Jornal das 7 horas, edição de 27 de Julho de 2022
ANGOLA CONVIDADA A PARTICIPAR NA SEGUNDA CIMEIRA EUA/ÁFRICA EM DEZEMBRO
CONTINUA A CAÇA AO VOTO – PRESIDENTE DO MPLA NO CUANZA – SUL … UNITA TRABALHOU NO CUNENE E CASA-CE EM MALANGE.
INTERNACIONAL
ONU CONFIRMA MORTE DE TRÊS ‘CAPACETES AZUIS’ EM PROTESTOS NA RDC
Jornal Síntese da MFM, quarta-feira 27 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
A cooperação, nos diversos domínios, entre Angola e os Estados Unidos da América (EUA) dominou, esta terça-feira, O a audiência que o Presidente da República, João Lourenço, concedeu ao embaixador americano no país, Tulinabo Mushingi.
A saída da audiência, decorrida no Palácio Presidencial, em Luanda o diplomata disse à imprensa que abordou com o Chefe de Estado angolano assuntos ligados à Cimeira EUA/África, a decorrer em Washington, de 13 a 15 de Dezembro do corrente ano.
TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022
Tulinabo Mushingi, disse ainda que cerca de 16 empresas americanas pretendem investir no país e chamou atenção para a necessidade de melhorar o ambiente de negócios em Angola.
TULINABO MUSHINGI – 1 – J07H27072022
Embaixador americano em Angola, Tulinabo Mushingi.
PONTO MPLA
O presidente do MPLA, João Lourenço, esta na província do Cuanza-Sul, onde vai orientar, hoje um acto político de massas na Centralidade de Quibaula, cidade do Sumbe.
A deslocação de João Loureço ao Cuanza-Sul enquadra-se nas ações da campanha eleitoral para as Eleições Gerais de 24 de Agosto.
PONTO UNITA
O candidato da UNITA a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, reiterou esta terça-feira, no Cunene, o apelo ao voto no seu partido, nas eleições gerais de 24 de Agosto.
O político falava na cidade de Ondjiva, durante a apresentação do manifesto eleitoral da UNITA, baseado em quatro eixos estratégicos de governação, nomeadamente emergência nacional, responsabilidade e solidariedade social, reforma do Estado e desenvolvimento económico e sustentável.
CASA – CE
O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, mobilizou os vendedores e clientes do mercado da Xawande, na província de Malange, no quadro da campanha eleitoral.
Durante um acto político de massas, o candidato da CASA-CE a Presidente da República falou do programa de governo da coligação que lidera, em que pontifica a aposta no sector agrário, afirmando que vai aproveitar as potencialidades hídricas e fertilidade dos solos de Malanje.
PONTO
Dois mil observadores nacionais e estrangeiros, no caso, menos mil observadores em relação ao número do pleito de 2017, estão, desde domingo, habilitados a seguir os passos das eleições gerais de 24 de Agosto.
Os observadores acreditados pela Comissão Nacional Eleitoral têm por lei até 30 dias antes das eleições para seguirem os passos necessários neste processo.
Luís Gimbo, coordenador geral do Observatório Eleitoral Angolano, aponta para impasses no exercício da observação eleitoral por várias dificuldades notadas no processo organizacional levado a cabo pela CNE por falta de credenciamento.
RD – LUÍ JIMBO 1
Luís Jimbo, garante que a sua organização recebeu a carta convite pela CNE para a observação das eleições, mas insiste que a falta de credenciamento vai criar enormes dificuldades.
INTERNACIONAL
Três elementos da missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) morreram esta terça-feira na sequência de ataques ocorridos contra instalações da organização no leste do país.
As vítimas são um militar e dois polícias militares, dois destes de nacionalidade indiana, tendo-se registado ainda um ferido, referiu o porta-voz das Nações Unidas durante uma conferência de imprensa na sede do organismo, em Nova Iorque.
O governo congolês tinha informado horas antes que ocorreram distúrbios na cidade de Goma, capital da região oriental do Kivu, que resultaram em mortos, sem acrescentar, no entanto, detalhes sobre as vítimas.
FIM