Jornal das 12h, edição de 5 de Novembro de 2024
ENTIDADES ECLESIÁSTICAS ALERTAM PARA NÍVEIS ELEVADOS DA ESCASSEZ DE ALIMENTOS E DEFENDEM INTERVENÇÃO PESSOAL DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO
ROUBO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E INVASÃO DE LAVRAS EM CACUACO PREOCUPA CAMPONESES QUE SE QUEIXAM DE DIFICULDADES NO ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO
MAIS DE 190 FAMÍLIAS, NA HUÍLA, EM RISCO DE PERDER CAMPOS DE CULTIVO DEVIDO A CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM DO RIO CUNENE.
COMBATE AO CONTRABANDO DE COMBISTIVEL ENTRE AS PRIORIDADES DE MANUEL HOMEM
ANTIGO SECRETÁRIO-GERAL DO MPLA REVELA EXISTÊNCIA DE GRUPOS ORGANIZADOS QUE SE COMBATEM, UNS CONTRA OUTROS, NO EXECUTIVO LIDERADO POR JOÃO LOURENÇO
CAMALA OU TRUMP? 47 PRESIDENTE DOS EUA É ESCOLHIDO POR VOTO INDIRETO E 270 É O NÚMERO VENCEDOR
EQUIPA
Jornal da tarde, terça-feira, 5 de novembro de 2024. Técnica de joão beiji, edita e apresenta a Esmeralda Chiyaka Direito
DESENVOLVIMENTO
Entidades eclesiásticas angolanas estão preocupadas com a deterioração da situação social e económica dos cidadãos e propõem que o executivo mitigue a situação da fome que consideram ter atingido níveis de emergência
O João Vissesse
VISSESSE CLÉRIGOS FALAM DA CRISE
Entidades eclesiásticas angolanas estão preocupadas com a deterioração da situação social e económica dos cidadãos e propõem que o executivo mitigue a situação da fome que consideram ter atingido níveis de emergência
LIGAMOS OS FACTOS
Camponeses na Kilunda e Kuta em Cacuaco denunciam constante assaltos às lavras, supostamente por jovens e dizem ainda enfrentar grandes dificuldades no escoamento dos produtos do campo para a cidade, devido ao meu estado das vias de acesso.
BENÃO SAPO-CAMPONESES KILUNDA
:::
Mais de 190 famílias na huíla podem perder as suas terras de cultivo por causa da canstrução da barragem do rio unene.
o ministro da energia e água está de visita à cidade do lubango com objectivo de constatar os projectos estruturantes em curso na província da Huila.
Na comuna da palanca município da Humpata, o ministro visitou o projecto da barragem do rio cunene, cuja erecção poderá levar à destruição de muitas lavras. Mais dados é com belchior chicomo!
BELCHIOR CHICOMO – TERRAS DE CULTIVO
PONTO
O presidente da república está em visita de campo ao novo aeroporto internacional António agostinho neto que deve começar a receber voos comerciais apartir do dia 10 de Novembro. Acompanhado dos seus vários auxiliares joaoa Lourenço percorreu o troço ferroviário que liga a estação do bungo à infraestrutura locaçozada no icolo e bengo. Materia para acompanhar com detalhes nos proximos noticiarios
E O Chefe de Estado, João Lourenço, encorajou, esta segunda-feira, o novo ministro do Interior, Manuel Homem, a não ter medo da farda porque a força não está no uniforme e sim “na inteligência e na determinação dos homens”.
O Presidente da República, que falava na cerimónia de tomada de posse do novo ministro do Interior, disse, igualmente, que “a farda não faz mal a ninguém”, e apelou a que Manuel Homem exerça as funções “sem nenhum tipo de complexo” ou “receio algum”.
PR 7H
COMBATE AO CONTRABANDO DE COMBISTIVEL ENTRE AS PRIORIDADES DE MANUEL HOMEM
INTERIOR 7H
O antigo secretário-geral do MPLA, Marcolino Moco revela haver grupos organizados que se combatem, uns contra outros, no executivo liderado por João Lourenço, e cita a exoneração de Eugénio Laborinho, do cargo de Ministro do Interior com exemplo do combate que refere, facto que na sua visão atrasa o desenvolvimento do país e exorta o Presidente da República a colocar fim ao que chama de exonerações espectaculares.
Júlio MARCOLINO MOCO COMBATES INTERNOS
INTERNACIONAL
Mais de 200 milhões de norte-americanos poderão escolher o sucessor do Presidente democrata Joe Biden, mas quem vota esta terça-feira não irá eleger diretamente o novo residente da Casa Branca.
Nas HYPERLINK “https://sicnoticias.pt/especiais/eleicoes-nos-eua” \t “_blank” eleições presidenciais, o voto dos norte-americanos vai para um Colégio Eleitoral, solução plasmada na Constituição dos Estados Unidos e na 12.ª Emenda (adotada em 1804) que é constituída por 538 “grandes eleitores” representativos dos 50 estados norte-americanos (e da capital federal Washington, que conta com três “grandes eleitores”).
Cada estado federal tem direito a um determinado número de “grandes eleitores”, distribuição que depende da população do estado e da sua representatividade no Congresso norte-americano.
Por exemplo, a Califórnia, o estado mais populoso dos Estados Unidos, tem 55 “grandes eleitores” no Colégio Eleitoral, enquanto o Wyoming ou o Alasca têm apenas três, a representação mínima.
Cada voto num candidato contará para eleger estes “grandes eleitores” que compõem o Colégio Eleitoral que depois irão escolher, estes sim, o futuro Presidente dos Estados Unidos.
O vencedor das presidenciais norte-americanas terá de conseguir, no mínimo, 270 dos 538 “grandes eleitores” (uma maioria simples), resultado que deverá ser conhecido na noite eleitoral de novembro, mas que poderá arrastar-se em caso de recontagens nalguns estados.
O Colégio Eleitoral só irá eleger formalmente o Presidente e o vice-presidente várias semanas depois, a 19 de dezembro.
Neste sistema eleitoral, o candidato mais votado pelo eleitorado poderá não ser o candidato vencedor. Aliás, um candidato pode não conseguir um único voto em várias dezenas de estados e ainda assim ser eleito Presidente.
…
Embora grande parte da atenção sobre as eleições de terça-feira esteja centrada na corrida presidencial entre Donald Trump e Kamala Harris, os eleitores também estão a avaliar quem os irá representar no Congresso.
O resultado destas eleições determinará o equilíbrio de poder no Congresso, afetando a agenda legislativa, incluindo questões importantes como os cuidados de saúde, a política económica, a ação climática e a reforma da imigração.
Atualmente, os Democratas detêm uma pequena maioria no Senado, enquanto os Republicanos têm uma ligeira vantagem na Câmara. Todos os 435 assentos na Câmara dos Deputados e 34 assentos no Senado estão em disputa.
Quem vai assumir o controlo da Câmara dos Representantes? A Euronews irá fornecer HYPERLINK “https://www.euronews.com/2024/11/01/us-presidential-election-live-results-who-wins-harris-or-trump” \t “_blank” resultados em direto na noite das eleições, ajudando-o a acompanhar cada corrida à medida que os resultados forem chegando.
A maior parte das campanhas para a Câmara dos Representantes estão a ser disputadas fora dos chamados estados decisivos, nomeadamente em Nova Iorque e na Califórnia.
Se as duas câmaras mudarem o controlo partidário, como pode vir a acontecer, isso será raro.
Os registos mostram que, se os democratas ficarem com a Câmara e os republicanos com o Senado, será a primeira vez que as duas câmaras do Congresso passam para partidos políticos opostos numa eleição presidencial
RESUMO