Jornal das 12h, edição de 19 de Dezembro de 2024

 

JORNAL 12H00

19.12.2024

Edição: Laurinda Tavares

Técnica: Domingos Ambrósio

 

NOTÍCIAS

 

 

O processo de recadastramento do SME detectou centenas de casos com cadastro criminal.

São mais de trezentos os casos com cadastro criminal serao encaminhados para o Serviço de Investigacao Criminal.

Entre as irregularidades contam-se concorrentes sem a formaçao académica exigida, alguns até com dificuldades de leitura, com suspeitas de que terao usado documentaçao falsa:

 

RD CLAUDIO FERNANDO 12H00

 

Claudio Fernando, do Serviço de Migraçao e estrangeiros, falando à tpa sobre o processo de recadastramento dos integrantes do curso para ingresso na instituiçao.

Mais de cinco mil candidatos serao recastrados. Entretanto, registou-se a ausencia de 85 instruendos que faziam parte do curso.

 

O Curso Básico de ingresso no SME em que se inscreveram mais cinco mil candidatos foi cancelado dias antes da data prevista para o encerramento, devido a “irregularidades graves no processo de selecção”.

 

O advogado Silva Muassuka  olha com preocupaçao para a situaçao gerada pelo que considera falha dos Recursos Humanos do SME.

RD SILVA MUASSUKA 12H00 ( pode ser reeditado e melhorado).

Processo de recastramento em curso no SME já detectou mais de trezentas irregularidades.

Os cidadãos com processos criminais serão encaminhados ao Serviço de investigação Criminal. 

 

JINGLE

 

Chuvas fortes e cheias podem fustigar as populçoes do Sul de Angola nas próximas semanas.

O alerta foi lançado pela SADC e levou o governo provincial da Huila e emitir um comunicado dirigido às 14 admnistraçoes municipais,  para que tomem medidas de prevençao para a eventualidade de cheias.

A previsao da SADC é feita com base Ciclone tropical Chido que deixou um rasto de destruiçao em Moçambique, provocando a morte de pelo menos, 45 pessoas nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula.

O ciclone tropical, que se formou a 5 de dezembro no Sudoeste do oceano Índico, com ventos que rondaram os 260 quilómetros por hora e chuvas fortes.

Antes de atingir Moçambique, a tempestade arrasou o território francês de Mayotte.

 

A Organização das Nações Unidas disponibilizou 3, 8 milhoes de euros para assistir os sinistrados.

 

933 888 333 – Lutuíma Dominguez ) INAMET

OU

911 736 990 – Pureza Makeup – DIRECTO  inamet

 

..–..–..–..–..

 

A frequencia e intensidade das chuvas tem sido já causa de inumeros desastres em várias regioe angolanass, com mortes a lamentar.

É o caso de Benguela, como descreve o porta-voz local do SPCB, sub inspector Valdemir Bernardo.

 

RD VLADEMIR BERNARDO 1

 

Em período de muitas ocorrencias, o Serviço de Protecao Civil e Bombeiros reforça as medidas de prevençao:

 

RD VLADEMIR BERNARDO 2

 

PONTO

 

Morreu Manuel dos Santo Lima, Primeiro Comandante em Chefe do Exército Popular de Libertação de Angola (EPLA), considerado base do Actual Exército nacional.   

Linguista, escritor, jornalista, advogado, político e ex-militar angosantomense, Manuel Guedes dos Santos Lima, foi um dos mais destacados intelectuais angolanos do período pós-independência.

Manuel dos Santos Lima morre aos 88 anos.

 

 

JINGLE

 

O Presidente da República, João Lourenço, é recebido hoje pelo sultao, Haltham tarik Al Said ,no Palácio Real na cidade de Muscate, capital de Omã, onde cumpre uma visita de Estado de dois dias.

Depois do encontro entre os dois estadistas, está prevista conversaçoes oficiais entre as delegações dos dois Estados.

 

Na sexta-feira, último dia da visita, o presidente Joaqo Lourenço vai visitar o Museu Nacional de Omã.

Nesta viagem, o chefe de estado é acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, além de membros do executivo.

 

PONTO CORRIDO

 

Os 4 novos governadores para as províncias do Cuando, Moxico Leste, Cubango, Icolo e Bengo e Cuanza-Sul já tomaram posse.

Os empossados mostram estar conscientes dos desafios que vao enfrentar.

Klésio Bento

RD KLESIO BENTO 12H00

..–..–..–..–..

Moradores do bairro comissão do Cazenga mostram-se preocupados com a quantidade de lixo do sistema de drenagem daquela localidade.

Mais dados com António Pascoal.

RD: ANTÓNIO PASCOAL

Ouvíamos a matéria de António Pascoal.

 

..–..–..–..

Faimilias de localidades do K.Norte e Malanje receberam esta semana o apoio do programa Kwenda

 

O resumo da passagem do Kwenda com o Joao Kakulo

 

RD JOAO KAKULO

PONTO

 

Neste jornal, cidadãos entrevistados pela Rádio Nova falam do valor da solidariedade.

Celebra-se hoje o dia Internacional da Solidariedade Humana.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2005, por ocasião da celebração da primeira década das Nações Unidas para a Erradicação da Pobreza (1997-2006).

A celebração do Dia Internacional da Solidariedade Humana tem como objetivo destacar a importância da ação colectiva para superar os problemas globais e alcançar os objetivos mundiais de desenvolvimento, de forma a construir um mundo melhor e mais seguro para todos.

 

RD: VOX SOLIDADRIEDADE

 

O docente universitário José Luís Mendonça ressalta o amor ao próximo das pessoas, como valor da solidariedade.

 

RD: JOSÉ MENDONÇA

 

Ouvíamos o docente universitário, José Luís Mendonça.

Celebra-se nesta quinta-feira o dia Internacional da Solidariedade Humana.

INTERNACIONAL

 

Foi identificada como malária grave, a doença misteriosa que matou dezenas de pessoas na República Democrática do Congo nas últimas semanas.

No início deste mês, as autoridades da RDC noticiaram que centenas de pessoas – na sua maioria crianças com menos de cinco anos de idade – tinham adoecido com uma doença desconhecida, semelhante à gripe na província de Kwango, no sudoeste do país, o que levou os profissionais de saúde a deslocarem-se à região remota para recolher amostras e ajudar a tratar os doentes.

“O mistério foi finalmente resolvido”, afirmou o Ministério da Saúde num comunicado citado pela Reuters. “Trata-se de um caso de malária grave sob a forma de uma doença respiratória”.

O Ministério da Saúde da RDC disse que houve 592 casos desde outubro, com uma taxa de mortalidade de 6,2 por cento, o que é muito inferior ao número de mortes anteriormente relatado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que não confirmou a doença, mas que a malária exacerbada pela desnutrição estava entre as condições que estavam a ser consideradas como uma causa potencial da doença, juntamente com a pneumonia aguda, a gripe, a COVID-19 e o sarampo.

Os sintomas da doença misteriosa incluem febre, dor de cabeça, tosse, corrimento nasal, fadiga e dores no corpo, e todos os pacientes com doença grave estavam gravemente desnutridos.

..–..–..–..

O Supremo Tribunal de Justiça francês rejeitou, esta quarta-feira, o recurso apresentado pelo antigo presidente francês, condenando-o definitivamente a um ano de prisão com pulseira eletrónica.

A pena, que anteriormente tinha sido suspensa, é agora executória, com o acréscimo de três anos de inelegibilidade.

Aos 69 anos, Sarkozy foi considerado culpado de corrupção e tráfico de influências, e será agora chamado a comparecer perante um juiz de execução de pena, que determinará os termos e condições da pulseira eletrónica.

Nicolas Sarkozy “irá obviamente cumprir a sanção imposta, que é agora definitiva”, disse o advogado, Patrice Spinosi, à agência France-Presse.

Patrice Spinosi revelou ainda que o antigo chefe de Estado francês “vai recorrer nas próximas semanas ao Tribunal Europeu (dos Direitos do Homem, CEDH), como tem o direito de fazer, para obter a garantia dos direitos que os juízes franceses lhe negaram”.

 

A organização Human Rights Watch considerou hoje que Israel cometeu crimes contra a humanidade, de extermínio e ainda atos de genocídio, ao privar intencionalmente civis palestinianos da Faixa de Gaza de produtos básicos necessários à sobrevivência.

Num relatório de 184 páginas, intitulado “Extermínio e Actos de Genocídio: Israel privou deliberadamente água aos palestinianos em Gaza”, a organizaçao de direitos humanos, refere que o Hamas, ao perpetrar os ataques no sul de Israel, a 07 de outubro de 2023, também cometeu “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade”.

Para a HRW, as autoridades israelitas impediram “intencionalmente os palestinianos em Gaza do acesso a água potável e ao saneamento básico necessários à sobrevivência humana” desde outubro de 2023.

A HRW insiste no documento que as autoridades israelitas infligiram deliberadamente condições de vida calculadas para provocar a destruição de parte da população de Gaza e, ao fazê-lo, são responsáveis pelo crime de extermínio contra a humanidade e por atos de genocídio.

..–..–..–..–..

O diretor da UNICEF para o Médio Oriente avisou hoje que há 7,5 milhões de crianças na Síria a precisar de ajuda humanitária, apelando à criação de um plano de grande escala para proteger os menores do país.

Edouard Beigbeder, que percorreu algumas das principais cidades da Síria nos últimos dias, sublinhou que qualquer “transição política credível e inclusiva” deve incluir os direitos de 10 milhões de crianças entre as suas prioridades.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) considera que a queda do regime do ex-Presidente Bashar al-Assad dá à Síria um “futuro de esperança” e “de oportunidades” a milhões de crianças que “não conheceram nada além do conflito desencadeado há quase 14 anos”, mas, alertou o diretor, ficam “imensos desafios” por enfrentar.

..–..–..–..

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, desferiu esta noite um provável golpe mortal nas negociações orçamentais bipartidárias do Congresso, rejeitando a medida por considerá-la repleta de brindes aos democratas.

posição de Trump aumenta o risco de uma paralisação do governo norte-americano pouco antes do Natal.

“Os republicanos devem ser inteligentes e resistentes. Se os democratas ameaçarem fechar o governo, a menos que lhes demos tudo o que querem, então façam o vosso ‘bluff'”, disse Trump numa declaração conjunta com o vice-presidente eleito, JD Vance.

A declaração é uma demonstração de força do presidente eleito, a um mês da tomada de posse, e que se mantém a centenas de quilómetros de distância, no seu resort em Mar-a-Lago, na Florida.

O episódio demonstra ainda a influência de Elon Musk e Vivek Ramaswamy, que passaram o dia a atacar a legislação orçamental por a considerarem repleta de gastos excessivos.

“Matem o projeto de lei!”, escreveu Musk na sua rede social, X, enquanto republicava várias mensagens de membros republicanos da Câmara que juravam não apoiar o projeto.

Os aliados de Trump ficaram radiantes com a sua intervenção, vendo-a como o cumprimento da sua promessa de abalar Washington.

Mas os legisladores também ficaram perplexos com a forma como um acordo bipartidário crucial pode desmoronar tão rapidamente, poucos dias antes do prazo final.

Existem ainda questões sobre o futuro do presidente da Câmara dos Representantes, apoiado por Trump, Mike Johnson, que estava a pressionar a aprovação da legislação orçamental e será candidato à reeleição para o seu cargo dentro de apenas algumas semanas.

FIM FIM FIM FIM FIM FIM FIM

 

 

 

 

 

..–..–..–..–..

O primeiro-ministro populista da EslováquiaRobert Fico, afirmou que a Ucrânia não será convidada a aderir à NATO e que a Rússia não retirará as suas tropas da península ocupada da Crimeia ou de outras partes da Ucrânia, durante uma intervenção na Comissão Parlamentar para os Assuntos Europeus, na quarta-feira.

“A Ucrânia não será convidada a aderir à NATO. Vai perder um terço do seu território e terá forças militares estrangeiras”, disse o primeiro-ministro eslovaco.

 

Fico reconheceu que a Rússia violou o direito internacional ao invadir a Ucrânia, mas culpou largamente o Ocidente por ter empurrado a Ucrânia “para uma situação má”.

Fico fez estas observações antes da viagem a uma cimeira da UE e no mesmo dia em que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se reúne com o secretário-geral da NATO, Mark Rutte, e com os líderes europeus em Bruxelas. As discussões têm como objetivo reforçar as defesas da Ucrânia contra as forças russas.

Estes comentários não são uma surpresa. Fico já tinha dito em outubro que não permitiria que a Ucrânia se tornasse membro da NATO enquanto fosse primeiro-ministro.

“Darei instruções aos deputados sob o meu controlo, na qualidade de presidente do partido (Smer, no poder), para que nunca concordem com a adesão da Ucrânia à NATO”, declarou Fico numa entrevista à emissora STVR.

Robert Fico, conhecido pela sua posição pró-Rússia e pelas críticas às sanções impostas pela Ucrânia à Rússia, incluindo as que visam a Lukoil, foi reconduzido como primeiro-ministro da Eslováquia em 2023. Paralelamente, decidiu pôr termo à ajuda militar da Eslováquia à Ucrânia: “Consideramos a ajuda à Ucrânia apenas como ajuda humanitária e civil e não continuaremos a fornecer armas à Ucrânia”, declarou.

Na sua opinião, “uma paragem imediata das operações militares é a melhor solução para a Ucrânia. A UE deve deixar de ser um fornecedor de armas e passar a ser um pacificador”.

Ucrânia considera que a adesão à NATO é a única “garantia real” para a sua segurança. Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO aguardam o regresso de Donald Trump à presidência dos EUA para tomar uma decisão.

 

 

Data de Emissão: 19-12-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados