Jornal das 12h, edição de 18 de Dezembro de 2024

JORNAL 12 HORAS

Edição:

Técnica:

18.12.2024

NOTÍCIAS

Olhar para a data a nível internacional, perante a relevância que o dia internacional dos migrantes têm na vida das pessoas, defendeu o especialista em relações internacionais Nkikinamo Tussamba.

RD: NKIKINAMO TUSSAMBA 1 12HRS

Para este ano o lema é as contribuições dos trabalhadores migrantes em todo o mundo, é celebrado hoje o dia internacional dos migrantes.

RD: NKIKINAMO TUSSAMBA 2 12HRS

Nkikinamo Tussamba inumera exemplos como Portugal, Itália, como países que se enquadram no lema deste ano.

RD: NKIKINAMO TUSSAMBA 3 12HRS

Este Dia foi proclamado através da Resolução 55/93 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 4 de dezembro de 2000. Esta resolução adotou, igualmente, a «Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e os Membros das suas Famílias.

A Organização Internacional das Migrações (OIM) vai lançar quarta-feira um apelo global para angariar cerca de 8 mil milhões de euros para ajudar 101 milhões de pessoas, incluindo nos “contextos mais desafiantes de sempre”, foi hoje anunciado.

 

O apelo que visa o ano 2025 só será lançado no Dia Internacional dos Migrantes e a OIM quer apostar na migração segura.

“Ao longo de 2025, a OIM trabalhará para aproveitar os benefícios da migração para os países de origem e destino, e para os próprios migrantes”, refere a organização liderada por Amy E. Pope.

“É preciso abordar os desafios de níveis sem precedentes de deslocações em todo o mundo”, sublinha.

As duas regiões que vão absorver mais financiamento serão, por um lado a zona da África oriental, Corno de África e o Sul de África, para onde deverão ser canalizados 1,6 mil milhões de euros, e por outro, com necessidades financeiras idênticas, a região que engloba o Médio Oriente e o Norte de África.

JINGLE

 

Encerrou nesta terça feira o oitavo congresso extraordinário do MPLA que decorreu em Luanda nos dias 16 e 17, onde o comunicado final foi lido pelo secretário para os assuntos internacionais Manuel Augusto que falou sobre objectivos dos referidos ajustes.

 

RD: MANUEL AUGUSTO  3 19H

 

A nova vice PR do MPLA, prometeu trabalhar arduamente para corresponder as expectativas, e fazer valer a confiança do líder dos camaradas e dos militantes.

 

RD: MARA QUISA 7H 18-12-2024

 

O jurista Manuel Cornélio, avançou que face a actual realidade que se regista, o partido dos camaradas pode ter uma mulher como cabeça de lista em 2027.

RD: MANUEL CORNÉLIO 2 10HRS

Para o analista, é surpreendente ascesão da nova vice presidente do MPLA, uma eleição que aconteceu durante a 4ª sessão extraordinária do Comité Central de Mara Quiosa ao cargo de vice presidente do MPLA.

RD: MANUEL CORNÉLIO 1 10HRS

Outro ponto que Manuel Cornélio chamou atenção é a nomeação de quadros do MPLA para dirigir os dintinos das três novas provincias, o analista disse tratar- se de um erro por constitucionalmente Angola tem 18 provincias.

RD: MANUEL CORNÉLIO 3 10HRS

Mara Quiosa passa a ser a segunda figura do Secretariado do Bureau Político do MPLA, em substituição de Luísa Damião, foi eleita pelos membros do Comité Central com 585 votos a favor, num universo de 632 votantes, correspondente a 95,7 por cento.

Uma reunião que serviu para a eleição da nova composição dos membros do Bureau Político e do seu Secretariado, orientada pelo Presidente do partido, João Lourenço.

O cientista politico Eurico Gonçalves entende que a nova realidade vai trazer um impacto geracional no seio do Partido dos Camaradas.

RD: Eurico Gonçalves 2 19HRS

Encerrou nesta terça feira o 8.° Congresso Extraordinário do MPLA que decorreu no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

PONTO

 

276 infrações é o número de ocorrências recpcionadas pela policia nacional só no mÊs de Novembro, os dados são avançados pelo porta – Voz da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues.

 

RD: MATEUS RODRIGUES 1 10HRS

 

O oficial apresentou outros dados ligado as ocorrências no dominio da fiscalização de trânsito.

 

RD: MATEUS RODRIGUES 2 10HRS

 

Palavras do porta – Voz da Polícia Nacional de Angola, Subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues.

 

JINGLE

Mais de 17 mil milhoes de kzs foram arrecados pelo INSS no quadro das cobrancas coercivas em empresas publicas e privadas com dividas em atraso da classe trabalhadora.

Os valores ora cobrados de forma coerciva, sao destinados a sustentabilidade do sistema, dai que as empresas que ainda estao em dividas dos seus trabalhadores precisam apressar o pagamento o mais rápido possível.

A secretária de estado para a admnistração pública trabalho e seguranca social, Amelia Varela, espera que o mesmo contribua para o bem das populações, uma intervenção que foi feita durante o lancamento do primeiro boletim de estatistica da proteccao social.

RD-AMELIA VARELA 2

Amelia Varela, fez saber que ate ao momento foram criados 12 novos regimes todos eles destinados a protecao social obrigatoria.

RD-AMELIA VARELA 1

E o encarregado de negocios da delegacao da uniao europeia, Paulo Simoes Barroso, enfatizou a importancia do boletim no progresso do país nos proximos anos.

RD-PAULO SIMOES BARROSO 1

INSS, arrecadou mais de 17 mil milhoes de kzs, este ano.

PONTO

A falta de infraestruturas no Municipio de Samba Caju, na provincia do Kwanza Norte, preocupa a camada Juvenil daquela parcela do pais.

Ouvidos pela Radio Nova, os jovens clamam pela construção de mais escolas na circusncricao.

RD-VOX POP JOVENS SAMBA CAJU

 Falta de infraestruturas no Municipio de Samba Caju, provincia do Kwanza Norte, preocupa jovens naquela localidade.

INTERNACIONAL

Os ataques israelitas da última noite no norte da Faixa de Gaza causaram estragos na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital Kamal Aldwan, em Beit Lahia, um dos poucos centros operacionais da região, denunciou hoje o diretor do hospital.

Husam Abu Safia disse que a unidade foi atacada diretamente, provocando um incêndio que obrigou a equipa médica a retirar os pacientes que estavam ligados a ventiladores.

Em declarações divulgadas pela agência de notícias oficial palestina Wafa, o diretor descreveu que os funcionários do hospital foram obrigados a apagar o fogo com cobertores.

Abu Safia explicou que o hospital sofre com a falta de água desde que um ataque israelita, há oito dias, destruiu o sistema de abastecimento.

Beit Lahia, onde está Kamal Adwan, é uma das cidades mais devastadas pela nova ofensiva israelita no norte de Gaza, que começou no início de outubro e já custou a vida a mais de 3.000 pessoas, segundo as autoridades do enclave controlado pelo grupo islâmico Hamas.

 

Data de Emissão: 18-12-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados