Edição de 14 de Junho de 2022
 

Ministério das finanças lança Orçamento Geral do Estado em banda desenhada para crianças e adolescentes do país.

Provedora de justiça quer com urgência construção de estabelecimento prisional para três mil reclusos.

Corrupção no sector da educação e os crimes conexos em debate por académicos a partir de amanhã em Luanda

EUA anunciam 38,2 milhões para assistência humanitária em Moçambique.

……….

Ponto

……….

Terça-feira, 14 de Junho, Edição do Fortunato Cabina,  com  registo  digital de , Mauro costa, e técnica final de emissão de, Alexandre campos ,  a voz informativa é minha, António videira , no dia mundial do dador de sangue.

……….

Ponto

……….

Boa noite.

……..

Foi hoje apresentado, no município do Cazenga, a Banda Desenhada sobre o Orçamento Geral do Estado, dirigida a crianças e adolescentes do país, numa iniciativa do Ministério das Finanças, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Com este projecto denominado “O Bolo para Todos Nós”, ilustrada e produzida pelo cartoonista Sérgio Piçarra, com uma tiragem inicial de 10 mil exemplares a serem distribuídos em várias escolas do país, o Ministério das Finanças, pretende reforçar a inclusão da criança na sua agenda de políticas públicas, de acordo com Plano Nacional de Desenvolvimento e despertar nas crianças o interesse pelas finanças públicas.

….

RD….Vera Daves

…..

Ministra das finanças Vera Daves de Sousa.

Luísa grilo, ministra da Educação mostrou-se satisfeita com a elaboração da Banda Desenhada, pelo contributo na elaboração do OGE.

……

RD….. Luísa grilo,  

……

O representante do Unicef em Angola, Ivan Yerovi, destacou a importância da iniciativa, sendo  o “orçamento de uma Nação é uma das políticas mais importantes para as crianças do país.

……

RD….. Ivan Yerovi,

……

o  representante do Unicef em Angola, Ivan Yerovi.

…….

19 horas …

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) está a desenvolver um portal do Sector Empresarial Público (SEP), para permitir a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas, anunciou, em Luanda, o administrador da instituição, Augusto Kalikemala.

De acordo com o Roteiro para a Reforma no Sector Empresarial Público, que teve início em 2021, está prevista a criação de um Conselho Geral de Supervisão Sectorial, que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das empresas.

Conforme o administrador do IGAPE, Augusto Kalikemala, que apresentou o Roteiro para a Reforma do SEP no décimo segundo Conselho Alargado do Ministério das Finanças, o reporte financeiro das empresas é muito inconsistente e com uma qualidade tendencialmente reduzida.

Para o economista Carlos Padre, a melhoria da prestação de contas das empresas do sector empresarial público passa pela implementação de contratos programas na gestão destes activos.

RD – CPadre 1

Carlos Padre disse também que a dificuldade de prestação de contas é transversal na economia angolana.

RD – CPadre 2

Economista Carlos Padre.

IGAPE está a desenvolver um portal do Sector Empresarial Público, para permitir a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas.

…..

19 horas e….

A provedora de justiça Florbela de araújo, visitou o estabelecimento prisional de viana, onde ouviu clamor de reclusos, uns com excesso de prisão preventiva, outros nunca foram ouvidos e até mesmo há falta de laboratórios para análises clinicas, obrigando reclusos a automedicação.

…..

RD….Recluso

….

A provedora de justiça prometeu informar e solicitara a ministra da saúde a colocação de um laboratório para os reclusos.

……

RD…. Justiça Flor bela de araújo 2

….

Quanto a outras situações processuais e condições sociais dos reclusos, Flor bela araújo entende ser urgente a construção de um estabelecimento prisional que albergue três mil reclusos.

A responsável garantiu também fazer chegar ao conhecimento das autoridades afins, agentes públicos e  Magistrados judiciais.

….

RD….. Flor bela araújo 1

…..

A provedora de justiça Flor bela de araújo, que não gostou das condições sociais e excesso de prisão preventiva na cadeia de Viana.

E, o jurista Victorino Catumbela de Sá, diz não ser novidades ver lotadas as cadeias.

….

RD…. Victorino Catumbela 1

….

Victorino Catumbela de sá acredita que os recursos humanos são suficientes para atender os serviços e não só.

,…

RD… Victorino Catumbela 2

….

Em relação as dificuldades sociais que enfrentam os reclusos na cadeia de viana, Catumbela de Sá mostrou-se indignado.

…..

RD…. Victorino Catumbela 4

……

O jurista sublinhou haver dificuldades na interpretação da lei.

….

RD.. Victorino Catumbela.3

Sobre a falta de espaços e proposta para construção de um outro estabelecimento prisional, Catumbela de Sá tem a seguinte opinião.

…..

RD…. Victorino Catumbela 5

….

jurista Victorino catumbela de Sá.

……..

19 Horas e….

Corrupção no sector da educação e os crimes conexos, são temas a partir de amanhã em Luanda num ciclo de conferências, organização da Associação dos estudantes das universidades privadas de Angola, segundo Joaquim Caiombo, presidente da associação.

…..

RD…. Joaquim caIombo

…..

Presidente   da  Associação dos estudantes das universidades privadas de Angola, segundo Joaquim caiombo.

……

O ministro do Interior destacou o papel da comunicação social no alcance dos objectivos do seu órgão.

Eugénio Laborinho, que falava na cerimónia de abertura das festividades alusivas ao 22 de Junho, disse que um dos maiores desafios do seu ministério é garantir a segurança pública nacional.

RD – ELaborinho

Ministro do Interior, Eugénio Laborinho.

……

Ponto

………

19 horas …..

A privatização da TAAG deve ocorrer antes de 2025, segundo indicações do presidente executivo da empresa, Eduardo Fairen Soria, ressalvando que, no momento, apenas existem manifestações de interesse.

Citado pela agência EFE, Eduardo Fairen Soria disse que a ideia do Governo é privatizar o sector da aviação, uma vez que, em Janeiro de 2025, o País será abrangido pelo “acordo de céu aberto”, o Mercado Único Africano de Transporte Aéreo.

Apesar de indicar que a privatização da companhia pode acontecer antes dessa data, do presidente executivo da TAAG ressalvou que, até ao momento, não existe um processo formal, prazo ou conversações, mas apenas manifestações de interesse por parte de grandes empresas.

O Instituto Nacional de Estatística INE, em parceria com o PNUD e a OIT, lançam no próximo dia 27 deste mês o primeiro inquérito às organizações profissionais representantes de actores da economia Informal que actuam em Luanda.

Pretende-se com esta iniciativa que vai restringir-se à província capital do país e durar três meses, perceber enm termos estatísticos o impacto da pandemia no sector informal e também os entravam que as associações encontram para a conversão em actividade formal.

Hoje de manhã, durante a sessão de apresentação pública do inquérito que foi precedida da assinatura de um memorando, entre o Pnud e o Ine, o director geral daquele instituto nacional, José Calenji adiantou que a informação para tratamento estatístico será recolhida em mais de três centenas de membros associativos e poderá estender-se à outras congregações.

R.D.-José Calenji

Por sua vez, o representante do Pnud em Angola, Edo Stock na sua intervenção destacou o importante papel das mulheres no trabalho informal. A margem do encontro disse à imprensa que mais do que o montante disponibilizado ´mais importante é trabalhar de forma integrada para criar empregos e alavancar a economia.

R.D.-Edo Stock

Representante do PNUD em Angola, Edo Stock

E o economista e membro da direcção do INE, Hernany Pena Luís explicou a essência deste primeiro inquérito à actividade informal em Luanda, cujos dados serão revelados no primeiro trimestre de 2023.

R.D.-HPLuís

Hernani Pena Luis do Ine em declarações hoje à imprensa em Luanda, à margem da cerimónia formal de apresentação do primeiro inquérito às organizações Profissionais Representantes de actores da economia  Informal.

Por sua vez, o director nacional do Gabinete de Políticas de População do Ministério da Economia e Planeamento, e Coordenador técnico do Programa de Reconversão da Economia Informal, Celso Borja, especificou algumas vantagens deste inquérito, para o PREI.

R.D.1-Celso Borja1

Avançou igualmente que mais de cento e oitenta mil pessoas já passaram da informalidade, para uma actividade económica formal, e disse que o grande desafio, será mantê-las no sector formal.

R.D.-Celso Borja2

Celso Borja director nacional director nacional do Gabinete de Políticas de População do Ministério da Economia e Planeamento, e Coordenador técnico do Programa de Reconversão da Economia Informal “PREI”.

A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, no município da Quiçama, realiza-se este ano, de forma antecipada, entre os dias 5 e 7 de Agosto.

Segundo o reitor do santuário, padre Pinto de Melo, a antecipação do evento deve-se à realização das eleições gerais, a 24 de Agosto.

A peregrinação à Muxima, que ocorre normalmente na primeira semana de Setembro, esteve interrompida por causa da pandemia da Covid-19.

Este ano, de acordo com o reitor do santuário, a mesma realiza-se sob o tema “Mama Muxima, em tuas mãos colocamos o povo de Angola”.

………

Ponto

………

19 horas e…..

 

cerca de 22 mil cidadãos angolanos residentes na diáspora estão em condições de votar nas eleições de 24 de Agosto próximo.

Esta  informação  foi prestada hoje , em Luanda, pelo porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Lucas Quilundo, no termino de uma reunião plenária extraordinária desse órgão que aprovou a directiva sobre a divulgação dos locais de  votação no exterior do país.

De acordo com o responsável, a votação terá lugar em 12 países e 25 cidades localizados em três regiões do globo, designadamente, África, América Latina e Europa.

…….

19 horas e…

O Político brasileiro Edson Santos defendeu hoje que o Brasil apenas será uma Nação eficientemente democrática quando os negros tiverem condições de estarem em todos os escalões da sociedade brasileira.

Edson Santos que já foi Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, foi o convidado do Café da Manhã de hoje de José Rodrigues.

RD – ESantos 1

Edson Santos disse também que a questão racial no Brasil é recente e explicou o porquê.

RD – ESantos 2

O ex-Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, destacou a diversidade africana e a necessidade dos brasileiros desmistificarem a ideia que têm de África.

RD – ESantos 3

Ex-Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, Edson Santos, que hoje esteve a tomar o Café da Manhã com o jornalista José Rodrigues.

……..

Ponto

…….

O Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, aposta na sustentabilidade ambiental e afirmou que apesar dos esforços para a conservação das espécies selvagens, as mesmas ainda se encontram sob fortes ameaças.

Mais dados com o Jornalista da comercial, Manuel Augusto.

….

Peça- Manuel Augusto

Jornalista da comercial, Manuel Augusto.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, aposta na sustentabilidade ambiental.

Filipe Zau, falava durante a inauguração da sede definitiva do instituto da biodiversidade e conservação.

….

Ponto

….

No âmbito dos programas de Promoção de Género, Empoderamento da mulher e combate à pobreza, alinhado ao programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), promoveu nesta terça-feira, mais uma acção para geração de renda das famílias em situação de vulnerabilidade.

O acto teve lugar na Zona Económica Especial, onde 4 cooperativas envolvendo 190 mulheres, comercializaram mais de mil toneladas de resíduos sólidos na empresa Angola Recicla.

Para a Secretária de estado para Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, que testemunhou o acto, a reciclagem torna-se relevante no campo das políticas públicas, porque além de contribuir com a economia de recursos naturais pode também representar uma alternativa económica para as famílias de baixa renda na comercialização de materiais recicláveis.

….

  1. Elsa Barber -lixo

E a Directora da Recicla Angola, Patrícia Carvalho, disse ser preciso a formação de nível ambiental para diminuir a degradação do plástico nos oceanos.

….

  1. Patrícia Carvalho

….

E as catadoras de lixo dizem que a venda dos resíduos sólidos tem contribuído para a renda e o sustento das suas famílias.

….

  1. celeste barradas

….

Celeste Barradas catadora de resíduos sólidos.

………

Ponto

Na política internacional,

A subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos norte-americana anunciou hoje uma doação de 40 milhões de dólares (38,2 milhões de euros) para apoio aos deslocados de guerra no norte de Moçambique e vítimas de desastres naturais.

Victoria Nuland divulgou o apoio dos Estados Unidos da América (EUA) após uma visita aos armazéns do Programa Alimentar Mundial (PAM), na cidade da Matola, província de Maputo.

Nuland disse que a verba faz parte da “resposta de emergência às necessidades alimentares dos deslocados de guerra e terrorismo, proteção social, construção de resiliência face às mudanças climáticas e apoio nutricional para as crianças”.

…..

O Governo do Ruanda voltou hoje a defender o controverso acordo de acolhimento de migrantes expulsos do Reino Unido, dizendo-se pronto a receber milhares no quadro deste programa “inovador”.

 A porta-voz do Governo, Yolande Makolo, disse em conferência de imprensa em Kigali, capital do Ruanda, que o acordo, criticado pela ONU e por organizações de defesa dos direitos humanos, constitui “uma solução para um sistema de asilo mundial defeituoso”.

….

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje que o Governo não será “intimidado ou afetado” e que vai prosseguir com o plano de enviar migrantes ilegais para o Ruanda.

Durante o conselho de ministros semanal, Johnson garantiu que as numerosas críticas, “algumas de quadrantes ligeiramente inesperados”, não o vão dissuadir de implementar a política controversa, que também foi contestada nos tribunais.

A iniciativa do governo conservador foi criticada pela oposição parlamentar, organizações humanitárias, líderes religiosos e, segundo o jornal The Times, também, em privado, pelo Príncipe Carlos.

 

 

Data de Emissão: 14-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados