Edição de 02 de Junho de 2022
 

Ordem dos médicos defende entrada directa dos recém formados na função pública para colmatar o défice no país.

»»»»»»»» Mãe põe fim a vida do seu próprio filho devido complicações  com ex-parceiro, em Viana.

»»»»»»»» Conselho da república reune-se já amanhã, em mesa está a convocação das eleições.

»»»»»» Estados Unidos da América aprovam novo pacote de sanções contra a Rússia.

»»»»»» Do desporto, Angola pode ter Liga de Futebol ainda este ano, diz o órgão instalador.

-.–.-..–.-..-.-.-.-

Jornal às 19H00, na “Rádio Nova, tem a garantia técnica de Clésio Bento, edição e apresentação de Dena Francsico e o Ricardo Ngolo.

JINGLE 

O conselho da república, órgão consultor do titular do poder executivo, reune-se já amnhã em Luanda.

Depois deste encontro, o Chefe de Estado angolano poderá avanaçar a data da realização das próximas eleiçoes previstas para Agosto deste ano.

Para Sérgio Kalundungo do observatório político e social de Angola caracteriza o escrutinio deste ano como o principal evento do país.

RD…SERGIO KALUNDUNGO – 12H00 – 02.06.2022

Palavras de Sérgio Kalundungo do observatório político e social de Angola e a reunião do Conselho da República que acontece amanhã, em Luanda.

Em declarações recentes aquando da inauguração da sede da comissão nacional eleiroral, o presidente da república disse que a convocação das eleições serão feitas após a reunião do conselho da república.

RD: JOÃO LOURENO 1 19H 26.05.22

Palavras do presidente da república, João Lourenço.

-..-.-.-.-

Os partidos políticos da oposição, com assento na Assembleia Nacional mostraram-se, nesta quinta-feira, optimistas em relação à possível convocação, para breve, pelo Presidente da República, João Lourenço, das quintas eleições gerais.

A este propósito, o porta-voz da UNITA, Marcial Dachala, referiu que isso irá permitir que cada partido político possa preparar-se convenientemente, de forma atempada.

Marcial Dachala referiu ainda que, para a sua formação política, não existem datas ideais, desde que se cumpram com os imperativos constitucionais.

De igual modo, salientou a necessidade de o pleito eleitoral decorrer num clima de paz e concórdia.

Por seu turno, o vice-presidente da CASA-CE, Siconda Alexandre, considerou legítima a convocação das eleições, nos próximos dias, desde que tenha lugar após consulta ao Conselho da República.

Neste sentido, e após a sua convocação, a recolha das assinaturas necessárias para apresentação ao Tribunal Constitucional e a consequente campanha eleitoral, constituirão os principais desafios da coligação eleitoral.  

E alguns cidadãos já perspectivam uma disputa renhedida, sobretudo em Luanda, maior praça política do país e esperam que elas decorram de forma pacífica em todo país. 

Joaquim Kakulu conversou com alguns citadinos.

RD…JOÃO KAKULO  (peça)

JINGLE

Mil e quinhentos médicos vão ingressar no sector da saúde fruto do concurso público aberto dia 30 de Maio deste ano, para preenchimento de vagas nas unidades sanitárias construídas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios.

Durante o concurso para preenchimento de oito mil vagas, está previsto igualmente o ingresso de 3500 técnicos para enfermagem, 1700 técnicos de diagnóstico e terapêutica, mil para apoio hospitalar, 200 para o regime geral e 200 trabalhadores sociais (assistente social de 2ª classe).

E a Ordem dos médicos angolanos defende a entrada directa do recém formados na função pública para colmatar o défice que se tem registado no país.

Esta posição foi manifestada hoje pelo  Secretário Provincial da ordem dos médicos de Luanda Miguel Sebastião.

RD: MIGUEL SEBASTIÃO 1

Palavras do secretário Provincial da ordem dos médicos de Luanda Miguel Sebastião.

De lembrar que este é o terceiro concurso promovido no sector da Saúde. O primeiro realizou-se em Dezembro de 2018, com cinco mil candidatos admitidos.

Actualmente o país conta com 6.400 médicos para uma população de cerca de 28 milhões de habitantes.

.–..-.-.-.-,..,.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-

Ponto

Uma cidadã foi detida nesta terça-feira pelo SIC por supostamente burlar mais de 14 milhões de kwanzas a 9 cidadadãos que pretendendiam adquirir residencias do kilamba e vida Pacífica.

A informação foi avançada hoje pelo director de comunicação institucional e imprensa do sic geral Manuel Halaiwa.

RD: MANUEL HALAIWA.

Director de comunicação institucional e imprensa do sic geral Manuel Halaiwa.

…………………

JINGLE

……………….. 

Já é altura de se legalizar a prosituição em Angola.

A defesa é da jurísta Clementina Mercedes que falava, esta quinta-feira, a próposito do Dia Mundial da Prostituta que hoje se assinala. 

 A efeméride lembra a discriminação das prostitutas, as suas condições precárias de vida e de trabalho e a sua exploração.

Clementina Mercedes que elaborou um relatório enquanto mestranda da faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto com o tema “Legalização da Prostituição em Angola”, diz que este fenomeno é uma realidade no país, principalmente em Luanda. 

RD…CLEMENTINA MERCEDES – 12H00 – 02.06.2022 – 1

Clementina Mercedes lembra que o actual Código penal angolano não penaliza a prostituíção.

A jurista  e defende a sua legalização quando practicado por adultos e a sua criminaliação para menores.

 RD…CLEMENTINA MERCEDES – 12H00 – 02.06.2022 – 2

Ouviamos a jurista Clementina Mercedes e o Dia Internacional da Prostituta que hoje se assinala em todo mundo.

E alguns cidadãos mostraram-se devididos sobre a possibilidade da legalização deste polémico e sennsível assunto.

RD…VOXPOP PROSTITUIÇÂO – 12H00 – 02.06.2022

Cidadãos devididos sobre legalização ou não da prostituição um assunto ainda sensível e polémico em Angola.

…………………

JINGLE

…………………. 

Sob-lema 2017-2022 acções e resultados, decorre o sétimo conselho consultivo  do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, na cidade de Benguela.

Transição energética e agrominerais dominaram as apresentações técnicas de empresas do Sector, conduzida pelo secretário de Estado para o Petróleo e Gás,  José Alexandre Barroso, em representação do ministro Diamantino Azevedo. 

RD JOSÉ ALEXANDRE BARROSO 1

José Barroso, disse que a abertura formal do sétimo conselho  consultivo vai ser feita amanhã.

RD JOSÉ ALEXANDRE BARROSO 2

Ouvíamos Secretário de Estado para o Petróleo e Gás,  José Alexandre Barroso.

Durante  abertura  do setimo Conselho Consultivo do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, esta quinta-feira, na cidade de Benguela, as Sessões Técnicas de trabalho, que decorre até amanhã.

.–..–..-.-

A província da Huíla, uma região com mais de três milhões de habitantes, possui um bom ambiente de negócios.

Quem o defende é o consultor e professor universitário Leonardo Lumenho em declações,eta quarta-feira, à Rádio Nova.

O académico discata a facilidade na criação das empresas para o inicío da actividade empresarial.

Por exemplo, diz, o alvará comercial já se consegue ao nível local sem dificuldades.  

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 1

O consultor diz que o bom ambinete de negócios que se regista nota-se na satisfação que os próprios empresários apresentam.

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 2

De um modo geral, acrescenta o professor, a província da Huila está fortemente virada para a produção agrícola. Nos útlimos tempos, muitas coperativas são criadas na reião.

RD…LEONARDO LUMENHO – 12H00 – 02.06.2022 – 3

Palavras de Leonardo Lumenho falando sobre o ambiente de negócios na Huíla.

………………..

PONTO
…………………

Os moradores do chamado bairro Makita Nkossi, no município do Kilamaba Kiaxe, em Luanda, queixam-se do elevado índice de criminalidade na zona. 

Aflitos com a situação, os habitantes apelam ao policiamento de proximidade para se einverte ro actual quadro.

Detalhes com Joaquim Mussungo.

RD…JAOQUIM MUSSUNGO (peça).

Criminalidade tira sono aos moradores do chamado bairro Makita Nkossi, no Kilamba Kiaxe. 

 

E uma mulher de 32 anos foi detida pela polícia nacional em Luanda, por supostamente ter tirado a vida do filho recém nascido, fruto de uma relação conturbada que manteve com o ex parceiro, tendo depositado o cádaver na residencia do mesmo.

Os dados constam do balanço das últimas 24horas avançados pelo Nestor Goubel, porta-voz so Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional.

RD…NESTOR GOUBEL – 12H00 – 2.05.2022 

Nestor Goubel, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional e a operação das últimas 24Horas.

INTERNACIONAL

Casa Branca anunciou, esta quinta-feira, o mais recente pacote de sanções sobre a Rússia, visando autoridades e elites do governo de Vladimir Putin, com uma série de novas sanções financeiras e diplomáticas. 

As últimas medidas, emitidas pelos departamentos do Tesouro e de Estado, visam os ativos de luxo de várias elites russas – incluindo vários iates e aeronaves que pertencem a relações próximas do presidente russo. São ainda sancionadas empresas que gerem serviços e ativos de luxo que trabalham e que estão a tentar escapar às sanções já impostas pelos EUA, segundo um comunicado da Casa Branca.

O Departamento de Comércio também emitiu novas sanções que restringem a capacidade da Rússia proteger tecnologias militares. 

As sanções americanas visam várias elites russas e funcionários do governo, incluindo o empresário russo God Nisanov, a quem o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, chama “um dos homens mais ricos da Europa e um associado próximo de vários funcionários russos” e a porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros russa, Maria Zakharova. 

Segundo a Casa Branca, estas últimas sanções foram projetadas “para reprimir a invasão e endurecer” as medidas e “aumentar a fiscalização e a pressão sobre Putin e seus facilitadores”. 

Putin, de acordo com o Tesouro, “fez inúmeras viagens” nos iates no ano passado. Também designou várias empresas de gestão e outros proprietários associados aos barcos, bem como outras empresas de iates associadas a Putin. 

As sanções também visam dois outros iates, o ‘Shellest’ e o ‘Nega’, ambos propriedade de empresas russas. 

“O ‘Shellest’ viaja periodicamente para a costa onde fica o Palácio do Mar Negro do presidente Putin, e o presidente Putin usa o ‘Nega’ para viajar no norte da Rússia”, segundo o Departamento do Tesouro, citado pela CNN Internacional.

As sanções anunciadas esta quinta-feira visam ainda um “amigo próximo” de Putin, Sergei Pavlovich Roldugin, que, segundo o Departamento do Tesouro, é “o padrinho de uma das filhas de Putin”, bem como a esposa de Roldugin, Elena Yuryevna Mirtova. Roldugin é o diretor artístico da St. Petersburg Music House e Mirtova é uma cantora de ópera soprano. 

O governo americano também sancionou uma série de outros iates e aeronaves pertencentes a associados de Putin. 

Além disso, cinco funcionários do governo russo foram colocados na lista de sanções do Departamento do Tesouro, incluindo Yury Slyusar, presidente de uma empresa estatal russa de aeronaves, Vitaly Savelyev, ministro dos Transportes, Maxim Reshentnikov, ministro do desenvolvimento económico, Irek Envarovich Faizullin, ministro da construção, habitação e serviços públicos e Dmitriy Yuryevich Grigorenko, vice-primeiro-ministro. 

Ainda vítima de sanções foi o Severgroup, uma empresa de investimentos multibilionária da Rússia com participações e subsidiárias em metalurgia, engenharia, mineração, turismo, bancos, tecnologia, media e finanças, entre outros setores juntamente com seu líder Alexey Mordashov e três membros da sua família.

DESPORTO 

O Campeonato Nacional da I Divisão (Girabola) pode arrancar, este ano, já em modelo de Liga, numa organização da Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol (ANCAF).

O facto foi anunciado esta quinta-feira, em Luanda, pela direcção do órgão instalador, tendo Alves Simões, antigo presidente de direcção do Interclube, como um dos líderes.

A condicionante, segundo foi dito, prende-se com o facto de se ter ainda de organizar a eleição dos corpos gerentes entre os meses de Junho e Julho, bem como a celebração de um contrato de cedência do Girabola da Federação Angola de Futebol (FAF) para a ANCAF.

Alves Simões admitiu que a nova versão da maior competição futebolista do país, prevista para Setembro, pode arrancar com uma organização conjunta entre a FAF e ANCAF, nesta fase experimental.

 

 

 

Data de Emissão: 02-06-2022 às 19:00
Género(s): Noticiário
 

Relacionados