Jornal das 7h, edição 06 de Novembro de 2024
CASO PROFESSOR LAURINDO VIEIRA ASSASSINOS CONDENADOS A 25 ANOS DE PRISÃO
NO BENGO, AUTORIDADES DESINCENTIVAM USO DA ÁGUA DO PERÍMETRO IRRIGADO DA CAXITO
CFL ARRANCA AMANHÃ AS OPERAÇÕES ESTAÇÃO DO BUNGU/NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL DR ANTÓNIO AGOSTINHO NETO
ELEIÇÕES NOS EUA TRUMP VENCE 1.º ESTADO DECISIVO; REPUBLICANOS RECUPERAM SENADO
EQUIPA
Quarta-feira 6 de Novembro de 2024, as noticias já a seguir com João beiji e o Anastácio Sasembele
DESENVOLVIMENTO
Sob o lema escola católica esperança da sociedade, a comissão das escolas católicas da província eclesiástica de Luanda que inclui Cabinda, Mbanza – Congo, Viana, Caxito Sumbe e Luanda realiza de 7 a 9 deste mês de Novembro no centro da divina providencia a sua assembleia regional.
Raul Lelo membro da organização apresenta o programa geral do evento.
PROGRAMA GERAL ESCOLAS CATÓLICAS
PONTO
Os quatro implicados no assassinoto do professor Laurindo Vieira foram condenados esta terça-feira, pelo Tribunal da Comarca de Belas, a 25 anos de prisão efectiva, e cada um terá que pagar uma taxa de justiça de 200 mil kwanzas à família do também sociólogo.
Acusados pelo Ministério Público, de acordo com a sentença, ficou provado que os quatro cometeram o crime de homicídio que vitimou, o até então reitor da Universidade Gregório Semedo.
Laurindo Vieira foi morto, no dia 11 de Janeiro 2024, por disparos de arma de fogo na zona do Patriota, por dois acusados que circulavam a bordo de uma motorizada, quando saía de uma dependência bancária.
A receptora do telemóvel, Julieta Colombo, foi absolvida da acusação. O arguido Gelson Miguel, que comprou o aparelho, terá de pagar mais de um milhão de kwanzas à família de Laurindo Vieira.
O autor do disparo, Hélder de Carvalho, de 24 anos, confessou que juntamente com os seus comparsas, agiu de forma consciente e concertada para o cometimento do crime, tendo seguido o professor, desde o banco onde havia levantado um milhão de kwanzas.
E tudo acontece numa altura em que o novo ministro do interior Manuel Homem coloca entre as pririodades do seu mandato o combate a criminalidade e ao contrabando de combustível.
Manuel homem apela igualmente postura exemplar aos efectivos da polícia nacional.
MANUEL HOMEM PRIORIDADES
Ministro do interior Manuel Homem.
,,,,,,,,
Camponeses na Kilunda e Kuta em Cacuaco denunciam constante assaltos às lavras, supostamente por jovens e dizem ainda enfrentar grandes dificuldades no escoamento dos produtos do campo para a cidade, devido ao meu estado das vias de acesso.
BENÃO SAPO-CAMPONESES KILUNDA
,,,,,,
Mais de 190 famílias na Huila podem perder as suas terras de cultivo por causa da construção da barragem do rio Cunene.
o ministro da energia e água está de visita à cidade do lubango com objectivo de constatar os projectos estruturantes em curso na província da Huila.
Na comuna da palanca município da Humpata, o ministro visitou o projecto da barragem do rio cunene, cuja erecção poderá levar à destruição de muitas lavras.
Mais dados é com Belchior Chicomo!
BELCHIOR CHICOMO – TERRAS DE CULTIVO
,,,,,,
No Bengo, autoridades manifestam preocupação, e desincentivam uso da água do perímetro irrigado da Caxito, que alguns adultos e crianças têm como preferência para a higiene pessoal, e alertam para as consequências, fruto do perigo representa a saúde humana.
Pormenores, com o Fernando Moniz
FERNANDO MONIZ – ÁGUA CONTAMINADA
PONTO
O Presidente da República recebeu hoje explicações sobre a nova circular que vai ligar o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto ao zango 5Mil, cujas obras poderão estar concluídas em Julho do próximo ano.
O Chefe de Estado que viajou de comboio do CFL, constatou ainda o grau de execução, do muro de vedação e o saneamento ao longo do trajeto Bungo / Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.
O presidente do conselho de administração do caminho de ferro de Luanda, Manuel Candanda garante que os trabalhos vão resolver parte do problema do perímetro.
MANUEL CFL OBRAS
Presidente do conselho de administração do caminho de ferro de Luanda, Manuel Candanda.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação Carlos Alberto dos Santos fala sobre vias de acesso ao novo aeroporto internacional de Luanda.
CARLOS VIAS DE ACESSO
Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação Carlos Alberto dos Santos.
Lembramos que os voos da rota Luanda-Cabinda, operados pela companhia aérea angolana TAAG, são os primeiros a estrear-se no novo aeroporto de Luanda, a partir de 10 de novembro, segundo a companhia aérea angolana.
Esta data marca o início do processo de transferência gradual dos voos de passageiros do atual Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN).
INTERNACIONAL
O republicano Donald Trump terá vencido no estado da Geórgia, um dos sete estados decisivos (‘swing states’). A informação foi avançada por Gabriel Sterling, responsável pelas eleições na Geórgia, que adiantou à CNN Internacional que não há votos não contados suficientes no estado para Kamala Harris ultrapassar Donald Trump.
A confirmar-se será o segundo estado decisivo conquistado por Trump, depois da Carolina no Norte.
Os republicanos recuperaram esta terça-feira o controlo do Senado dos EUA, ao conquistar 51 lugares, numa eleição em que um terço dos 100 senadores foi a votos, em simultâneo com as presidenciais, segundo a imprensa norte-americana.
Nestas eleições, estavam em jogo 34 dos 100 lugares no Senado norte-americano, onde se confirmam os altos cargos do Governo e dos juízes do Supremo Tribunal Federal. Até agora havia 51 democratas na câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, mas o partido perdeu dois lugares.
RESUMO/RESUMO