Edição de 22 de Junho de 2022
 

Consultora estima que Angola produza este ano 1,18 milhões de barris e sobe pela primeira vez desde 2015.

Presidente da República cria Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

Coreia do Sul vai estabelecer uma missão diplomática junto da NATO.

Ponto

Quarta-feira 22 de Junho. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Miguel Correia e Galacio Santana. Apresenta a Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa tarde,

A consultora Oxford Economics reviu a previsão de produção de petróleo em Angola, antecipando que o País consiga bombear 1,18 milhões de barris diários este ano, aumentando a produção pela primeira vez desde 2015.

“Prevemos que a produção de petróleo em Angola suba para 1,18 milhões de barris por dia em 2022, aumentando face aos 1,13 milhões de barris em 2021, mas a balança de riscos está desequilibrada negativamente devido à possibilidade de mais problemas técnicos e de perturbações nas cadeias de oferta”, escrevem os analistas.

Os analistas da Oxford Economics escrevem que a China, que representou 70 porcento das exportações de Angola no ano passado, será determinante para a evolução da receita petrolífera angolana este ano.

“Os confinamentos relacionados com a variante Ómicron afectaram adversamente as exportações de petróleo, o que obrigou a Sonangol a vender carregamentos com um grande desconto”, apontam os analistas, vincando que também a Rússia é importante para a evolução das exportações de petróleo em Angola, que valem cerca de 90 porcento do total.

Para o consultor Galvão Branco, a melhoria das condições operacionais têm contribuído para o desenvolvimento da produção.

RD – GBranco 1

Galvão Branco disse também que a confirmar-se o aumento da produção petrolífera este ano, vai ter um impacto positivo na economia nacional.

RD – GBranco 2

Consultor Galvão Branco.   

Consultora Oxford Economics reviu a previsão de produção de petróleo em Angola, antecipando que o País consiga bombear 1,18 milhões de barris diários este ano, aumentando a produção pela primeira vez desde 2015.

O número de empresas angolanas cotadas em Bolsa, vai aumentar ainda este ano, garantiu a PCA da Comissão de Mercado de Capitais.

Maria Uini Baptista, falava a imprensa hoje, a margem de um seminário dirigido aos executivos das principais empresas do país, onde avançou que as entradas em bolsa não se vão cingir a banca.

RD-MBaptista

O coordenador de negociações da BODIVA, considerou a entrada do BAI na Bolsa um sucesso, adiantando que as acções sofreram já uma valorização na ordem dos 10 porcento.

RD-RDiniz 2

Raul Diniz, avançou que o Caixa Angola, deverá ser o próximo banco a estar cotado em bolsa, e que empresas do sector do petróleo e gás, e dos transportes também preparam-se para dar este passo.

RD-RDiniz 3

O coordenador de negociações da BODIVA , considera o mercado de capitais, uma importante alternativa para financiar as empresas angolanas, sem recorrer a banca.

RD-RDiniz 1

Coordenador de negociações da Bodiva, Raul diniz.

Mais empresas angolanas vão cotar-se em bolsa ainda este ano, com a banca a liderar as entradas, mas com o sector do petróleo e transportes a seguir o exemplo.

Angola realiza pela primeira vez nos dias 24 e 25, o projecto ‘HACKATHON de IDEIAS’ de apoio ao empreendedorismo juvenil através da criação de negócios sustentáveis para a economia, com recurso às tecnologias.

Afonso Zinga, professor na Universidade Agostinho Neto e responsável pelo projecto, disse à LAC que o ‘HACKATHON 2022’ é um projecto educativo que serve para ajudar os jovens angolanos a tirar máximo partido da sua criatividade.

RD – AZinga 1

O académico diz também que o ‘HACKATON de IDEIAS’, está contemplado em vários programas do Governo como o Plano de Desenvolvimento Nacional na vertente da concretização de projectos de empreendedorismo juvenil.

RD – AZinga 2

Afonso Zinga, gestor e professor da Universidade Agostinho Neto quando falava para a LAC sobre ‘HACKATHON de IDEIAS’ que Angola acolhe pela primeira vez na sexta e sábado, dias 24 e 25.

Publicidade

A FNLA apresenta esta tarde ao Tribunal Constitucional a sua candidatura às eleições gerais de Agosto. E passará a ser a quinta força política a manifestar oficialmente o seu interesse de concorrer ao pleito.

Ontem, a UNITA formalizou a sua candidatura, com mais de vinte e uma assinaturas.

RD – ADaniel 1

Secretário-geral da UNITA, Álvaro da Daniel, falou também da contestação à lista de candidatos do seu partido, por incluir Abel Chivukuvuku e Francisco Viana.

O político disse que a lista de candidatos do seu partido as eleições de 24 de Agosto, é inclusiva.

RD – ADaniel 2

Álvaro Daniel Secretário Geral da UNITA, partido que ontem formalizou a sua candidatura as eleições gerais de 24 de Agosto.

E amanhã a OMA promove amanhã um encontro denominado “Chá dos mídias, mulheres e o processo eleitoral”, o evento acontece no CEFOJOR, que visa realçar o papel da mulher na sociedade, como avançou a secretária provincial braço feminino do MPLA em Luanda, Ana Alves.

RD – AAlves

 

Ana Alves, secretária provincial de Luanda da OMA, que amanhã promove o encontro denominado “Chá dos mídias, mulheres e o processo eleitoral”.

Ponto

O Presidente da República criou, por decreto, o Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

O instituto público terá atribuições como assegurar a assistência às comunidades angolanas no exterior e a actividade consular do Ministério das Relações Exteriores, coordenar, supervisionar e acompanhar a actividade consular desenvolvida nos serviços executivos externos do MIREX, emitir vistos diplomáticos, de cortesia, de permanência e de permissão de entrada aeroportuária, a favor dos agentes diplomáticos e equiparados, acreditados em Angola, bem como dos seus dependentes.

Tem ainda como competências emitir salvo-conduto para os estrangeiros cujos Estados não tenham representação diplomática ou consular em Angola, preparar a emissão de passaportes diplomáticos, bem como outras categorias de passaportes ou documentos de viagem que nos termos da legislação vigente sejam da responsabilidade do Ministério das Relações Exteriores.

A inclusão e não descriminação com foco nas diversidades sexuais e de gênero, esteve em debate hoje no memorial Doutor António Agostinho Neto, uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Durante a abertura do evento, o representante do PNUD em Angola, disse que o estigma que a comunidade LBGTI, vive no País é preocupante.

Edo Stork disse que o estudo realizado com as autoridades permitiu verificar que esta comunidade é descriminada no seu dia-a-dia.

RD – EStork

Representante do PNUD em Angola, Edo Stork.

Já a secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste, disse que o respeito pela diferença está consagrado na Constituição da República.

A responsável avançou que existem no País organizações que trabalham na questão da descriminação sexual e admite a necessidade de criação de um programa de combate a descriminação.

RD – ACeleste.

Secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste.

A representa do Fundo das Nações Unidas Para a Alimentação (FAO), defendeu em Luanda que o mercado alimentar desempenha um papel económico-social importante para as populações.

Repórter Manuel Augusto.

RD – MAugusto

Repórter Manuel Augusto. 

Representa da FAO em Angola, defende que o mercado alimentar desempenha um papel económico-social importante para as populações.

Ponto

Na política internacional,

A Coreia do Sul vai estabelecer uma missão diplomática junto da NATO em Bruxelas, anunciou hoje um representante do gabinete do chefe de Estado sul coreano que vai participar na próxima cimeira da Aliança Atlântica. 

A reunião da NATO vai realizar-se na próxima semana, em Madrid. 

A nova missão da Coreia do Sul junto da NATO vai ser liderada por Yoon Soon-qu, actual embaixador da Coreia do Sul na Bélgica e na União Europeia, disse o mesmo elemento do gabinete do chefe de Estado citado pela agência Yonhap. 

No Brasil, O Tribunal Superior Eleitoral lançou um sistema para conter a desinformação em relação às eleições de Outubro, às quais concorrem o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o antigo líder Luiz Inácio Lula da Silva.

A ferramenta, apresentada ontem vai permitir que qualquer cidadão brasileiro denuncie ao tribunal eleitoral ter recebido notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as presidenciais.

A polícia do Sudão do Sul deteve uma vaca – e o dono – depois de o animal ter matado um menino de 12 anos, dias após um carneiro ter sido condenado a três anos num acampamento militar pelo mesmo crime.

“O bovino está agora detido numa esquadra da polícia no condado de Rumbek Central”, disse o porta-voz da polícia Elijah Mabor aos meios de comunicação locais, acrescentando que “o menino foi levado para o hospital para autópsia e levado para casa para o enterro”.

O Irão executou mais de 100 pessoas nos três primeiros meses de 2022, segundo um relatório do secretário-geral da ONU hoje divulgado.

“Enquanto cerca de 260 pessoas foram executadas em 2020, pelo menos 310 foram-no em 2021, incluindo 14 mulheres”, declarou a Alta-Comissária adjunta dos direitos humanos na ONU, Nada al-Nashif, ao apresentar no Conselho dos direitos humanos das Nações Unidas em Genebra o último relatório sobre o Irão do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Data de Emissão: 22-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados