Edição de 02 de Junho de 2022
 

Produção de diamantes aumenta mais dez milhões de quilates em cinco anos.

Impacto da Covid-19 nas famílias e empresas é alvo de inquérito.

Presidente da União Africana reúne-se amanhâ com Putin.

Ponto

Hoje é Terça-feira, 31 de Maio de 2022. Com a técnica de Emanuel Catilina e Galacio Santana. Edita e Apresenta, o Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde, 

A produção de diamantes aumentou em cerca de dez milhões de quilates nos últimos cinco anos. 

Isto de acordo com o Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, que falava em Benguela onde hoje o sector realiza o seu conselho consultivo.

RD-JBarroso1

José Barroso, avançou que em cima da mesa durante o encontro que se estende até amanhã, estarão a transição energética e o impacto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, na rede mundial de fornecimentos.

RD-JBarroso2

Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso.

A transformação dos Portos e a sua Contribuição para a Economia Nacional, estão em análise hoje aqui na Capital.

O encontro vai analisar o crescimento destas infraestruturas, essenciais para a vida do país e homenagear Sílvio Vinhas, uma figura incontornável deste percurso.

RD-AFrancisco1

Augusto Francisco, o porta-voz do encontro, realça a importância dos portos do país, enquanto porta de entrada de grande parte das necessidades que são importadas, para satisfação interna.

RD-AFrancisco2

Porta-voz do workshop “A transformação dos Portos e a sua Contribuição para a Economia Nacional”, Augusto Francisco.

O impacto da pandemia de Covid 19, nas famílias angolanas e nas empresas do país, está a ser analisado por meio de um inquerito.

O estudo, quer perceber as alterações sócio-económicas resultantes das restrições impostas para conter o avanço da doença.

De acordo com director de estudos e planeamento, Luís Epalanga, o inquérito vai revelar quais são as dificuldades que o empresariado nacional ainda enfrenta, fruto desta pandemia.

RD-LEpalanga

Director de estudos e planeamento, Luís Epalanga, e o inquérito sobre o impacto da pandemia de Covid 19, nas famílias angolanas e nas empresas do país.

A Associação dos desempregados de Angola, critica a abertura de concursos públicos apenas nos sectores da saúde e educação.

Para o presidente da ADA, Vicente Albino Paulo, o Estado não pode continuar a ser o principal recrutador, numa altura em que as taxas de desemprego são ainda preocupantes.

RD-VAPaulo

Vicente Albino Paulo, presidente da Associação dos desempregados de Angola.

Publicidade

Mais de trinta embarcações pesqueiras, foram apreendidas nos últimos dias, no âmbito da Operação Kianda.

De acordo com o porta-voz da Policia Nacional, Mateus Rodrigues, o reforço da fiscalização nas águas angolanas, trouxe maior tranquilidade aos pescadores.

RD-MRodrigues

Porta-voz da Policia Nacional, Mateus Rodrigues, em entrevista a TPA, sobre o balanço da primeira fase da Operação Kianda.

E ainda sobre o mar, o nosso país terá em breve um novo organismo, vocacionado a fiscalização das aguas que banham a nossa costa.

Segundo a directora nacional para a fiscalização, do Ministério da agricultura e pescas, Maria Matos, vai chamar-se Guarda Costeira Nacional, e vai contar com novos meios.

RD-MMatos

Directora nacional para a fiscalização, do Ministério da agricultura e pescas, Maria Matos.

A imprensa Nacional, passa a partir de hoje a comercializar as suas publicações, pela internet.

O director comercial da empresa, David Marcos, realçou a practicidade de estender os serviços ao universo online, que vai ampliar o acesso e reduzir as filas.

RD-DMarcos1

E com o aumento dos pontos de venda, a perspectiva é que a arrecadação da imprensa nacional também registe uma considerável subida.

RD-DMarcos2

Director comercial da Imprensa Nacional, David Marcos. A editora passa a partir de hoje a vender os seus títulos também de forma online.

O Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância  -UNICEF, está preocupado com a desnutrição das crianças em Angola.

Em mensagem divulgada ontem por ocasião do dia internacional da Criança, o organismo considera urgente respondera aos casos de desnutrição, com a disponibilização de suplementos nutricionais, capacitação de técnicos de saúde e envolvimento da comunidade na detecção de casos atempadamente.

Hoje a nível da Capital, o governo provincial em parceria com o Banco Mundial e o Programa Alimentar Mundial, deu inicio a expansão do Projecto de desnutrição moderada.

A acção visa melhorar o estado nutricional de crianças vulneráveis em especial, as menores de cinco anos.

Recorde-se que recentemente, o UNICEF anunciou que assiste mais de vinte mil crianças com desnutrição aguda severa, nas províncias de Luanda, Benguela, Cuando Cubango, Cunene, Namibe e Huila.

E que para garantir a compra de suplementos nutricionais, essenciais a esta luta, já três milhões de euros tinham sido disponibilizados.

RD-CHogan1

Segundo a especialista em nutrição do Unicef em Angola, Ciara Hogan, serão também capacitados cerca de 200 profissionais de saúde, para a precoce detecção e tratamento de casos de desnutrição.

RD-CHogan2

Especialista em nutrição do Unicef em Angola, Ciara Hogan.

O organismo das Nações Unidas, está a combater a desnutrição aguda severa em crianças de seis províncias do nosso país.

Ponto

Angola participa na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente, Stockholm+50: “Um Planeta Saudável para a Prosperidade da Responsabilidade Total, Nossa Oportunidade”, a realizar-se na Suécia, durante a Semana do Dia Mundial do Ambiente, com uma delegação chefiada pela Ministra do Estado para o Sector Social, Carolina Cerqueira.

O evento proporcionará aos lideres mundiais a oportunidade de concertar uma acção ambiental multilateral, para garantir um futuro melhor e um planeta mais saudável, organizada pelas Nações Unidas, com o apoio do Governo do Quénia.

O Objectivo é fazer um apelo global à acção para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O analista LAC para questões internacionais, Mario Jersen, fala da participação angolana neste evento de anto nível.

RD-MJersen

Analista LAC para questões internacionais, Mario Jersen.

Angola participa hoje na Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O chefe do Estado do Senegal e presidente em exercício da União Africana desloca-se hoje à Rússia para conversações com o homólogo russo, Vladimir Putin, em Sochi, amanhã, disse o gabinete de Macky Sall.

Esta visita “faz parte dos esforços da atual presidência da União para contribuir para a pausa na guerra na Ucrânia, e para a libertação de ‘stocks’ de cereais e fertilizantes, cujo bloqueio afeta particularmente os países africanos”, de acordo com a mesma nota.

Na visita, que decorre na sequência de um convite de Putin, Macky Sall estará acompanhado pelo presidente da Comissão da União Africana, acrescentou.

“No mesmo espírito, a União Africana aceitou o pedido do Presidente [ucraniano], Volodymyr Zelensky, para dirigir uma mensagem à organização por videoconferência, cuja data e formatos serão mutuamente acordadas”, referiu.

O ex-presidente do Brasil e pré-candidato à presidência nas eleições de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou ontem o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pela ajuda monetária à Ucrânia.

Lula da Silva criticou o presidente norte-americano, Joe Biden, por doar dinheiro à Ucrânia sem nunca ter feito um discurso para “doar um dólar para quem está a morrer de fome na África”.

Esta não é a primeira vez que Lula da Silva se refere à invasão russa da Ucrânia. No mês passado, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ser “tão responsável” pela guerra quanto o presidente russo, Vladimir Putin, que ordenou a ofensiva militar.

 

 

Data de Emissão: 02-06-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados