Jornal das 7h, edição de 21 de Julho de 2022

21 ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ENTREGAM INDIVIDUALMENTE   PROCESSOS PARA FISCALIZAR ELEIÇÕES. 

ANGOLA VAI CONTAR COM MAIS SETE MIL PROFESORES NO PROXIMO ANO LECTIVO. TERMINOU SEGUNDO CONCUSRO PUBLICO NACIONAL; 

ANALISTA ALERTA PARA MAIS APROVEITAMENTO POLITICO DE ACTIVIDADES DO PRESIDENTE DA REPUBLICA; 

FILDA TERMINA COM AUMENTO DA PARTICIPAÇÃO ESTRANGEIRA. LEAO DE OURO VAI PARA A UNITEL; 

DEZ DIAS DEPOIS, RUSSIA PODE VOLTAR A ABASTAER DE GAS A EUROPA. PUTIN ACUSADO DE USAR ENERGIA COMO ARMA   POLITICO/MILITAR DE PRESSAO; 

JINGLE TODO O MUNDO OUVE

Jornal da manha com a técnica de Edmundo Simões e Edson Machado, coordenação de Alves Fernandes.

NOTCIAS COM MV  

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola já recebeu o pedido de 21 organizações não-governamentais (ONG), integrantes da plataforma Observatório Eleitoral Angolano (ObEA).

Carlos Cambuta, diretor-geral da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), ONG que integra o ObEA, frisa que todas as organizações que fazem parte da plataforma estão legalizadas “e é por esta razão que a CNE acusou a receção desses 21 processos”.

Na segunda-feira a CNE rejeitou um pedido de credenciamento para a observação eleitoral feito pelo ObEA, por “inexistência jurídico-legal” da organização.

PONTO CORRIDO 

Sete mil e quinhentos candidatos com positivas no concurso público da Educação de 2019 vão ingressar, no próximo ano lectivo (2022/2023), com início previsto para Setembro deste ano.

O ingresso insere-se no seguimento da II fase do concurso público de admissão de 15 mil novos professores, arrancado em Novembro do ano passado.

A confirmação é da directora nacional dos Recursos Humanos do Ministério da Educação, Laudimira de Sousa, adiantando que ainda que as províncias da Huíla, Cuando Cubango, Benguela e Luanda são aquelas com mais professores, visto ser as províncias com maior taxa de notas positivas.

O grande prémio “Leão de Ouro” da 37ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), realizada de 16 a 20 deste mês, na Zona Económica Especial (ZEE), foi conquistado pela empresa de telefonia móvel Unitel.

A empresa recebeu igualmente o Prémio Melhor Participação Telecomunicações e Tecnologia de Comunicação, enquanto o galardão Personalidade da FILDA foi entregue ao ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João.  

O tema apresentado pela empresa na FILDA esteve assente no desenvolvimento de soluções inovadoras, face ao compromisso da qualidade, junto dos seus clientes e ao contributo que a empresa proporciona em várias esferas como na educação, saúde e empreendedorismo económico.

Na ocasião, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, considerou ser a melhor edição da FILDA, desde o início da sua jornada, tendo sido feito um trabalho intenso, identificando muitos desafios pela frente. 

Já o presidente do Conselho de Administração do Grupo Eventos Arena, Bruno Albernaz, considerou o balanço “extremamente positivo”, por ter registado mais de 33 mil visitantes 

Disse que a FILDA registou aumento da participação em cerca de 40% e mais de 8 missões internacionais, comparando com a edição anterior.

O Presidente da República, João Lourenço, regressou à capital do país, Luanda, depois de algumas horas de trabalho na província de Benguela.

Na Base Aérea de Luanda, o Chefe de Estado angolano, acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de membros do Executivo.

Na província de Benguela, o Titular do Poder Executivo inaugurou duas centrais fotovoltaicas (energia solar) nas localidades do Biópio e da Baía Farta.

JOÃO LOURENÇO 07H

Com uma potência total instalada de 188,8 megawatts de energia eléctrica, o suficiente para abastecer mais de um milhão de pessoas, a central do Biópio, município da Catumbela, é o maior projecto de energia solar em Angola e totaliza 509 mil e 40 painéis solares.

A outra central de energia solar, construída nos arredores da vila municipal da Baía Farta, vai beneficiar cerca de meio milhão de consumidores. Está edificada numa área de 186 hectares e possui 261 mil e 360 módulos solares.

O analista David Kissadila fala em aproveitamento politico em pré campanha eleitoral;

DAVID KISSADILA 07H

A Comissão da Reforma da Justiça e do Direito (CRJD) remeteu para aprovação da Assembleia Nacional, nos últimos 27 meses, 10 leis, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiróz.

Do total, duas se encontram em fase final de aprovação, enquanto oito já foram aprovadas pelo parlamento angolano.

PONTO

O programa de repatriamento voluntário dos refugiados do Kasai, República Democrática do Congo (RDCongo) foi hoje retomado, com a saída de 88 pessoas concentrados no assentamento do Lôvua, província angolana da Lunda Norte.

De acordo com uma nota do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), a que agência Lusa teve acesso, o processo está a ser conduzido em parceria com os governos de Angola e da RDCongo, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e dos parceiros Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) e World Vision.

O primeiro grupo de 88 refugiados e dependentes saiu do assentamento do Lôvua hoje e deve atravessar a fronteira para a RDCongo na quarta-feira. O coordenador dos refugiados em angola, Mussenguele Kopele falou sobre os contornos do regresso.

KOPELE 1 

O ACNUR informa que a primeira viagem será realizada pela fronteira de Chicolondo, prevendo-se que outros grupos deixarão Angola pela fronteira de Chissanda.

PONTO

Juventude de Luanda realiza um debate neste fim de semana para tratar dos contornos das próximas eleições em angola. A plataforma a caminho das eleições que tratar de levar para as comunidades de Luanda mais conhecimentos sobre o momento político de angola. 

Um dos mentores da iniciativa Machado Mendes falou sobre a actividade.

MACHADO MENDES 1 

INTERNACIONAL 

A União Europeia estabelecerá planos de emergência para conter o uso de gás depois que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou que os suprimentos russos enviados pelo maior gasoduto para a Europa, o Nord Stream 1, correm o risco de serem reduzidos ainda mais.

As entregas pelo gasoduto, que responde por mais de um terço das exportações de gás russo para a UE, devem ser retomadas na quinta-feira, após uma pausa de 10 dias para manutenção anual.

Mas os suprimentos por essa rota foram reduzidos antes mesmo da interrupção de manutenção por causa de uma disputa sobre elementos alvos de sanções e agora podem enfrentar mais cortes, enquanto as entregas por outras rotas, como a Ucrânia, também caíram desde que a Rússia invadiu sua vizinha em fevereiro.

As interrupções prejudicaram os esforços da Europa para reabastecer os estoques de gás antes do inverno, aumentando o risco de racionamento e outro impacto no frágil crescimento econômico se Moscou restringir ainda mais os fluxos em retaliação às sanções ocidentais pela guerra na Ucrânia.

Um porta-voz da presidência temporária do Mercosul anunciou nesta quarta-feira (20) que os governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai negaram ao presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, a oportunidade de fazer um discurso na cúpula na próxima quinta-feira (21).

“Não houve consenso. Foi comunicado ao embaixador ucraniano na Argentina, presente no Paraguai”, informou nesta quarta-feira em coletiva de imprensa Raúl Cano, vice-ministro de Relações Exteriores do Paraguai.

O Mercosul, criado em 1991, é o principal bloco de integração da América do Sul, com Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai como sócios.

FIM.FIM  

Data de Emissão: 21-07-2022 às 07:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados