Jornal das 12h, edição de 06 de Outubro de 2025
O Ambientalista Avelin Martins defende políticas inclusivas para o desenvolvimento urbano sustentável.
No ambito das celebrações do Dia Mundial do Habitat, que hoje se assinala, Avelin Martins fala da necessidade urgente de se refletir e reafirmar os compromissos públicos voltados para o desenvolvimento urbano sustentável em Angola.
RD-AVELIN MARTINS 1
O especialista, destaca ainda a importancia de preparar estruturas urbanas que venham enfrentar e erradicar as crises climáticas, que no seu entender afetamdiretamente a vida nas cidades, especialmente nas comunidades mais vulneráveis.
RD-AVELIN MARTINS 2
Ouviamos o Ambientalista Avelin Martins que falava a Rádio Nova a propósito do dia mundial do habitat que hoje se assinala.
PONTO |
A inauguração do centro de hemodiálise do Hospital Ngola Quimbanda, provincia do Namibe representa um avanço significativo na oferta de cuidados especializados para pacientes renais cronicos na região. A satisfação é da minstra da saúde Silvia Lutukuta.
A governante que visitou este domingo a referida unidade sanitária, revelou que o centro entrará em funcionamento já esta semana.
RD-SILVIA LUTUKUTA 1
Ouviamos a ministra da saúde Silvia Lutukuta a margem da visita do centro de centro de hemodiálise do Hospital Ngola Quimbanda, provincia do Namibe que segundo a governante comça já funciionar esta semana.
::::::::::
E o bispo de Caxito considera que, o dinheiro e outros bens materias, são males que enfremam a sociedade angolana, e travam o desenvolvimento do próximo, situação esta que precisa ser invertida.
Dom Maurício Agostinho Camuto, falava durante a missa deste domingo na paróquia de São Marcos do Belo Monte.
RD-DOM MAURÍCIO CAMUTO 1
Bispo de Caxito considera que, o dinheiro e outros bens materias, são males que enfremam a sociedade angolana, e travam o desenvolvimento do próximo, situação esta que precisa ser invertida.
PONTO |
Um total de 50 empresas, maioritáriamente da construção civil e prestação de serviços,estão impedidas de celebrar contratos com o estado angolano devido algumas irregularidades contratuais consideradas graves.
Tais incumprimentos resultaram em prejuizos avaliados em mil milhões de Kzs.
A informação é do chefe do departamento de estudos relações institucionais do serviço nacional de contratação pública, Gilberto Fitela.
RD-GILBERTO FITELA 1
O responsável informou que os impedimentos para operadores economicos celebrarem contratos com o Estado angolano decorrem, também, da conclusão de que estes não ressarciram a entidade pública contratante.
RD-GILBERTO FITELA 2
Palavras do chefe de departamento de estudos relações institucionais do serviço nacional de contratação pública, Gilberto Fitela.
50 empresas, maioritáriamente da construção civil e prestação de serviços,estão impedidas de celebrar contratos com o estado angolano devido algumas irregularidades contratuais consideradas graves.
JINGLE |
Duas bebés de dois anos de idade foram abusadas sexualmente por adultos nos últimos dias aqui em Launda. Os dados constam do balanço semanal do INAC que tráz vários casos de violencia contra menores.
Vamos ouvir a porta-voz da instituição Rosalina Domingos.
RD-ROSALINA DOMINGOS 1
Ouvimaos a porta-voz do INAC Rosalina Domingos e os casos de violencia contra menores no pais.
Enquanto isso, 4 jovens foram detidos pelo SIC pror terem morto um outro jovem de 38 anos de idade devido a uma piruca.
Triste episódio aconteceu no municipio do Hoji-ya-Henda, segundo conta-nos a seguir o porta-voz do SIC Luanda, Fernando de Carvalho.
RD-FERNANDO DE CARVALHO 1
E quanto a sinistralidade rodoviária, 13 pessoas morreram 98 outras ficaram feridas em consequencia de 74 acidentes ocorridos no último fim de semana.
Esta informação é aqui confirmada pelo super-intendente João de Souza, da direcção de Transito e Segurança Rodoviária.
RD-JOÃO DE SOUZA 1
PONTO CORRIDO |
A União Africana (UA) vai realizar, em Dezembro deste ano, em Adis Abeba, Etiópia, uma Conferência Continental sobre Eficiência Energética.
O evento, enquadrado no âmbito da Aliança Africana para a Eficiência Energética, lançado na COP29, está previsto para os dias 10 e 11 de Dezembro, numa iniciativa da Comissão Africana de Energia (AFREC).
A UA, cujo actual presidente em funções é o estadista angolano, João Lourenço, informou, no seu portal, que a conferência vai servir como uma plataforma continental de primeira linha para promover a eficiência energética como catalisadora do crescimento económico, do desenvolvimento sustentável e da acção climática em todo o continente africano.
A expectativa é que esta Conferência, que será precedida por sessões de treinamento especializadas, nos dias 8 e 9 de Dezembro, viabilize a operacionalização formal da Aliança Africana de Eficiência Energética, plataforma colaborativa que une Governos, parceiros de desenvolvimento, financiadores, empresas e sociedade civil para acelerar a partilha de conhecimentos, a defesa e o investimento em África.
INTERNACIONAL |
Explosões e tiros de armas pesadas foram ouvidos na capital somali, Mogadíscio, no sábado, depois de militantes terem atacado uma prisão perto do Palácio Presidencial, pondo fim a vários meses de relativa calma.
Segundo testemunhas, podia ver-se fumo a sair da prisão de Godka Jilacow, que também serve como quartel-general da unidade regional de inteligência.
Os meios de comunicação estatais noticiaram que os militantes usaram um veículo semelhante usado pelas forças de segurança da unidade e que os soldados repeliram o ataque e mataram vários atacantes. O incidente ocorreu poucas horas depois de o Governo ter levantado os bloqueios de estradas que estavam em vigor na cidade há anos, afirmando que a segurança tinha melhorado.
Estas barreiras tinham como objectivo proteger locais críticos do Governo, mas muitos residentes queixaram-se de que obstruíam o trânsito e o comércio. O grupo militante al-Shabab, ligado à Al-Qaeda e sediado na Somália, assumiu a responsabilidade pelo ataque, afirmando ter libertado prisioneiros.
::::::::::
O primeiro-ministro francês, Sebastien Lecornu, apresentou hoje, 06, o seu pedido de demissão a Emmanuel Macron, há menos de um mês, mais precisamente a 9 de Setembro deste ano quando assumiu o cargo, de acordo com a imprensa local.
A imprensa local avança que o presidente francês já aceitou, segundo informa o Palácio do Eliseu em comunicado.
O chefe do governo gaulês estava sob fogo cruzado das críticas da oposição e da direita depois de ter revelado, no domingo à noite, parte da sua equipa governamental.
Importa referir que o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, revelou a composição parcial do seu Governo, com o anúncio de 16 ministros e dois delegados, quase todos de centro-direita e direita, muitos deles vindos do gabinete do seu antecessor, François Bayrou.
Da oposição, as primeiras reacções foram rápidas, tanto da esquerda como da extrema-direita, que criticaram a continuidade de Lecornu e a nomeação de Le Maire, prevendo nova queda do executivo, sem pactos com outros partidos, nem apoio parlamentar que ultrapasse um voto de desconfiança, que os opositores de Macron ameaçam apresentar.
Sébastien Lecornu é o quarto primeiro-ministro nomeado no último ano por Emmanuel Macron, depois de o seu antecessor ter sido deposto pelo parlamento dividido pelas propostas de cortes na despesa pública.
E vem aí o hora desportiva com o jornalista… edestaque recai para o regresso de Ary Papel, na seleção nacional 3 anos depois.