Hora Informativa, Edição de 03 de Agosto de 2022

Presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) exorta partidos concorrentes a moderarem a comunicação e cumprirem rigorosamente a lei

CNE exige compromisso de honra a jornalistas que vão cobrir acto eleitoral

Candidato do MPLA promete realizar eleições autárquicas no próximo ano

Líder e candidato da UNITA desvaloriza construção de grandes unidades hospitalares e promete mais unidades primárias para atender as comunidades

Senadores norte-americanos propõem no congresso resolução que exige eleições livres, pacíficas e justas em Angola

 

Começaram hoje as inscrições para os exames de acesso à Universidade Agostinho Neto,

27 aviões militares chineses entraram no espaço de defesa aérea de Taiwan, após a chegada de Nancy Pelosi

 

Ponto-LAC Informação 2

Luanda a registar nesta quarta-feira 23 graus de máxima e 18 de mínima. Marcamos o tempo na notícia.

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

….

Ponto-Forte

Boa noite,

…..

Faltam 21 dias para à ida as urnas……No dia 24 de Agosto os angolanos vão votar para eleger o presidente da república e os deputados.

…….

Ponto-CNE-Eleições

….

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) exortou hoje os partidos concorrentes às eleições de 24 de Agosto a “cumprirem rigorosamente a lei”, em relação à forma de comunicar, “evitando levar os eleitores para momentos extremos”.

Manuel Pereira da Silva que falava na abertura de um workshop sobre cobertura eleitoral, dirigido à jornalistas de órgãos nacionais e estrangeiros, pediu também aos eleitores a “não permanecerem” nas assembleias de voto após exercerem o seu direito.

O presidente da CNE pediu também aos jornalistas a reforçarem a educação cívica eleitoral junto dos cidadãos, reiterando que o eleitor “não necessita de permanecer na assembleia depois da votação”.

A CNE criou o grupo de coordenação para o centro de escrutínio nacional e aprovou um regulamento que estabelece os princípios e regras sobre o processo de credenciamento dos órgãos de comunicação social e dos jornalistas para a cobertura das eleições gerais de 2022.

Noutra frente a Comissão Nacional Eleitoral de Angola considera uma violação da lei o apelo da sociedade civil e da oposição que insta os eleitores a permanecerem nas assembleias de voto após a votação no dia 24 de agosto.

Sob o lema “votou, sentou”, a sociedade civil e a oposição angolana continuam a pedir que os cidadãos não abandonem as assembleias de voto a 24 de agosto, dia das eleições gerais, de modo a exigir a contagem dos votos e a publicação dos resultados nos locais da votação.

Este apelo viola a lei eleitoral, segundo a CNE, que se assegura na legislação para desencorajar o apelo.

….

LAC Eleições em notícias agora com a dinâmica da campanha, que hoje voltou a ser marcada com comícios populares……Reduziram os ataques ou farpas entre os candidatos….mas seguem as promessas para a conquista do eleitorado…..

…..

O presidente e candidato do MPLA, à Presidente da República  João Lourenço, disse hoje que, caso o seu partido vença as eleições gerais de 24 de Agosto, vai institucionalizar, no próximo ano, o poder local que tem 11 leis, das quais dez já foram aprovadas pelo Parlamento angolano.

O candidato falava durante um acto politico de massas que decorreu nesta quarta-feira na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte.

……

RD-JLO 5

João Lourenço garantiu ao eleitorado da Lunda Norte, o termino das obras que estão em curso, que irão melhorar o fornecimento de energia eléctrica naquela região ainda no final deste ano,

RD-Jlourenço 1

O leste é uma região afectada por Ravinas….a Lunda Norte, também vive com o fenómeno…Todavia o candidato do MPLA assegura que há já um plano para dar solução a problemática das ravinas.

RD-Jlourenço 2

O lider do MPLA, prometeu a construção de um novo hospital geral na Luanda Norte bem equipado, que poderá dar emprego aos jovens, já a partir da fase de construção

RD-JLourenço 3

Para o cabeça de lista dos camaradas, o MPLA está por trás de todas as conquistas do país, por esta razão entende bem a necessidade da descentralização do poder, que já começou a ser materializado via PIIM.

RD-Jlourenço 4

 

Como balanço do seu Governo a nível da província da Lunda-Norte, João Lourenço lembrou que nos últimos cinco anos foi possível atrair investidores estrangeiros que neste momento trabalham no sector de extração de diamantes.

…..

Na região leste do País, também trabalha o candidato do PRS a Presidente da República, Benedito Daniel,

O líder dos renovadores sociais prometeu, na comuna de Luma-Cassai, município do Dala (Lunda-Sul), dar continuidade ao programa de transferências sociais monetárias (Kwenda), de iniciativa do actual Governo.

Benedito Daniel O líder do PRS, que se encontra na região Leste de Angola (Moxico e Lundas Sul e Norte) há quatro dias, tem se desdobrado em diversas actividades de “caça” ao voto, no quadro da campanha eleitoral.

Quintino Moreira, o cabeça-de-lista da Aliança Patriótica Nacional (APN), lidera a campanha do seu partido na província do Bengo, onde durante dois dias, vai trabalhar no contacto directo com o eleitorado,

Esta manhã o politico liderou uma marcha e em declarações à imprensa revelou que vai prestar uma atenção especial aos antigos combatentes e promete um subsidio a volta dos 120 mil kwanzas.

A caravana partidária interagiu com os vendedores do mercado do Panguila, realizar uma marcha, passeatas e um acto de massa.

…..

O presidente e candidato da UNITA voltou a criticar a posicionamento do MPLA, quanto ao modo como recorrem as forças de defesa e segurança para garantirem a sua permanência no poder mesmo contra a vontade dos eleitores.

De acordo com Adalberto Costa Júnior, que falava hoje aos populares da província do Bié em mais um comício no âmbito da campanha eleitoral, as forças de defesa e segurança, são republicanas e não partidárias.

RD-ACJúnior 1

Costa Júnior falou sobre parte da conversa que teve com o presidente João Lourenço, em 2020, onde segundo Adalberto Costa Júnior, o chefe de Estado foi aconselhado a reduzir os poderes atribuídos e a rever a proposta de lei de combate a corrupção.

RD- ACJúnior 2

O ramo da saúde também foi um dos temas abordados durante o comício de hoje do candidato da unita.

Que do partido , a construção de hospital de grande porte não resolve o problema, mas sim a construção de pequenas unidade junto das comunidades.

RD- ACJúnior 3

Outro assunto que também foi tema de conversa, é a gestão económica dos fundos do país. Adalberto disse que o partido no poder, continua a tratar da gestão da economia do país de forma centralizada.

RD-ACJúnior 4

Na perspetiva do candidato do maior partido na oposição, Angola sempre foi um país e nunca uma nação.

RD- ACJúnior 5

Adalberto Costa Júnior, presidente e candidato a presidência da república pela UNITA, em campanha politica na província do Bié.

Antes de comício o politico na localidade da Lopitanga, município do Andulo, onde homenageou o fundador do seu partido, Jonas Savimbi, que em vida completaria hoje 88 anos.

..

“O Secretariado da Comunicação e Marketing da UNITA [União Nacional para a Independência Total de Angola] acompanhou com preocupação a conferência de imprensa realizada a 1 de agosto e dirigida pelo Secretário do Bureau Político do partido no poder para os Assuntos Eleitorais, com conteúdos intimidatórios e de insinuação belicosa”, refere o partido em comunicado.

O documento sublinha que “depois de décadas de incompreensões e conflito armado, é ponto assente que a Angola de hoje e a do futuro pressupõem diálogo e concertação permanentes entre os seus filhos”.

Em causa estão as declarações do secretário do Bureau Político (MPLA) para os Assuntos Eleitorais, João de Almeida Martins “Jú” Martins, que rejeitou qualquer negociação com a UNITA para a alternância de poder no país, que realiza as suas quintas eleições gerais no dia 24 deste mês.

…..

RD-MDachala

 

O Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), que tem como líder e cabeça-de-lista, Eduardo Dinho Chingunji, vai centralizar as suas actividades, a partir de quinta-feira, na região sul do país, no quadro da campanha eleitoral.

A informação foi avançada hoje pelo porta-voz desta formação política, José Manuel da Costa, que avanço a intenção de privilegiar as cidades do Lubango (na província da Huíla), Moçâmedes (Namibe) e Ondjiva (Cunene), de quinta-feira até domingo.

…….

Ainda sobre eleições, a segunda praça eleitoral também tem sido um palco de disputa entre os políticos, como nos conta o nosso corresponde na província de Benguela.

RD – JLopes

Repórter José Lopes que a partir de Benguela nos trás o caça vota nesta localidade

….

Eleições angolanas também é tema nos Estados Unidos da América

Três senadores do Congresso norte-americano deram entrada para votação de uma resolução onde expõem, entre outras exigências, que as eleições de 24 de Agosto, em Angola, sejam “livres, pacíficas e justas” e que os concorrentes não enfrentem quaisquer restrições no acesso aos meios do Estado, como os media, para promoverem as suas candidaturas.

Os senadores Bob Menendez, líder do Comité do Senado para as Relações Internacionais, Bem Cardin e Chris Van Hollen, assinam a resolução, que tem data de 02 de Agosto, embora a data de aprovação pelos senadores não seja ainda conhecida, que visa claramente pressionar as autoridades angolanas responsáveis pela organização das eleições gerais de forma a que o pleito decorra sem constrangimentos aos demais concorrentes e sem benefício de qualquer um deles.

O texto, divulgado pelo gabinete de imprensa do Comité do Senado dos EUA para as Relações Internacionais, e que, como é habitual, será aprovado sem dificuldades, recorda que os dois principais oponentes, MPLA e UNITA, travaram uma longa guerra civil de 26 anos e que em 2017, com a eleição de João Lourenço, Angola observou a sua primeira transição Presidencial depois de 38 anos de poder exercido por José Eduardo dos Santos.

……

Assim está o olhar norte-americano, com um longo percurso democrático, as quintas eleições da história da democracia angolana

Somos LAC com eleições em notícias na Festa do Voto

….

Ponto-CNE-Eleições

Horas…

Daqui a pouco

Empresas de seguro e fundos de pensões com pouca presença no mercado de capitais.

ONU inclui Angola na lista da Aliança Global para reduzir casos de HIV-Sida em crianças até 2030.

Notícias para seguir no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais

Ponto-LAC Internet

Publicidade

As inscrições para os exames de acesso a Universidade Agostinho Neto para o próximo ano académico começaram hoje e vão até ao dia 13.

Estão disponíveis um total de 4.380 vagas e os candidatos terão que inscrever-se em formato online, sendo que os interessados poderão submeter a sua inscrição através do portal www.examedeacesso.uan.co.ao.

O país necessita de um total de 62.444 professores, para mitigar o défice existente no sector, revelou ontem, em Luanda, a directora nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Educação, Laudemira de Sousa.

Quanto as especialidades, a responsável realçou que os engenheiros não têm a pretensão de abandonar as suas áreas para a docência, tenciona-se contratá-los para que sejam simplesmente colaboradores.

RD-LSousa

Directora Nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Educação, Laudemira de Sousa.

Angola consta da lista da Aliança Global, onde se pretende reforçar o acesso ao tratamento até 2030 para acabar com a VIH Sida infantil.

O anúncio foi feito em Montreal, Canadá pela OMS, ONU Sida e Unicef durante a conferência internacional sobre esta doença, e soube-se que na primeira fase, além de Angola serão contemplados outros onze países africanos, entre estes Moçambique, RDC África do Sul e Tanzânia.

Esta iniciativa vai estender-se também às mães e adolescentes.

Estima-se que 52 porcento das crianças seropositivas recebam tratamento antirretroviral, ao contrário dos 76 porcento de adultos.

Pretende-se priorizar o tratamento para meninas adolescentes, mulheres gestantes e lactantes  vivendo com HIV, e fazer a prevenção, detecção de novas infecções por HIV em mulheres adolescentes, grávidas e que amamentam.

…..

Os participantes à décima oitava edição do Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários, CANFEU 2022, participam hoje numa campanha de doação de sangue à sete hospitais de Luanda.

A acçao visa minimizar a carência de sangue que se regista nas principais unidades sanitárias da Capital e incentivar a solidariedade entre os jovens segundo Elizandra Wassuca, secretária para políticas de quadros do Comité Nacional da JMPLA.

RD-EWassuca 1

A também porta-voz do CANFEU apelou aos jovens a terem um comportamento cívico e responsável durante o pleito eleitoral de 24 de Agosto.

RD-EWassuca 2

Porta-voz do CANFEU Elizandra Wassuca. Jovens que participam no campo de férias dos estudantes universitários, doaram sangue para os hospitais de Luanda

….

Ponto-LAC Informação 1

….

A presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais defendeu hoje a necessidade das empresas de seguro e fundos de pensões aumentarem as suas participações no mercado de transação.

Maria Uini Baptista que falava na abertura do Fórum sobre o mercado de capitais e o sector de seguros e fundos de pensões, disse que dos 360 mil milhões de kwanzas negociados na CMC no primeiro semestre, apenas 4 porcento correspondem a estes segmentos.

RD-MUBaptista 1

A responsável disse também que as empresas de seguros e fundos de pensões contribuem para reduzir a volatilidade do mercado de capitais.

RD-MUBaptista 2

Presidente do conselho de administração da Comissão do Mercado de Capitais Mária Uni Baptista, hoje quando falava na abertura do Fórum sobre o mercado de capitais e o sector de seguros e fundos de pensões

Ponto

Na província do Huambo, 72 escolas foram concluídas ao abrigo do PIMM, situação que vai permitir o ingresso de mais alunos no próximo ano lectivo.

Repórter Justino Leandro.

RD – JLeandro

Repórter Justino Leandro.

Huambo ganha 72 escolas, concluídas ao abrigo do PIMM e vão permitir o ingresso de mais alunos no próximo ano lectivo

Os cidadãos angolanos com a carta de condução nacional já podem conduzir em Portugal sem limitações.

Em causa está a entrada em vigor desde 01 de Agosto, do novo Regime das Cartas de Condução dos países da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A medida vai permitir aos cidadãos de países da CPLP conduzirem em Portugal com a carta do país de origem.

Repórter José Silva

RD-JSilva

Repórter José Silva

Ponto

As autoridades taiwanesas denunciaram a entrada, esta quarta-feira, de 27 aviões militares chineses no espaço de defesa aérea de Taiwan, após a visita à ilha pela líder do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, apesar das ameaças de Pequim.

“[Os 27 aviões da Força Aérea da China] entraram, hoje, 3 de agosto de 2022, na zona circundante [Zona de Identificação de Defesa Aérea, mais vasta do que o espaço aéreo]”, escreveu na rede social Twitter o Ministério da Defesa de Taiwan.

Terça-feira à noite (hora local), após Pelosi aterrar em Taipé, de onde partiu hoje ao fim da tarde, Pequim condenou a visita e anunciou que vai realizar, entre quinta-feira e domingo, exercícios navais militares em redor da ilha, que a China reivindica como parte integrante do país.

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um apelo de financiamento de 123,7 milhões de dólares para acorrer a necessidades urgentes de mais de 80 milhões de pessoas na região do Corno de África.

“Estima-se que mais de 80 milhões de pessoas nos 7 países da região estejam em situação de insegurança alimentar, com mais de 37,5 milhões de pessoas classificadas como estando na fase 3 do índice de segurança alimentar, uma fase de crise em que as pessoas têm de vender os seus bens para se alimentarem a si próprias e às suas famílias, e onde a subnutrição é generalizada”, escreve a OMS numa nota divulgada esta quarta-feira

 

Data de Emissão: 03-08-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados