Edição de 14 de Junho de 2022
 

Reporte financeiro das empresas públicas passam a ser automatizadas.

INE lança no final do mês inquérito ao sector informal em Luanda.

Secretário-geral da ONU alerta que a guerra e falta de acções agravam “caos climático”.

Terça-feira 14 de Junho, dia mundial do doador de sangue. O Faustino Diogo edita as notícias, com técnica de Anacleto José e Galacio Santana. Apresenta o Sílvio.

Boa tarde,

O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) está a desenvolver um portal do Sector Empresarial Público (SEP), para permitir a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas, anunciou, em Luanda, o administrador da instituição, Augusto Kalikemala.

No quadro da implementação do “Reporte Financeiro e Transparência”, o mesmo instrumento de prestação de contas vai servir como avaliador das empresas, com base no reporte automático apresentado, além de definir os riscos que a instituição apresenta.

De acordo com o Roteiro para a Reforma no Sector Empresarial Público, que teve início em 2021, está prevista a criação de um Conselho Geral de Supervisão Sectorial, que permitirá congregar os vários interesses no desempenho das empresas.

Conforme o administrador do IGAPE, Augusto Kalikemala, que apresentou o Roteiro para a Reforma do SEP no décimo segundo Conselho Alargado do Ministério das Finanças, o reporte financeiro das empresas é muito inconsistente e com uma qualidade tendencialmente reduzida.

Para o economista Carlos Padre, a melhoria da prestação de contas das empresas do sector empresarial público passa pela implementação de contratos programas na gestão destes activos.

Carlos Padre disse também que a dificuldade de prestação de contas é transversal na economia angolana.

Economista Carlos Padre.

IGAPE está a desenvolver um portal do Sector Empresarial Público, para permitir a automatização do processo de prestação de contas pelas empresas.

A privatização da TAAG deve ocorrer antes de 2025, segundo indicações do presidente executivo da empresa, Eduardo Fairen Soria, ressalvando que, no momento, apenas existem manifestações de interesse.

Citado pela agência EFE, Eduardo Fairen Soria disse que a ideia do Governo é privatizar o sector da aviação, uma vez que, em Janeiro de 2025, o País será abrangido pelo “acordo de céu aberto”, o Mercado Único Africano de Transporte Aéreo.

Apesar de indicar que a privatização da companhia pode acontecer antes dessa data, do presidente executivo da TAAG ressalvou que, até ao momento, não existe um processo formal, prazo ou conversações, mas apenas manifestações de interesse por parte de grandes empresas.

O Instituto Nacional de Estatística INE, em parceria com o PNUD e a OIT, lançam no próximo dia 27 deste mês o primeiro inquérito às organizações profissionais representantes de actores da economia Informal que actuam em Luanda.

Pretende-se com esta iniciativa que vai restringir-se à província capital do país e durar três meses, perceber enm termos estatísticos o impacto da pandemia no sector informal e também os entravam que as associações encontram para a conversão em actividade formal.

Hoje de manhã, durante a sessão de apresentação pública do inquérito que foi precedida da assinatura de um memorando, entre o Pnud e o Ine, o director geral daquele instituto nacional, José Calenji adiantou que a informação para tratamento estatístico será recolhida em mais de três centenas de membros associativos e poderá estender-se à outras congregações.

Por sua vez, o representante do Pnud em Angola, Edo Stock na sua intervenção destacou o importante papel das mulheres no trabalho informal. A margem do encontro disse à imprensa que mais do que o montante dis+ponibilizado ´mais importante é trabalhar de forma integrada para criar empregos e alavancar a economia.

Representante do PNUD em Angola, Edo Stock

E o economista e membro da direcção do INE, Hernâni Pena Luís explicou a essência deste primeiro inquérito à actividade informal em Luanda, cujos dados serão revelados no primeiro trimestre de 2023.

Por sua vez, o director nacional do Gabinete de Políticas de População do Ministério da Economia e Planeamento, e Coordenador técnico do Programa de Reconversão da Economia Informal, Celso Borja, especificou algumas vantagens deste inquérito, para o PREI.

Avançou igualmente que mais de cento e oitenta mil pessoas já passaram da informalidade, para uma actividade económica formal, e disse que o grande desafio, será mantê-las no sector formal.

Celso Borja director nacional director nacional do Gabinete de Políticas de População do Ministério da Economia e Planeamento, e Coordenador técnico do Programa de Reconversão da Economia Informal “PREI”.

A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, no município da Quiçama, realiza-se este ano, de forma antecipada, entre os dias 5 e 7 de Agosto.

Segundo o reitor do santuário, padre Pinto de Melo, a antecipação do evento deve-se à realização das eleições gerais, a 24 de Agosto.

A peregrinação à Muxima, que ocorre normalmente na primeira semana de Setembro, esteve interrompida por causa da pandemia da Covid-19.

Este ano, de acordo com o reitor do santuário, a mesma realiza-se sob o tema “Mama Muxima, em tuas mãos colocamos o povo de Angola”.

O Tribunal Constitucional já tem posse do Ficheiro Informáticos de Cidadãos Maiores e pode dar início ao processo de validação de candidaturas e partidos e coligações políticas, às eleições gerais de Agosto.

O ficheiro contendo mais de 14 milhões de potenciais eleitores vai permitir fazer o cruzamento dos dados dos cidadãos maiores com o das candidaturas dos partidos e coligações políticas, segundo o director do gabinete dos partidos políticos do Tribunal Constitucional, Mauro Alexandre.

Mauro Alexandre explicou o procedimento para os casos de duplicação de candidaturas e apoiantes.

Director do gabinete dos partidos políticos do Tribunal Constitucional, Mauro Alexandre.

O ministro do Interior destacou o papel da comunicação social no alcance dos objectivos do seu órgão.

Eugénio Laborinho, que falava na cerimónia de abertura das festividades alusivas ao 22 de Junho, disse que um dos maiores desafios do seu ministério é garantir a segurança pública nacional.

O Político brasileiro Edson Santos defendeu hoje que o Brasil apenas será uma Nação eficientemente democrática quando os negros tiverem condições de estarem em todos os escalões da sociedade brasileira.

Edson Santos que já foi Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, foi o convidado do Café da Manhã de hoje de José Rodrigues.

Edson Santos disse também que a questão racial no Brasil é recente e explicou o porquê.

O ex-Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, destacou a diversidade africana e a necessidade dos brasileiros desmistificarem a ideia que têm de África.

Ex-Ministro-Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, do Brasil, Edson Santos, que hoje esteve a tomar o Café da Manhã com o jornalista José Rodrigues.

Na política internacional,

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que o “caos climático” agravou-se devido ao aumento do consumo de combustíveis fósseis provocado pela guerra na Ucrânia e pela falta de intervenção dos Estados contra o aquecimento global.  

“A crise energética agravada pela guerra na Ucrânia provocou uma duplicação perigosa do consumo dos combustíveis fósseis nas principais economias”, declarou o secretário-geral das Nações Unidas que participou no encontro de forma remota. 

Félicien Kabuga, alegado financiador do genocídio de tutsis em 1994 no Ruanda, está apto a ser julgado, concluiu um tribunal da ONU, defendendo que o julgamento deve começar “sem demora” em Haia, nos Países Baixos.

Detido a 16 de Maio de 2020 nos subúrbios de Paris, após 25 anos em fuga, Kabuga, de 87 anos, é acusado de ter participado na criação da milícia Hutu Interahamwe, a principal ala armada responsável pelo genocídio de 1994 que matou mais de 800 mil pessoas, de acordo com a ONU, principalmente entre a minoria tutsi.

Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos planeiam realizar em Agosto um exercício conjunto de detecção de mísseis perto do Havai, face à crescente sofisticação do arsenal norte-coreano, informou a agência de notícias Yonhap.

Segundo uma fonte não identificada, citada pela agência sul-coreana, o exercício, que os três países realizam de dois em dois anos, está programado para as primeiras duas semanas de Agosto.

 

 

Data de Emissão: 14-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados