Jornal das 7h, edição de 28 de Julho de 2022
FORÇAS POLÍTICAS CONTINUAM A CAÇA PELO VOTO PELO PAÍS – HOJE É O QUINTO DIA DA CAMPANHA ELEITORAL.
ACIDENTE DE VIAÇÃO MATA DE CINCO PESSO E DEIXA 19 FERIDOS EM BENGUELA
INTERNACIONAL
MAIS DE 91 MILHÕES DE PESSOAS EM ÁFRICA PADECEM DE HEPATITE B OU C DIZ OMS
Jornal Síntese da MFM, quinta-feira 28 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
Cinco mortos é o resultado de um acidente de viação ocorrida na manhã desta quarta-feira, na Estrada Nacional 105, no percurso Benguela/Huíla.
O acidente, envolvendo um mini autocarro e um camião, fez também 19 feridos que estão a receber tratamento no Hospital Municipal do Chongoroi.
Domingos Graciano o motorista envolvido no acidente, contou a imprensa como tudo aconteceu.
DOMINHOS GRACIANO – J07H28072022
O Director Geral do Hospital do Chongoroi Joaquim Cipriano, falou do estado clínico dos sinistrados.
JOAQUIM CIPRIANO – J07H28072022
Cinco mortos é o resultado de um acidente de viação ocorrida na manhã desta quarta-feira, na Estrada Nacional 105, no percurso Benguela/Huíla.
PONTO
O quarto dia da campanha eleitoral, ontem, foi marcado pelo intensificar das actividades dos concorrentes às eleições gerais de 24 de Agosto, com apelos a sensibilização dos indecisos.
Pelo país, as forças políticas desdobraram-se nas comunidades para para reforçar o apelo ao voto e a conquista da simpatia dos eleitores indicisos, com a divulgação dos programas e manifestos eleitorais.
PONTO MPLA
O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, anunciou esta quarta-feira, na província do Cuanza-Sul, a conclusão das infra-estruturas integradas da cidade do Sumbe e a construção da circular da urbe.
Ao intervir no acto político de massas no quadro das acções da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto, João Lourenço deu garantias de que o dinheiro para avançar com estes projectos “já está garantido”.
PONTO UNITA
A UNITA desenvolveu uma campanha de mobilização porta-a-porta, no quadro das eleições gerais. A acção teve lugar em Ndalatando (Cuanza Norte), bem como nos distritos do Tala Hady e Hoji-ya-Henda, em Luanda.
O cabeça-de-lista da UNITA, Adalberto Costa Júnior, liderou uma marcha pelas artérias da cidade do Huambo onde hoje fara um acto político de massas.
INTERNACIONAL
Mais de 91 milhões de africanos sofrem de hepatite B ou C, as estirpes mais mortais do vírus que causa esta infeção, segundo um estudo publicado hoje pela Organização Mundial de Saúde.
O estudo, divulgado hoje no Dia Mundial da Hepatite tem como foco as hepatites B e C, que causam cirrose hepática e cancro.
Segundo pesquisas, em 19 países mais de 8% da população está infetada com hepatite B, enquanto em 18 países mais de 1% da população vive com hepatite C.
Em 2020, a região africana foi responsável por 26% dos casos globais de hepatite B e C e causa das 125 mil mortes associadas.
FIM