Notícias ao almoço, edição de 13 de Julho de 2022

Angola registou cerca de treze mil mortes devido ao VIH Sida em 2021.

Formações políticas vão conhecer ainda hoje, a sua posição no boletim de votos.

Sucedem-se no país as homenagens a José Eduardo dos Santos.

No andebol sénior masculino, Angola e RDC defrontam-se esta tarde no Cairo, para apuramento ao Can.

Declarado estado de emergência no Sri Lanka, após a fuga do presidente do país.

Hoje é quarta-feira, dia 13 de Julho de 2022. A Albina Dias edita estre serviço informativo. Com técnica de, Emanuel Catilina e final de emissão, de Galácio Santana. Ao microfone estou eu??Pedro Fernandes??.

Ponto

Boa Tarde,

Angola registou nos últimos doze meses perto de 28 mil infecções por VIH, Sida e quase treze mil mortes ano, devido a esta epidemia, revelou hoje à Comercial o presidente da Anaso.

António Coelho que falava à margem do II Fórum Nacional das Organizações da Sociedade Civil, Sobre VIH, Tuberculose e Malária mostrou-se preocupado com os números do Sida que tendem a aumentar.

R.D.1-António Coelho1

Quanto ao fórum que hoje começou em Luanda para debater a situação nos últimos três anos do VIH, malária e tuberculose o presidente da Anaso mostrou-se à favor de um trabalho integrado que permita de facto a universalização da assistência aos utentes.

R.D2-A.Coelho2

O presidente da ANASO, entende que devem continuar as acções que permitam prestar cuidados às pessoas que vivem com VIH, Sida ao nível local.

R.D3-A.Coelho3

António Coelho, presidente da ANASO em declarações hoje à LAC a propósito do segundo fórum nacional das organizações da Sociedade Civil sobre VIH, tuberculose e malária.

Recorde-se que a malária continua a ser a doença que mais mortes, causa em Angola e também no nosso continente.

Ponto

Um pouco por todo o país continuam as manifestações de pesar, pela morte do segundo presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Na capital do país, mais precisamente na Praça da República, situada no Memorial António Agostinho Neto, o dia de hoje está a ser marcado por homenagens, por parte do corpo diplomático acreditado em Angola, também por diplomatas nacionais e população.

O nacionalista, amigo de infância de José Eduardo dos Santos e antigo diplomata, Brito Sozinho recordou o momento em que tomaram a decisão de partirem para a luta de libertação nacional.

R.D.-Brito Sozinho

Brito Sozinho, antigo embaixador, nacionalista e amigo de infância de JES.

A Embaixadora de Cuba, Gloria Cárdenas disse que o seu país, perdeu um irmão, daí, as autoridades cubanas, terem decretado luto nacional.

R.D.-Glória Cárdenas

Por sua vez o embaixador da Rússia, Vladimir Tararov, referiu-se a JES como um grande estadista, que muito contribuiu para o prestígio de Angola, na arena internacional.

R.D.- Vladimir Tararov

Embaixador russo em Angola, Vladimir Tararov, 

Já o Embaixador dos Estados Unidos, Tulinabo Mushingi, destacou o papel de JES na luta de libertação nacional e no processo de paz.

R.D.- Tulinabo Mushingi

O embaixador da China, Gong Tao, também prestou o seu tributo ao ex presidente de Angola.

R.D1-Gong Tao1

O diplomata chinês declarou ainda, que JES marcou a História de Angola.

R.D2-Gong Tao2

E o antigo ministro dos Transportes, Luís Brandão manifestou à LAC a convicção de que será feita a transladação para Angola dos restos mortais do antigo presidente José Eduardo dos Santos.

Luís Brandão fundamenta esta certeza com o argumento segundo o qual, José Eduardo dos Santos era um nacionalista que amava o seu país.

RD – Luís Brandão 1

O antigo colaborador do antigo presidente durante mais de vinte anos, recorda ainda um episódio curioso de que José Eduardo dos Santos foi protagonista nos Estados Unidos e testemunhado pelo ex-presidente Bill Clinton e que é demonstrativo do espírito de abnegação do antigo Chefe de Estado angolano.

RD – Luís Brandão 2

Luís Brandão, antigo ministro dos Transportes nos governos de José Eduardo dos Santos, ouvido ontem pela LAC no Memorial doutor Agostinho Neto onde prosseguem hoje as homenagens públicas a José Eduardo dos Santos.

Ponto

A Unidade de Informação Financeira “UIF” decretou o bloqueio de 31 operações suspeitas de branqueamento de capitais no valor global de 102,5 mil milhões de kwanzas em 2021.

De acordo com o relatório anual de atividades da Unidade de Informação Financeira, UIF mais de 50% dos pedidos de autorização prévia, foram confirmados a homologação por parte do órgão competente que abriu os respetivos processos de investigação.

Aquele órgão também registou no ano transacto um aumento de mais de 350, no que se refere à Declarações de Operações Suspeitas (DOS) um aumento de mais de 350 e, e uma redução das Declarações de Identificação de Pessoas Designadas (DIPD).

A UIF é o órgão central responsável pela coordenação e implementação das políticas de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa a nível de Angola.

 O índice de preços no consumidor em Angola fixou-se em junho nos 22,96%, o valor mais baixo em quase dois anos, e que representa um decréscimo de 2,36 pontos percentuais face à inflação registada em junho de 2021.

Ponto

As oito formações políticas que concorrem às eleições gerais em Angola vão conhecer esta tarde, o seu posicionamento no boletim de voto.

Para o efeito, realiza-se a meio da tarde de hoje na capital do país, um sorteio, anunciado à imprensa pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo que falou igualmente sobre a definição dos tempos de antena na grelha de programação da Televisão e rádio públicas.

R.D.-Lucas Quilundo

Porta- voz da CNE, Lucas Quilundo sobre o sorteio desta tarde, para definição do posicionamento de cada partido e também da coligação no boletim de voto das quintas eleições gerais em Angola.

E ainda sobre o pleito do dia 24 de Agosto próximo, o presidente do PRS, promoveu ontem um encontro com os media denominado, Café Sem Filtro em que apresentou algumas ideias do que o seu partido pretende fazer caso vença, sempre centradas no homem.

R.D.-Benedito Daniel

Presidente do PRS, Benedito Daniel.

Ponto

Do Desporto,

As selecções  séniores masculinas de andebol, de Angola e da República Democrática do Congo jogam hoje às 16h30, no Cairo, para apuramento ao Can.

O Repórter LAC Breno Ramos tem mais dados.

R.D.-peça Breno Ramos

Repórter LAC, Breno Ramos

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Quase 300 migrantes foram devolvidos à Líbia numa semana, elevando o total para 10.200 este ano, apesar de este ser considerado um país “inseguro”, revelou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

….

O cinturão de boxe que o ex-campeão do Mundo americano da WBC Sugar Ray Leonard, ofereceu ao antigo Presidente Nelson Mandela, foi furtado da casa-museu do líder histórico anti-‘apartheid’ sul-africano, no Soweto, arredores de Joanesburgo, foi hoje anunciado.

A polícia de Gauteng confirmou a ocorrência à imprensa local, e afirmou que está a investigar o crime desde o passado dia 02 deste mês.

O furto ocorreu há duas semanas na casa de Mandela na rua Vilakazi, em Orlando West, Soweto, segundo o canal de televisão sul-africano ENCA.

“O incidente faz aumentar o recurso à segurança, agora temos que garantir que aumentamos a segurança dos nossos turistas”, considerou Thato Mothopeng, da entidade oficial responsável pelo turismo local – SA Township and Village Tourism -, em declarações à televisão sul-africana.

O título WBC [World Boxing Council] foi dado a Mandela pelo ex-campeão mundial americano de pugilismo após a libertação da prisão do líder sul-africano, a 11 de fevereiro de 1990.

O Sri Lanka declarou hoje o estado de urgência após o Presidente ter fugido do país, que vive uma crise económica devastadora, e com manifestantes ainda reunidos junto ao gabinete do primeiro-ministro.

“O Presidente saiu do país, o estado de urgência foi declarado para fazer frente à situação vivida no país”, afirmou à agência de notícias France-Presse o porta-voz do primeiro-ministro, Dinouk Colombage.

Nos últimos dias, os manifestantes ocuparam vários edifícios governamentais, exigindo a demissão dos principais líderes políticos. O Presidente, Gotabaya Rajapaksa – que tinha concordado em abandonar o cargo -, a mulher e dois guarda-costas deixaram o Sri Lanka a bordo de um avião da Força Aérea com destino à capital das Maldivas.

Os manifestantes exigem também que o primeiro-ministro renuncie imediatamente, mas Ranil Wickremesinghe afirmou que só o faria assim que um novo Governo estivesse em funções.

Procura-se hoje uma nova saída para a crise dos cereais retidos na Ucrânia. Istambul é o palco das negociações entre a Rússia e a Ucrânia, mediadas pela Turquia e pelas Nações Unidas.

É preciso recuperar, com urgência, o ciclo das exportações de cereais através do Mar Negro e a entrega segura destes cereais nos mercados internacionais. E há várias possibilidades em cima da mesa.

Ponto

 

 

 

 

 

Data de Emissão: 13-07-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados