Hora Informativa, edição de 18 de Julho de 2022

Agência de notação financeira Fitch prevê subida do rating de Angola de estável para positivo.

 

Governo vai disponibilizar 2,2 biliões de kwanzas para aumentar a produção de cereais nos próximos cinco anos

 

Executivo que realizou a última reunião do conselho de ministros…Quando está no fim do presente mandato.

 

Presidente da UNITA visita FILDA e sublinha importância da aposta na produção nacional

 

TAAG reforça a frota com seis aeronaves do tipo Airbus A220-300 que devem chegar ao país a partir de Janeiro de 2023.  

Lançada campanha de vacinação que pretende imunizar cerca de quatro milhões de crianças contra o sarampo e a poliomielite

No dia de Nelson Mandela, presidente, Cyril Ramaphosa, considerou que o futuro do país “está nas mãos” dos sul-africanos.

Volodymyr Zelensky suspende procuradora-geral da República e o chefe da agência interna de segurança da Ucrânia, por suspeitas de traição à pátria

Ponto-LAC Informação 2

24 de máxima e 20 de mínima foi a temperatura registada em Luanda nas últimas horas. Marcamos o tempo na notícia

Edita o José Silva com montagem de Anacleto José e técnica final de Alexandre Campos. Hora Informativa na LAC é com o Pedro Fernandes.

Ponto-Forte

Boa noite,

…..

A agência de notação financeira Fitch Ratings reviu a perspetiva de evolução do ‘rating’ de Angola de Estável para Positivo, deixando antever uma subida da opinião sobre a qualidade do crédito soberano do país.

“Os preços mais elevados do petróleo e a nossa expetativa de uma contínua restrição orçamental vão sustentar uma melhoria na perspetiva de evolução orçamental”, lê-se na nota que acompanha a explicação da mudança da perspetiva de evolução do ‘rating’, que é mantido em B-, abaixo do nível de recomendação de investimento.

Na nota divulgada esta segunda-feira, a Fitch Ratings, detida pelos mesmos donos da consultora Fitch Solutions, prevê um excedente orçamental de 4,3% este ano, e uma significativa redução do rácio da dívida pública face ao PIB, que descerá para 56,5% este ano, o que compara com os 79,7% do ano passado e com os 123,8% de 2020.

“Antevemos que este declínio no rácio seja sustentado pela significativa apreciação do kwanza, por um Producto Interno Bruto-PIB nominal substancialmente mais elevado e pelo contínuo compromisso com a consolidação orçamental”, escrevem os analistas, lembrando que “a depreciação anterior foi um importante motor do aumento da dívida nos últimos anos, já que a dívida em moeda estrangeira representa 70% da dívida pública total”.

Na análise às finanças públicas de Angola, a Fitch Ratings alerta que se os preços do petróleo descerem, a pressão sobre as contas do Estado vai aumentar novamente.

……..

O Conselho de Ministros aprovou  esta segunda-feira o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO), uma iniciativa orçada em 2,2 biliões de kwanzas, cerca 4 mil milhões, para o período 2022/2027.

O referido Plano prevê o fomento para a produção e o aprovisionamento de quatros grãos prioritários, nomeadamente o milho, o arroz, o trigo e a soja, com vista a redução da dependência da importação e assegurar autossuficiência e segurança alimentar.

O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano, fala das metas do referido plano e como se vai proceder a sua efectivação

…..

RD-MCJoão 1

O governante garante ainda que o plano começa a se implementado em breve, tão logo seja publicado o respectivo decreto presidencial.

…..

RD-MCJoão 2

….

Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano. Angola pretende estar entre os maiores productores de graus de África

 

O executivo lançou hoje o Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (PLANAGRÃO), uma iniciativa orçada em 2,2 biliões de kwanzas, para o período 2022/2027.

O documento, aprovado na última sessão do Conselho de Ministros do presente mandato, orientado pelo Presidente da República, João Lourenço.

A sessão aprovou igualmente o Relatório de Balanço do mandato 2017/2022, no qual destaca os principais marcos alcançados e desafios enfrentados pelo Executivo, marcado pela pandemia da Covi-19 e a crise económica.

O documento salienta os esforços do executivo na consolidação do estado democrático e de direito, bem como a implementação de um conjunto de reformas institucionais e económicas.

Não obstante a crise económica e financeira que o pais enfrente desde 2104, agravada com a pandemia da covid-19, que abalou o mundo, o executivo diz ter trabalhado na resolução de grandes problemas que afligem a população, adoptando medidas determinantes para evitar-se um cenário mais difícil.

 No quadro da materialização das medidas constantes do Projecto de Simplificação de Procedimentos na Administração Pública (Simplifica 1.0), o Conselho de Ministros aprovou um diploma que estabelece o Regulamento sobre a Emissão, Atribuição e Uso da Licença para a Transladação Interna de Cadáveres.

O documento atribui ao Ministério da Saúde, enquanto órgão licenciador, competência para conceder ou habilitar a entidade requerente ao transporte ou transladação do cadáver de uma província para outra.

………

O presidente da UNITA, defendeu hoje que o país deve reforçar o investimento na industrialização. 

Adalberto Costa Júnior falava aos jornalistas durante a visita que efectuou uma visita à 37ª Feira Internacional de Luanda (FILDA 2022).

O político referiu ser necessário melhorar o equilíbrio social, aumentando igualmente a produção nacional, sobretudo na agricultura.

Depois de passar por vários stands e interagir com os expositores o líder da UNITA diz que gostou do que viu

…..

RD-ACJúnior

….

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que hoje visitou a FILDA 2022.

Na trigésima sétima edição da Feira Internacional de Luanda, hoje o dia foi dedicado ao sector dos petróleos.

As empresas do ramo nacionais e estrangeiras, com realce para as exploradoras e prestadoras de serviços e de bens, deste sector importante para a economia nacional analisaram vários desafios.

O dia foi marcado com conferências sobre o conteúdo local e a produção petrolífera em Angola.

Natacha Massano administradora executiva da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis ressalta os investimentos para aumentar a produção.

….

RD-NMassano

….

Já o secretário de Estado para Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, sublinha a pesquisa de novos poços

….

RD-JCVictor 1

….

O responsável ressalta ainda a importância do conteúdo local

RD-JCVictor 2

….

Jânio Correia Victor realçou igualmente que a transição energética para energias renováveis (fotovoltaica) é imprescindível e necessária para o desenvolvimento que se quer de Angola.

Segundo o responsável, as energias renováveis se posicionam como uma fonte em pleno desenvolvimento, que estão vinculadas com a preocupação actual de preservar o ambiente e isenta de qualquer poluição e resíduos.

Jânio Victor, que prestigiou o dia dedicado ao sector dos petróleos na FILDA 2022, disse que a  Sonangol já trabalha na Huíla, Cabinda, Namibe e Cuanza Sul em projectos para  produzir energias renováveis, desde o princípio deste ano.

Para Angola cumprir com o objectivo traçado, de começar a produzir energias renováveis, disse o secretário de estado, é imprescindível explorar outras fontes de energia, sendo as renováveis o futuro.

A Filda vai decorrer até a próxima quarta-feira na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

Na abertura do evento o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, sublinhou que a economia angolana crescerá mais de dois dígitos este ano.

…….

RD-MNJúnior 1

……..

Manuel Nunes Júnior, ministro de Estado para a Coordenação Económica, que representou o presidente da República João Lourenço, na cerimónia de abertura da FILDA/2022, onde a vizinha Namíbia está representada com vários expositores.

RD-Expositora Namibiana

A tradução das palavras de uma expositora namibiana, representante de um dos quinze países participantes na FILDA 2022 que termina quarta-feira dia 20, na Zona Económica Especial Luanda-Bengo.

A TAAG Linhas Áreas de Angola comprou seis aeronaves do tipo Airbus A220-300 à construtora europeia “Air Lease Corporation” (ALC).

Segundo uma nota da companhia distribuída à imprensa, está é uma compra sob o regime de leasing, mediante um acordo comercial, directo, assinado durante a conferência de “Farnborough International Airshow 2022”.

Mais dados com o jornalista LAC José Silva, que avança a data da chegada sas aeronaves

….

RD-JSilva

Jornalista José Silva

TAAG reforça a frota com seis aeronaves do tipo Airbus A220-300 que devem chegar ao país a partir de Janeiro de 2023.  

….

Ponto-Vector

….

Horas…

Ponto-Fúnebre

….

O ministro de estado e chefe da Casa de Segurança do presidente da república, acredita num desfecho favorável que permita a transladação do corpo de José Eduardo dos Santos para Angola.

De acordo com o general Francisco Furtado que falava em Barcelona à TV Zimbo, aguarda-se por uma decisão da justiça espanhola, mas mostrou-se convicto de que Isabel, e Tchizé dos Santos poderão ter uma posição mais flexível, que permita de facto, a realização de um funeral de estado.

RD-FFurtado 2

Francisco Furtado que chefia a delegação angolana que em Barcelona negoceia com a família dos Santos, avançou que o chefe do executivo está a acompanhar os desenvolvimentos da situação, e realçou que o mais importante é que haja cooperação e bom senso.

RD-FFurtado1

Ministro de estado e chefe da Casa de Segurança da presidência da República, general Francisco Furtado, em declarações à TV Zimbo, optimista quanto a possibilidade de ser realizado um funeral condigno e no país, para o antigo presidente, José Eduardo dos Santos.

Entretanto há informações segundo as quais, José Filomeno dos Santos “Zenu dos Santos” terá dito à imprensa norte- americana que compete a família e não ao Estado angolano fazer o funeral de seu pai.

Zenu dos Santos junta assim a sua voz, à da sua irmã Tchizé que tem defendido que o corpo do segundo presidente da República deve ser entregue à família.

Resta pois aguardar por uma decisão judicial espanhola.

Uma semana após a sua morte ainda não se sabe quando e onde será sepultado José Eduardo dos Santos, o antigo estadista angolano, que faleceu em Barcelona, Espanha, a 8 de julho.

O Homem que queria ser lembrado como um Bom Patriota.

….

Ponto-JES Patriota

Ponto-Os Factos

….

Daqui a pouco

Vamos a saber mais sobre a campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo que hoje foi lançada

Fórum Nacional de Mulheres Empreendedoras arranca amanhã em Luanda

Vladimir Putin diz que impossível isolar a Rússia do resto do mundo.

É para a seguir a notícia no seu rádio ou no toque de um clique. Ouça a LAC nas plataformas digitais

….

Ponto-LAC Internet

Publicidade

…..

As autoridades sanitárias do país pretendem vacinar um total de um milhão e seiscentas e trinta crianças, menores e cinco anos, em oito províncias do país, contra o sarampo /rubéola, pólio e a administração de vitamina A

Esta segunda-feira foi lançada a Campanha Nacional de Vacinação na cidade de Caxito, província do Bengo.

A campanha é de âmbito nacional, mas será realiza de forma faseada. De 23 a 31 de julho, como confirma o Secretário de Estado para a Saúde Pública Franco Mufinda

….

RD-FMufinda 1

….

Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que hoje em Caxito, Bengo, orientou o lançamento da campanha nacional de vacinação contra a pólio e sarampo.

Campanha que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF, Ivan Yerovi, representante em Angola, sublinha a pertinência da realização da campanha, numa altura em que se registam casos de poliomielite em países vizinhos.

…….

RD- IYerovi

……

Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância-UNICEF em Angola, Ivan Yerovi.

…..

A linha SOS criança registou na última semana vários casos de abusos sexuais de menores, e também outros de maus tratos e trabalho infantil.

A porta-voz do INAC, Rosalina Domingos falou à imprensa sobre as denúncias registadas, que constituem violações dos direitos das crianças.

RD-RDomingos1

Rosalina Domingos referiu-se igualmente a um caso, em Cabinda, em que se suspeita que um pai, utilize os seus filhos, para a compra de droga.

RD-RDomingos

Rosalina Domingos a porta-voz do INAC e o balanço semanal das denúncias registadas pela Linha SOS Criança.

Ponto-LAC Informação 1

…..

Começa amanhã aqui na capital o Sexto Fórum Nacional sobre Micro Finanças, sob o Lema: “Promover a inclusão financeira da mulher é apostar no desenvolvimento económico do país”.

A organização é do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher-MASFAMU

Uma iniciativa que está inserida no Programa de Promoção do Género e Empoderamento da Mulher, tendo como acção prioritária o cumprimento das orientações saídas do Fórum Nacional de Auscultação à Mulher Rural.

RD-SErnestro-1

Directora Nacional para as Politicas familiares, igualdade e Equidade de género do MASFAMU, Santa Ernesto,

A responsável diz ainda que o país realiza o evento tendo em conta a cimeira mundial de 1997 que decorreu nos Estados Unidos, onde Angola esteve presente e elaborou o programa Nacional de microcréditos.

RD-SErnestro-2

….

O fórum vai facilitar o acesso dos serviços financeiros às mulheres e garantir a sua inclusão financeira, sublinha Santa Ernesto.

 

….

RD-SErnestro-3

Directora Nacional para as Politicas familiares, igualdade e Equidade de género do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher-MASFAMU, Santa Ernesto

Quarto Fórum Nacional sobre Micro Finanças, acontece no amanhã sob o Lema: “Promover a inclusão financeira da mulher é apostar no desenvolvimento económico do país”.

….

Ponto-Grande Plano

….

Horas..

….

Estamos a seis dias do início da campanha eleitoral…e a 36 dias para as eleições gerais que acontecem a 24 de Agosto.

….

Ponto-Eleições

…..

O planalto central é uma das zonas do país onde se assiste a uma disputa renhida entre as principais forças politicas

O repórter LAC, Fortunato Cabina está no Huambo e traz-nos mais dados, sobre os novos eleitores, ou seja os cidadãos que irão votar pela primeira vez, e também sobre a preparação da ida as urnas.

RD-FCabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina que está no Huambo a acompanhar as movimentações a volta das eleições gerais de 24 de Agosto.

Vem aí a Festa do Voto.

Ponto-Eleições

Horas vamos saber agora como está o mundo nesta segunda-feira

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou que o futuro do país “está nas mãos” dos sul-africanos, ao assinalar hoje o aniversário do antigo estadista Nelson Mandela.

Anualmente, nesta data, os sul-africanos são chamados a dedicarem 67 minutos em ações de solidariedade e ajuda aos mais carenciados nas suas comunidades, numa alusão aos 67 anos de luta de Nelson Mandela pela justiça social.

“O Dia Nelson Mandela é sobre inculcar uma cultura de serviço que vá para além dos 67 minutos, todos os anos, no dia 18 de julho”, salientou ao país Cyril Ramaphosa na sua newsletter semanal.

Celebra-se hoje, 18 de Julho, à escala global o Dia Internacional Nelson Mandela, em reconhecimento pelo empenho do estadista sul-africano pela busca da paz, respeito e salvaguarda dos direitos civis.

A data, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Novembro de 2009, é uma homenagem ao legado de Mandela, defensor dos direitos humanos e consagrado pela luta da garantia da justiça, igualdade social, política e económica das pessoas negras.

O consenso de 192 países membros da ONU levou à aprovação de uma Resolução que tornou possível o reconhecimento da efeméride, que só em 2010 viria a ser celebrada pela primeira vez.

Desde então, são realizadas a 18 de Julho, anualmente e em todo mundo, homenagens a um dos mais notáveis filhos de África e impulsionador da democracia e de relações inter-raciais equilibradas.

Na base da institucionalização do “Nelson Mandela International Day”, está também subjacente o reconhecimento pela contribuição de “Madiba” na busca da democracia internacional e promoção da cultura de paz ao redor do mundo, pois acreditava que o ser humano pode mudar o mundo e torná-lo melhor, estando nas suas mãos fazer a diferença.

…..

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, suspendeu das suas funções  a procuradora-geral do país, Irina Venediktova, e chefe dos serviços secretos ucranianos (SBU) Ivan Bakanov, amigo de infância de Zelensky.

Os responsáveis estão suspensos por suspeita de terem traído a Ucrânia. Uma situação que está a ser investigada pelo governo ucraniano depois que dezenas casos de colaboração com a Rússia, terem sido notificados nos serviços geridos por Ivan Bakanov.

Em declarações à televisão ucraniana, o director adjunto do gabinete da presidência, Andriy Smyrnov, esclareceu que as duas figuras ainda não foram demitidas, apenas suspensas, e que a situação está a ser investigada. Smyrnov adiantou ainda que os suspeitos podem ser reintegrados se não forem considerados culpados.

……

Os presidentes da Rússia e da Turquia vão discutir a questão da exportação de cereais de origem ucraniana. Putin e Erdogan encontram-se esta terça-feira, avançou o jornal britânico The Guardian.

O Presidente russo admitiu que as sanções que têm vindo a ser impostas são “um grande desafio”. “Mas não vamos desistir e entrar num estado de desordem”, sublinhou.

 “Não apenas as restrições, mas o encerramento quase completo do acesso a produtos estrangeiros de alta tecnologia está a ser, deliberadamente, usada contra o nosso país”, disse esta segunda-feira Vladimir Putin, citado pela Reuters.

Esta segunda-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia estão reunidos para discutir novas sanções a aplicar à Rússia.

 

Data de Emissão: 18-07-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PUB RADIO PLAY

Relacionados