Hora da Bolsa, edição n.º 91
Guião Hora da Bolsa edição nº 91 ª Edição| 8 de Setembro de 2022
Técnico: Indicativo
Este programa é patrocinado por:
… ACREP…
… Cimel Oilfield Services
Locutor:
Bom dia ouvintes da LAC e aos subscritores do canal do Youtube da Hora da bolsa.
Sejam bem-vindos a edição nº 91 do Programa de Rádio que lhe conta tudo o que interessa e precisa de saber sobre os mercados de Bolsa de valores a nível nacional e internacional.
Hoje é quinta-feira, 8 de Setembro de 2022, e como é habitual as segundas e quintas feiras na LAC das 9:30 às 10:00 levamos até si as últimas da actualidade nos mercados de bolsa. (Pausa)
Técnico
Gingle Hora da Bolsa, o espaço onde o seu dinheiro rende mais
Locutora:
Este Programa Conta a Técnica e sonorização de António dos Santos, Produção, realização e apresentação de Joel Costa.
Vamos as atrações de hoje:
Sonangalp e TV Cabo são as próximas empresas em que o estado vai alienar na Bolsa de Valores.
Sonangol e Endiama apenas vão a Bolsa dentro dos próximos 5 anos revelou Ednilson de Sousa Chefe do Departamento de Acompanhamento das Empresas Públicas do IGAPE na conferência de Imprensa realizada na segunda-feira.
Sobre as formações:
Estão disponíveis as inscrições para os cursos do Hora da Bolsa… que arrancam em setembro. Falo do curso de Trading e investimentos nas bolsas de valores…
Neste curso os traders Bernardo Barcelos e Bruno Janeiro ensinam tudo o que você precisa saber para tirar o maior proveito e mitigar os riscos de investimentos nas diferentes classes de activos negociados nas bolsas internacionais, estamos a falar de acções, bitcoin, forex, comodities como o Petróleo, ouro e outros.
As vagas são limitadas reserve já sua. Para inscrever-se ligue ou envie uma mensagem no WhatsApp a solicitar a brochura comercial do curso: +244 921 64 83 79
Técnico
Gingle Hora da Bolsa, o espaço em que o seu dinheiro rende mais
Ainda sobre as formações disponíveis no Hora da Bolsa
Continuam abertas as inscrições para a 5ª edição do curso practico para investidores e analistas de investimentos nas bolsas de valores.
Embora o curso arranque em setembro já temos inscritas as 15 pessoas necessárias para abrir a turma no turno da noite, ou seja, completamos as 15 vagas necessárias para abrir uma turma. A pedido de vários clientes foram lançadas mais 5 vagas. As vagas são limitadas reserve já sua. Para inscrever-se ligue ou envie uma mensagem no WhatsApp a solicitar a brochura comercial do curso: +244 921 64 83 79 pode inscrever-se mediante pagamento de 50% do valor do curso.
Desenvolvimento ( esta foi a parte regravada)
Arrancou nesta segunda-feira a Oferta pública de venda das 5.000.000 de acções que a Sonangol tem no caixa Angola. 1.600.000 acções, o equivalente a 8% serão vendidas ao público em geral ou seja aos clientes do Caixa Angola
Banco Caixa Geral Angola anuncia Oferta Pública Inicial de 25% das acções detidas pela Sonangol . No âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV) 2019 – 2022, o Banco Caixa Geral Angola (BCGA) na qualidade de Agente de intermediação encarregado da assistência à Oferta Pública Inicial (OPI) de 5 000 000 de acções representativas de 25% do capital social do BCGA, detidas pela SONANGOL (24% Sonangol EP e 1% Sonangol Holdings) na qualidade de oferente, deu início na passada segunda feira, 5 de Setembro, à recepção das ordens de compra, por parte de eventuais investidores, no mercado de bolsa (BODIVA). A operação é supervisionada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e a oferta decorrerá até ao dia 16 de Setembro.
O lote de 25% do capital do BCGA a vender em mercado estará disponível para três grupos de destinatários e com as seguintes percentagens: 8% serão destinados ao público em geral, 2% serão destinados aos colaboradores e membros dos órgãos sociais do BCGA. Os restantes 15% destinam-se aos actuais accionistas angolanos, de acordo com as regras constantes no prospecto publicado e disponível nos sítios da Internet do Agente de intermediação www.caixaangola.ao, ou em www.cmc.ao e www.bodiva.ao . Cada investidor, no segmento do público em geral, pode comprar um mínimo de 25 acções e um máximo de 200 000 acções.
O BCGA informa que o preço unitário das acções terá um valor mínimo de Kz 4 250 e um valor máximo de Kz 5 000, sendo que a subscrição poderá ser feita numa das 32 Agências e Centros de Empresa do Banco (localizações disponíveis em www.caixaangola.ao).
O período de subscrição decorre das 09h00 do dia 5 de Setembro até às 15h00 do dia de 16 de Setembro, sendo o dia 12 de Setembro a data limite para alterar ou revogar as ordens de compra, entretanto submetidas.
“Esta é uma oportunidade única para adquirir acções e tornar-se acionista de um Banco, parte de uma matriz internacional, com uma história de robustez, de solvabilidade, de consistência de rentabilidade e de distribuição de dividendos, conhecida e comprovada”, considera o Administrador Executivo do Banco, Francisco Rosado dos Santos.
“O Caixa Angola é o mais antigo banco privado a operar em Angola. Estamos, desde o primeiro dia, comprometidos com Angola, sendo este um momento importante não só para o banco, mas o país e para todos os angolanos”, acrescenta Francisco Rosado dos Santos.
O BCGA reconhece que o Programa de Privatizações do Estado Angolano tem como principal objectivo, a promoção de condições mais favoráveis à iniciativa e, ao investimento privado, assim como a aquisição de know-how e competências específicas para a reestruturação e redimensionamento do Sector Empresarial Público (SEP). O Programa prevê a alienação de cerca de 178 Empresas e/ou Activos.
Na segunda-feira foi realizada uma Conferência de Imprensa onde foram revelados mais detalhes.
Francisco Rosado dos Santos Administrador do Caixa Angola começou por explicar a OPv do Banco.
RD- Francisco Rosado Santos 1 ( eliminar a parte que agradece por participar e bla bla bla.. limpar o som tirando as falhas)
O Administrador Executivo do Banco Caixa Angola, Francisco Rosado dos Santos explica os factores que tornam atrativas as acções do Caixa Angola
RD- Francisco Santos 3
Ednilson de Sousa 1 explica quais serão as próximas empresas a entrarem para Bolsa de valores após ao Caixa Angola são a Sonangalp e TV Cabo o que permitirá alargar o sector das empresas que oferecem as suas acções na Bolsa de valores para as telecomunicações e petróleo e gás. Revelou Ednilson de Sousa Chefe do Departamento de Acompanhamento das Empresas Públicas do IGAPE… sem no entanto revelar datas para a chegada das acções da referidas empresas à Bolsa de valores.
- Ednilson de Sousa 1
Por sua vez Ednilson de Sousa… explica porque razão a Sonangol está a vender a sua participação no Caixa via OPV. Modalidade que limita a venda das acções do Caixa Angola aos clientes do Banco ou seja apenas pessoas que tenham ou abram uma conta a ordem e conta custódia no banco caixa Angola poderão comprar as acções do banco. Os interessados tem até dia 16 de Setembro para ir a uma agencia do banco dar a sua ordem de compra ou seja manifestar o interesse em ser accionista ou sócio do Banco. Mas para o efeito é fundamental
Ednilson de Sousa 2-
E chegamos ao fim de mais uma edição do Hora da Bolsa
Este programa é patrocinado por:
ACREP S.A. – Uma empresa de exploração e produção de petróleo a gás angolana. Com os lhos postos no futuro.
Cimel Oilfield Services – há + de 20 anos prestando serviços à indústria de petróleo e gás em Angola.