Notícias às 7h, edição de 12 de Julho de 2022
CNE RECEBE LISTAS DEFINITIVAS DE CANDIDATOS AS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO
PRESIDENTE DA REPUBLICA AJUSTA FINANCIAMENTO DA CAMPANHA DOS PARTIDOS POLÍTICOS
SALÁRIO DE AGOSTO SERÁ PAGO ATÉ DIA 17 – ORIENTA MINISTÉRIO DAS FINANÇAS
INTERNACIONAL
POPULAÇÃO MUNDIAL DEVE CHEGAR AOS 8 MIL MILHÕES EM DE NOVEMBRO
Jornal Síntese da MFM, terça-feira 12 de julho 2022, Coordenação de Alves Fernandes, Suporte técnico de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e microfone de Tony Fancy.
JINGLE
O Tribunal Constitucional entrega, esta terça-feira, à Comissão Nacional Eleitoral (CNE) as listas definitivas das oito candidaturas validadas para as eleições gerais de 24 de Agosto próximo, em Angola.
Numa nota à imprensa, o TC precisa que, contrariamente à previsão anterior, as listas serão enviadas à CNE pelos “canais oficiais” sem a cerimónia inicialmente agendada para as 14:00, no Palácio da Justiça, em Luanda.
Este acto representa a conclusão “com êxito” do processo de verificação e validação das candidaturas, após a convocação das eleições pelo Presidente da República, João Lourenço, a 03 de Junho passado, refere a nota do TC.
O processo de verificação e validação terminou sábado, 09, com a publicação pelo TC das listas definitivas das candidaturas admitidas, que foram afixadas à porta da instituição e disponibilizadas no seu site oficial.
Após a recepção das listas definitivas, a CNE deve organizar o sorteio para definir o posicionamento das candidaturas nos boletins de voto.
Foram apuradas todas as oito candidaturas que deram entrada no TC, entre 06 e 25 de Junho deste ano, sendo sete partidos políticos e uma coligação.
Trata-se, designadamente dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE, que viram aprovadas as suas propostas de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República e a deputados à Assembleia Nacional.
PONTO
O Chefe de Estado, João Lourenço, rendeu, esta segunda-feira homenagem à figura do ex-Presidente, José Eduardo dos Santos, com assinatura do livro de condolências, na Praça da República, adjacente ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda.
Na sequência, assinaram, também, o livro de condolências o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Juízes dos Tribunais Superiores, ministros de Estado, Titulares do Poder Executivo, entre outras personalidades.
O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recorda José Eduardo dos Santos, quando o indicou ao cargo de primeiro-ministro da República de Angola em 2002.
FERNANDO DA PIEDADE 12H00
E o nacionalista, Lopo do nascimento, considera a morte de Eduardo dos Santos como um momento de profunda tristeza para a família e os angolanos.
LOPO DO NASCIMENTO 12H00
José Eduardo dos Santos chegou ao poder em Setembro de 1979, na sequência da morte do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
Ocupou as funções de Presidente da República durante 38 anos, até Setembro de 2017, altura em que foi sucedido pelo actual Chefe de Estado, João Lourenço.
PONTO CORRIDO
O financiamento público da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligações de partidos políticos concorrentes às Eleições Gerais de 2022 foi reajustado, esta segunda-feira, para Mil e cento e doze milhões e cinquenta mil Kwanzas.
O referido valor, segundo Decreto Presidencial, será atribuído a cada um dos partidos e coligações concorrentes admitidos pelo Tribunal Constitucional.
Esta verba tem como objetivo financiar a campanha eleitoral dos concorrentes às eleições gerais de Angola, que terão lugar no dia 24 de agosto de 2022.
-.-
Os resultados provisórios da autópsia ao corpo do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, realizado sábado pela equipa médica do Instituto de Medicina Legal da Catalunha (Espanha) afasta qualquer possibilidade de envenenamento como a causa da morte.
A informação foi avançada esta segunda-feira a imprensa, em Barcelona, pelo Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, que integra a delegação angolana que se encontra neste país para tratar do processo de transladação do corpo do ex-Presidente da República.
O pedido de autópsia foi feito por uma das filhas, Tchize dos Santos, após a confirmação da morte pelo corpo clínico.
O antigo Presidente da República morreu, aos 79 anos, na passada sexta-feira, vítima de doença, em Espanha
-.-
A Direcção Nacional do Orçamento do Estado, do Ministério das Finanças, divulgou, esta segunda-feira, uma nota em que orienta os gestores das unidades orçamentais do Estado a procederem ao pagamento do salário de Agosto até ao dia 17 daquele mês.
Esta orientação deve-se ao facto da Direcção ter de proceder a uma acção de manutenção no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a fim de melhorar o desempenho do mesmo, no período de 26 a 30 de Agosto.
De acordo ainda com o documento do Ministério das Finanças, este posicionamento vem também na sequência dos constrangimentos verificados na operacionalização do sistema no período de processamento salarial.
Assim, será antecipado o processamento salarial do mês de Agosto, conforme calendário adoptado e de cumprimento escrupuloso.
INTERNACIONAL
A população mundial deve chegar aos 8 mil milhões de pessoas até 15 de novembro deste ano, de acordo com uma estimativa do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, hoje divulgada.
Segundo a projecção, a Índia ultrapassará a China, tornando-se o país mais populoso do mundo já em 2023.
As Nações Unidas assinalam esta segunda.feira o Dia Mundial da População, que foi proclamado e adoptado pela Assembleia-Geral da organização em 21 de Dezembro de 1990.
FIM