Hora Informativa, edição de 29 de Julho de 2022

Comité de Politica Monetária do BNA mantém taxa básica de juro em 20 % e prevê desaceleração da inflação que pode chegar abaixo de 18 % até ao final do ano. 

Ministra de Estado para a Área Social aponta relevância da gestão de políticas públicas para a avaliação da capacidade governativa.

Candidato do MPLA lidera campanha no Cuando Cubango onde prometeu mais estradas para a província

E não faltaram os recados para os adversários…João Lourenço diz que a oposição antecipa a derrota, por isso insiste no discurso da fraude

Partidos prometem melhorar educação, dar mais emprego e habitação para a Juventude….Propostas que não convencem jovens religiosos

Encerra hoje campanha eleitoral no Senegal para as eleições legislativas marcadas para domingo 31 de Julho.

Chefes da diplomacia norte-americana e russa falaram hoje sobre libertação de prisioneiros entre os dois países

Ponto-LAC Informação 2

Luanda a registar nas últimas horas 24 graus de máxima e 19 de mínima. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Alexandre Campos e técnica final de Mauro Costa. Hora Informativa na LAC é com o António Videira.

……

Ponto-Forte

…..

Boa noite,

…..

O Comité de Politica Monetária do Banco Nacional de Angola-BNA decidiu manter a taxa básica de juro em 20 por cento e prevê desaceleração da inflação que pode chegar abaixo de 18 por cento no presente exercício económico.  

As medidas foram anunciadas no final de mais uma reunião do referido comité do banco central que decorreu nesta sexta-feira em Cabinda.

Jornalista Pedro Fernandes

….

RD-PFernandes

…..

Jornalista Pedro Fernandes e algumas notas do comunicado final da reunião do Comité de Politica Monetária do Banco Nacional de Angola.

O órgão decidiu manter a taxa básica de juro em 20 por cento e prevê desaceleração da inflação que pode chegar abaixo de 18 por cento até ao final do ano.

…..

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, apontou, esta sexta-feira, a gestão de políticas públicas como elemento fundamental para a avaliação da capacidade governativa.

Segundo a ministra, que falava na abertura da Primeira conferência internacional sobre gestão de políticas públicas e administração pública, além de permitirem conduzir o presente, permitem também construir o futuro comum priorizando o interesse nacional.

…….

RD-CCerqueira

……

A ministra de estado citou o Projecto de Simplificação de Procedimentos na Administração Pública “Simplifica”, como um dos exemplos de aprimorarão dos procedimentos administrativos, para tornar as instituições públicas mais eficientes, mais racionais, menos burocráticas e mais próximas dos cidadãos.

……

Na conferência contou ainda com uma aula de sapiência do ex-presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que ressaltou dois aspectos que podem ajudar a tornar eficiente a administração pública.

…..

RD-JCFonseca

……

Ex-presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

…..

A Primeira conferência internacional sobre gestão de políticas públicas e administração pública, foi realizada pela Fundação Piedoso.

O Patrono da instituição Elias Chimuco, considera fundamental que a implementação de iniciativas que ajudem a reduzir a burocracia de forma a tornar o país mais competitivo.

…..

RD-AChimuco

….

Elias Piedoso Chimuco Patrono da Fundação Piedoso,

Decorreu hoje em Luanda a Primeira conferência internacional sobre gestão de políticas públicas e administração pública.

…..

A cooperação entre Angola e a União Europeia de 2008 a 2020 teve metas “irrealistas” e impacto limitado nas instituições, sobretudo nos primeiros dez anos, por falta de empenho do Governo, que limitou actividades, por não as aprovar, indica um relatório.

O relatório publicado esta semana, faz uma análise das intervenções financiadas ao abrigo do Programa Indicativo Nacional (PIN) 2008-2013, com 214 milhões de euros, e o PIN 2014-2020, com 157 milhões, onde os actores não-estatais receberam 40 milhões de euros adicionais.

O documento foi baseando em entrevistas a parlamentares, funcionários do Governo, académicos, representantes do setor privado e organizações da sociedade civil, parceiros internacionais de desenvolvimento e funcionários da União Europeia em Luanda e em Bruxelas.

Segundo o documento, o programa FRESAN, de resiliência, segurança alimentar e nutricional que está a ser implementado na Huíla, Cunene e Namibe, é visto como “mal concebido” e “com um reduzido envolvimento do executivo, e portanto considerado com um fraco desempenho.

Os peritos europeus apontam atrasos significativos da maioria dos projetos, principalmente no arranque, mas também durante a implementação. “A eficiência temporal tem sido, por conseguinte, geralmente pobre, embora para a maioria das intervenções tenha melhorado nos últimos anos, excepto o projecto Fresan.

Num olhar ao relatório, o economista, Carlos Padre disse hoje à Comercial que é preciso que os angolanos tirem mais proveito dos recursos financeiros disponibilizados pela União Europeia e organizações internacionais no geral.

…….

RD-CPadre 1

…..

Carlos Padre falou igualmente da necessidade de adopção de boas práticas em todos os sectores, e de haver mais interacção com a União Europeia.

Para o economista é fundamental que seja feito o trabalho de casa

RD-CPadre 2

Economista, Carlos Padre em declarações hoje à LAC.

Relatório aponta que a cooperação entre Angola e a União Europeia de 2008 a 2020 teve metas “irrealistas” e impacto limitado nas instituições, por falta de empenho do Governo.

…..

Ponto-A Notícia e a Verdade

….

O Inspector-geral da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), defendeu que as empresas e instituições do país, adoptem políticas para evitar fraudes.

Sebastião Gunza, falava ontem durante o segundo Fórum Anual de Fomento ao Complaince, onde garantiu que as medidas certas promovem maior transparência e cumprimento de regras corporativas.

RD-SGunza1

O Inspector-geral da IGAE, reiterou que o complaince evita riscos organizacionais.

RD-SGunza2

Inspector-geral da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE), Sebastião Gunza.

O Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, no âmbito da reabilitação de edifícios vandalizados na Urbanização Vida Pacífica recebeu hoje, um edifício reabilitado.

Ainda arranca entrega formal das chaves das referidas habitações aos 112 beneficiários.

No acto, o Fundo de Fomento Habitacional, nas vestes de financiador e promotor da reabilitação, procedeu à entrega do edifício ao Instituto Nacional de Habitação e este, por sua vez, deu início à entrega dos apartamentos.

O Secretario de Estado para a Construção, Molares D´Abril, em entrevista a TPA, avançou que este é o início de um processo, que doravante será regular.

RD-MD´Abril

Secretário de Estado para a Construção, Molares D´Abril, a margem da entrega de um edifício reabilitado na Urbanização Vida Pacífica.

Ponto-A Notícia e a Verdade

Horas…..

Daqui a pouco a Festa do Voto na rádio, quando estamos no sexto dia de Campanha Eleitoral

…..

Ponto-CNE-Eleições

…….

Ainda para seguir nesta hora informativa

Governo de Luanda recomenda forças da oposição a não realizar marcha marcada para amanhã

Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, tem uma nova decana.

Vamos ouvir os cantares de Herodes, que tem show para domingo no mercado verde

….

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

……

 

Horas…

Estamos no sexto dia da campanha eleitoral…entre promessas e críticas as forças políticas fazem o jogo da democracia, com discursos e mensagens onde não faltam as farpas, e procuram convencer os eleitores que vão às urnas no dia 24 de agosto.

……

Ponto-CNE-Eleições

……

Eleições em notícias com a LAC a seguir a Festa do Voto….

O candidato do MPLA a Presidente da República, garantiu hoje implementar vários projectos nos domínios rodoviários, energia e águas, em prol da melhoria da qualidade de vida da população do Cuando Cubango, caso vença as eleições de 24 de Agosto próximo.

João Lourenço falava num acto político de massas em Menongue, onde esteve a fazer campanha nesta sexta-feira.

O candidato prometeu a multiplicação de investimentos locais, principalmente no sector industrial, a favor do desenvolvimento socioeconómico e da melhoria das condições de vida das populações, a começar pelas estradas

……

RD-JLO-Noite

……

E em tempo de campanha, também é momento para farpas aos adversários….

O líder do MPLA disse que a oposição não tem legitimidade para reivindicar a autoria das reformas políticas e económicas que se realizam em Angola.

João Lourenço disse ainda que foi o seu partido que liderou também, a política de perdão dos crimes de guerra que assolaram o país durante o período de conflito armado.

……..

RD-JLO-tarde

……..

João Lourenço, cabeça de lista do MPLA quando discursava hoje em campanha na cidade de Menongue no comício realizado pelo seu partido no Cuando Cubango.

…..

E os militantes da coligação CASA-CE, saem amanhã às ruas de Luanda, para mais uma acção de caça ao voto voto num modelo de visita porta-a-porta ao público eleitor.

De acordo com o porta-voz da coligação na capital, Hermenegildo Humberto, o porta-a-porta vai começar no município do Cazenga e termina no distrito urbano do Sambizanga

RD.Hhumberto 1

Entre as figuras do partido que vão participar na caça ao voto, na porta dos cidadãos, estará o político e candidato a deputado pela coligação, Alexandre Sebastião André, candidato a vice-presidente da república pela CASA-CE.

RD-Hhumberto 2

Hermenegildo Humberto reafirmou que com este modelo a CASA-SE pretende informar de forma detalhada os seu manifesto eleitoral ao cidadão eleitor.

RD- HHumberto 3

Porta-voz da Coligação CASA-CE, Hermenegildo Humberto, partido que amanhã sai às ruas de Luanda, com o objectivo de levar o seu manifesto eleitoral a porta de cada cidadão eleitor

O governo provincial de Luanda, recomendou a UNITA, CASA-CE, PRS, Bloco Democrático e o projecto PRA_JA Servir Angola, não marcharem amanhã sobre Luanda, uma, uma vez que já duas forças políticas marcaram atividades similares no mesmo horário e Local.

A marcha dos referidos partidos, é para exigir Igualdade de Tratamento no Processo Eleitoral de 24 de Agosto.

Outra razão para não realização da marcha segundo o comunicado do GPL, divulgado hoje, da lista dos solicitantes conter partidos políticos não legalizados, que consequentemente não concorrem as eleição do próximo mês.

O governo de Luanda exorta os Partidos Políticos e Coligações de Partidos Políticos com legitimidade para participarem das Eleições 24 de  Agosto de 2022, a recorrerem a mecanismos de concertação política e institucional existentes ao nível da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) e a promoverem as marchas de apelo ao voto, legalmente admissíveis neste período de Campanha Eleitoral.

A propósito desta medida do GPL, a LAC ouviu o coordenador do Observatório Político e Social de Angola, Sérgio Calundungo, que deu nota positiva o argumento de que a marcha não deve ocorrer no mesmo local e hora em que decorrerá outra já agendada com o mesmo itinerário.

RD-Scalundungo 1

Já a justificação de que a marcha não deve ocorrer por que entre os promotores do evento estão forças e politicas não legalizadas e forças que não concorrem ao pleito, é segundo o coordenador do observatório político e social, contra as leis vigente no país.

RD-Scalundungo 2

Sérgio Calundungo apela o Governo da Província de Luanda, a pautar-se por uma postura de respeito ao cidadão face aos seus argumentos para impedir a marcha agendada para amanhã.

RD- Scalundungo 3

Coordenador do Observatório Político e Social de Angola, Sérgio Calundungo, e o seu comentário em volta do comunicado de imprensado governo da província de Luanda, que exorta a UNITA, CASA-CE, PRS, Bloco Democrático e o projecto PRA_JA Servir Angola a não marcharem amanhã.

…..

O antigo presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca lidera a missão de Observação da CPLP às eleições do próximo 24 de Agosto.

Em entrevista à Luanda Antena Comercial, Jorge Carlos Fonseca promete uma fiscalização eleitoral responsável, mas diz também que dada a extensão territorial do país, os observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa não poderão estar em todas as províncias para acompanhar a votação.

………

RD-JCFonseca 2

………

O antigo presidente de Cabo Verde diz ainda que o mais importante das eleições de 24 de Agosto, é que elas traduzam a genuína vontade dos angolanos e representem o aprofundamento da democracia.

……..

RD-JCFonseca 1

……..

Jorge Carlos Fonseca, antigo presidente de Cabo Verde que vai liderar a missão de observação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nas eleições angolanas de 24 de agosto

….

Assim está o país em movimento, com a Festa do Voto na Rádio.

..

Ponto

A Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, tem uma nova decana.

Maria Fernanda Monteiro, foi eleita para o mandato de cinco anos, com 87% dos votos, e diz que a sua motivação está entre outros, na implementação de uma gestão mais democrática.

RD-MFMonteiro1

A nova decana, defende a modernização e permanente actualização da oferta formativa nas ciências medicas.

RD-MFMonteiro2

Decana da Faculdade de Medicina, Maria Fernanda Monteiro.

Que assume um mandato de cinco anos, com olhos postos na redinamização da instituição.

A cantora Heroide, sobe ao palco neste domingo, no Mercado Verde, para o concerto “ O Poder da Interpretação”.

Durante o show, que contará com a participação especial de Gabriel Tchiema, a cantora vai homenagear os artistas que influenciaram a sua carreira.

RD-Heroide1

A vencedora da 23ª edição do Festival da Canção de Luanda, diz que o concurso validou o seu talento, e espera participar do evento este ano.

RD-Heroide2

Heroide, cantora e vencedora da 23ª edição do Festival da Canção de Luanda, que apresenta-se neste domingo no Mercado Verde.

 

 

 

 

 

Partidos prometem melhorar educação, dar mais emprego e habitação para a Juventude….Propostas que não convencem jovens religiosos

 

Horas…..

Daqui a pouco a Festa do Voto na rádio, quando entramos no quinto dia de Campanha Eleitoral

…..

Ponto-CNE-Eleições

…….

Ainda para seguir nesta hora informativa

Lançado projecto ambiental que vai levar sustentabilidades às comunidades desfavorecidas

Musical “as fabulosas” vai levar ao palco a problemática do bullyng vivido por muitos adolescentes.

Artistas terão carteira profissional…..Vamos saber quais as vantagens

….

É para seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais.

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

……

Estamos no quinto dia da campanha eleitoral…entre promessas e críticas as forças políticas fazem o jogo da democracia, com discursos e mensagens onde não faltam as farpas, e procuram convencer os eleitores que vão às urnas no dia 24 de agosto.

……

Ponto-CNE-Eleições

……

Eleições em notícias com a LAC a seguir a Festa do Voto….

 

Ponto

Esta sexta-feira, 29 de Julho, marca o último dia de campanha eleitoral no Senegal, antes das eleições legislativas de domingo 31 de Julho. Este é o último escrutínio antes das eleições presidenciais de 2024.

Seis meses após as eleições municipais, cerca de 7 milhões de senegaleses voltam às urnas no domingo para renovar a Assembleia Nacional para os próximos 5 anos.

Entre as oito coligações que disputarão 165 assentos, encontra-se a coligação presidencial “juntos por uma mesma aspiração” que apoia o actual chefe de estado Macky Sall.

……

O secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, revelou que teve hoje uma conversa “franca e direta” com o ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergey Lavrov.

O tema foi a libertação de dois norte-americanos detidos na Rússia.

“Eu pressionei o Kremlin a aceitar a proposta substancial que enviamos sobre a libertação de Paul Whelan e Brittney Griner”, disse Blinken em conferência de imprensa.

Como a CNN divulgou esta semana, a proposta sugere a troca do ex-fuzileiro e da estrela da WNBA por Viktor Bout, um conhecido traficante de armas russo que está a cumprir 25 anos de prisão nos Estados Unidos.

…….

 

 

 

Data de Emissão: 29-07-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados