Edição de 19 de Maio de 2022
 

Apenas 28 dos 215 especialistas em Medicina geral e Familiar no país são angolanos.

Provedora de justiça propõe ao parlamento, criação de uma comissão de prevenção de crimes de tortura, ou contra os direitos humanos.

Biocom prevê a produção de 128 mil toneladas de açúcar branco, este ano.

Número de refugiados atinge o nível recorde de 60 milhões.

Ponto

Hoje é Quinta-feira, dia 19 de Maio de 2022. Com a técnica de Emanuel Catilina e Galásio Santana. Edita e Apresenta o Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

O País, tem apenas 215 especialistas em Medicina geral e Familar, sendo que destes só 28 são angolanos, e mais de 180 estrangeiros.

Os dados foram apresentados pelo Secretario de Estado para a área hospitalar, esta manhã em Luanda durante a abertura do Primeiro Fórum Internacional sobre o tema, que teve lugar no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento. 

RD-LEuropeu1

Leonardo Inocencio Europeu, revelou que para colmatar a falta de especialistas em Medicina geral e Familiar, já estão a ser formados mais de 2600 profissionais em todos os municípios do país.

RD-LEuropeu2

O responsável, garantiu ainda que com a formação de quadros e o investimento em infraestruturas do sector da saúde, a taxa de mortalidade do país irá reduzir.

RD-LEuropeu3

Secretário de Estado para a área hospitalar, Leonardo Inocêncio Europeu, esta manhã durante o Primeiro Fórum Internacional sobre Medicina geral e Familiar.

Ainda sobre saúde pública, nesta época de cacimbo em que as temperaturas caem, os dermatologistas alertam para o risco associado ao uso de cremes de pele não recomendados, que podem causar sérios problemas e até levar ao cancro.

O repórter LAC Fortunato Cabina, traz-nos a informação.

RD-FCabina.

Repórter LAC Fortunato Cabina

Publicidade

O sector social foi o que mais despesas registou no terceiro e quarto trimestres de 2021, com 32% e 54 por cento respectivamente, avançou hoje em Luanda, a secretária de estado para o orçamento e investimento público.

Aia Eza da Silva, deu estes dados na sessão plenária no parlamento, quando apresentava o relatório de execução do OGE durante o terceiro e quarto, trimestres do ano transacto.

A governante referiu ainda que as despesas rondaram cerca de 2,9 biliões de kuanzas, destes 32 por cento para a área social e a dívida representou 381 mil milhões de kuanzas.

R.D.1-Aia Eza da Silva1

Tendo em conta que no quarto trimestre de 2021, o preço do barril de petróleo a setenta e nove dólares, que a produção diária de barris deste recurso foi de 1.1 milhões e a inflação de 27 por cento, a secretária de estado deu a conhecer que as receitas nesse período rondaram os 4,2 biliões de Kuanzas, e que o sector económico esteve na segunda posição em termos de gastos.

R.D.2-Aia Eza da Silva2

Secretária de estado para o orçamento e investimento público.

Na ocasião o deputado André Mendes de Carvalho da Casa Ce, sugeriu a secretária de estado das finanças, que se priorize a criação de um centro de hemodiálise na província do Namibe.

R.D.-André Mendes de Carvalho

Por sua vez, o deputado, João Muzaza Caweza da Unita, destacou a necessidade de observância de mais rigor e transparência, na elaboração de documentos referentes às despesas públicas.

O projecto de resolução sobre a apreciação do relatório de execução do OGE referente ao terceiro e quarto trimestres de 202, foi remetido para a especialidade depois de votado por 116 votos a favor, 28 contra e 8 abstenções.

Ainda durante a manhã os deputados analisaram o projecto de resolução que aprova o relatório anual das actividades do Provedor de Justiça no último ano.

Ao apresentar o documento, a provedora de justiça, Florbela Araújo, recomendou a criação na Assembleia Nacional, de uma comissão de prevenção contra a tortura e crimes de violência e direitos humanos, presidida pela provedoria.

A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), prevê produzir na safra deste ano, cerca de 128 mil toneladas de açúcar branco.

De acordo com o director adjunto da Biocom, Luís Bagorro, o montante representa um aumento da produção global da empresa, mesmo num contexto desafiador em que o acesso a equipamentos, adubos e fertilizantes encareceu consideravelmente.

RD-LBagorro1

O responsável avançou ainda que para este ano, mais três mil postos de trabalho directos serão criados.

RD-LBagorro2

Director adjunto da Biocom, Luís Bagorro.

A directora de produção da companhia, Fernanda Andrade, revelou que a energia limpa obtida através da cana-de-açúcar, serve para abastecer a planta da empresa e o excedente destina-se a cerca de 80 mil habitantes de Malanje.

RD-PAndrade

Directora de produção da Biocom, Fernanda Andrade. A Companhia de Bioenergia de Angola, prevê uma produção de 128 mil toneladas de açúcar este ano.

A 54ª reunião do Conselho Economico da Conferência da Comissão Africana dos Ministros das Finanças, Economia e Planeamento, que decorreu em Dakar, concluiu que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, vai encarecer o acesso dos países do continente aos financiamentos internacionais.

Segundo o Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, que falava hoje em Luanda, o conflito é também uma oportunidade para que os países africanos produtores de petróleo, sejam parte essencial da diversificação energética europeia.

RD-MReis

Secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, esta manhã em Luanda durante o Briefing do seu pelouro.

Ponto

A partir de amanhã, os jovens são convidados a oferecer soluções para todas as questões da vida do país, que achem que carecem de mudanças.

A iniciativa é no âmbito da Segunda Conferencia Nacional Pensar Angola, que pretende ser uma plataforma de aproximação entre a população jovem e as lideranças políticas nacionais.

De acordo com a coordenadora-adjunta da actividade, Opale Mónica, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, todos os contributos colhidos serão compilados em livro.

RD-OMonica

Coordenadora-adjunta da Segunda Conferencia Nacional Pensar Angola, Opale Mónica.

E o presidente da FNLA, é o convidado da próxima edição do projecto, “ Á Caminho para as Eleições Gerais em Angola” promovido pelo Movimento dos Estudantes Angolanos.

De forma similar ao que aconteceu nas edições passadas com os líderes da PRS e da CASA-CE, nesta Nimi A Simbi, vai responder as questões da classe estudantil sobre aspectos da vida social e política do país, como avança o líder do MEA, Francisco Teixeira.

RD-FTeixeiraMEA

Francisco Teixeira do Movimento dos Estudantes Angolanos.

O presidente da FNLA, é o convidado da próxima edição do projecto, “ Á Caminho para as Eleições Gerais em Angola”.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

Conflitos e catástrofes naturais no ano passado elevaram o total de deslocados internos a nível mundial para um número recorde de quase 60 milhões, de acordo com um estudo de organizações não-governamentais (ONG) divulgado hoje.

Em 2021 existiam 59,1 milhões de pessoas deslocadas internamente, quase metade com menos de 18 anos, indicaram o Centro de Monitorização de Deslocados Internos (IDMC) e o Conselho Norueguês para os Refugiados (NRC).

Este número, que não tem em conta os refugiados no estrangeiro, tem vindo a aumentar de ano para ano, e espera-se que um novo recorde seja estabelecido em 2022 devido à invasão russa da Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro.

Este é o segundo maior aumento anual na última década, depois de em 2020 se ter registado um número recorde de deslocações devido a uma série de catástrofes naturais.

No ano passado, a África Subsaariana foi a região com o maior número de deslocações internas (muitas pessoas deslocam-se mais de uma vez), incluindo mais de cinco milhões só na Etiópia, um país que sofre de uma grave seca e onde o conflito começou em finais de 2020, na região de Tigray.

Este é o número mais elevado alguma vez registado num único país.

O Reino Unido anunciou, novas sanções à Rússia, em resposta da invasão à Ucrânia.

Em comunicado, fontes do governo britânico explicam que três companhias aéreas vão ser proibidas de aterrar no aeroporto, o que deverá ter impacto nas cadeias de fornecimento do país.

“Todas as nossas sanções económicas reforçam a nossa mensagem para Putin – não vamos parar até a Ucrânia ter êxito”, referiu, em comunicado, a ministra dos Negócios Estrangeiros.

Liz Truss acrescentou que medidas tomadas contra a Rússia vão continuar “enquanto Putin continuar este bárbaro ataque à Ucrânia”.

Data de Emissão: 19-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados