERMENEGILDO QUEXIGINA 1 – 19H 07-03-2024
INTERNACIONAL |
Arranca hoje no Senegal, a campanha eleitoral visando a primeira volta das eleições presidenciais de 24 de Março.
Disputam o escrutínio 19 candidatos, apostados em suceder a Macky Sall, que não se podia voltar a candidatar. De fora ficaram, porém, Karim Wade, filho do antigo presidente Abdoulaye Wade, ou o principal opositor, Ousmane Sonko. O candidato, Bassirou Diomaye Faye, também ainda está preso.
O novo Primeiro-Ministro Sidiki Kaba nomeou a 8 de Março, um novo governo, responsável por organizar as eleições no próximo dia 24 de Março, assim como a campanha eleitoral iniciada este sábado, que durará apenas 14 dias (em vez dos 21 previstos pela lei) e que, pela primeira vez, terá lugar durante o ramadão.
Analistas no Senegal acreditam que os senegaleses estarão muito mobilizados para acompanhar esta campanha por aspirarem por uma mudança.
..–..–..–..
E continua a ser manchete neste Sábado, o discurso de Joe Biden sobre o Estado da Nação.
Comentando para a SIC em Lisboa, analista considerou que foi um dos melhores momentos da Presidência Biden e, provavelmente, o melhor discurso proferido por Joe desde que entrou na Casa Branca.
O Presidente do EUA tirou, finalmente, as luvas e aproveitou o momento mais especial do ano político na América para fazer o que terá sido o melhor discurso desde que assumiu a Casa Branca. Focado, determinado e energizado, elencou os melhores pontos da sua presidência.
O Estado da União 2024 mostrou um Joe Biden firme, enérgico, determinado e convicto. Se o grande problema para a reeleição é a idade do Presidente, quem tenha visto o discurso de quinta à noite em Washington DC, terá mudado a sua perceção sobre isso.
Além de ter lido um discurso muito bem montado e articulado, por várias vezes Biden saiu do guião, replicou críticas que congressistas lhe lançavam e revelou total aptidão para o momento.
Mais de 60% dos americanos aprovaram o momento; 35% até aprovaram “fortemente”.
Biden continua ligeiramente atrás de Trump nas sondagens nacionais para novembro e precisa de uma mudança no jogo,” capaz de sustentar o caso da necessidade da sua reeleição.
..–..–..–..–..
Biden foi particularmente eloquente na insistência de taxar os mais ricos e as grandes empresas: “A classe trabalhadora que construiu este país não pode pagar mais impostos que os bilionários”. Ao contrário das políticas do passado, apologistas do corte de impostos para os mais ricos, na esperança de que tal acabasse por beneficiar quem menos tem, optámos por aumentar com critério o investimento público, demos mais poder e educação aos trabalhadores, consolidando a classe média, e promovemos a concorrência, no sentido de baixar os preços e ajudar empreendedores e pequenos empresários”.
Sobre o aborto, a imigração, os impostos e muito mais, Biden fez repetidamente o contraste com Trump, com os democratas na plateia a apoiá-lo com aplausos.
Sobre o apoio americano à Ucrânia, Joe Biden – voltou a ser firme , REFERINDO: “Temos de fazer frente a Putin! Não abandonaremos a Ucrânia. Não iremos embora. Não nos vamos curvar. Não me vou curvar”.
E quanto à ajuda humanitária que os EUA preparam para Gaza, com um porto provisório para concretizar essa ajuda, Biden foi claro: “Não haverá botas americanas em terra”.
..–..–..-..–..
Enquanto Biden discursava, Donald Trump escrevia. O antigo Presidente deixou dezenas de mensagens e insultos a Joe Biden e aos democratas, mas o prometido comentário em direto esbarrou numa série de problemas técnicos e ‘apagões’ que afetaram a sua própria rede social.
Donald Trump não largou a televisão ao longo do discurso feito esta quinta-feira à noite e lançou-se numa tirada inesgotável de publicações online, em que classificou o discurso como “uma vergonha” e “cheio de ódio”.
..–..–..–..
Eleições em Portugal…
DESPORTO |
Girabola ???
O angolano Demarte Pena falhou, na noite de sexta-feira, a defesa do título mundial de Artes Marciais Mistas (MMA-sigla em inglês), em Paris-França, ao perder na 12ª edição do ARES Fighting Championship.
O campeão angolano baqueou diante do britânico Louis Lee Scott, por UD (Decisão Unânime) dos três juízes do combate.
Nas redes sociais, Demarte Pena lamentou o facto de não ter cumprido com o objectivo de revalidar o troféu, num combate em que se ressentiu de uma lesão muscular.
“Desculpa família, lesionei o músculo do braço e foi difícil fazer mais. Achei que ganhei os primeiros três assaltos, mas o meu adversário é um grande lutador”, frisou.
Refira-se que, apesar da derrota, Demarte Pena levou para casa um valor monetário de 10 mil Euros. Cerca de nove milhões de Kwanzas.
A luta contou com oito assaltos “rounds”, para a defesa do título conquistado a 17 de Fevereiro de 2023, quando derrotou, também em França, o lutador argelino Elias Boudegzadame.
De 34 anos de idade, The Wolf (o Lobo), como é conhecido nas lides desportivas, conta com um registo de 14 vitórias, agora duas derrotas e zero empate. O seu opositor Louis Lee Scott, de 24 anos de idade, ostenta agora oito vitórias, zero derrotas e zero empate.
O lutador é um dos melhores do MMA a nível do mundo. Por exemplo, ostentou igualmente o título mundial de “Extreme Fighting Championship Worldwide”. MC
Técnica: Domingos Ambrósio
Edição: Laurinda Tavares