Edição de 03 de Maio de 2022
 

Angola lança repto à CPLP para criação do roteiro turístico da comunidade.

Construção da Refinaria do Soyo arranca ainda este mês.

EMIS alerta para burlas envolvendo o canal Express.

União Europeia quer aumentar compra de gás de países africanos e reduzir dependência da Rússia.

Ponto

Hoje é Terça- feira, dia 03 de Maio de 2022. Data dedicada a Liberdade de Imprensa. Com a técnica de António dos Santos e final de emissão de Galácio Santana. Edita e apresenta-lhe as notícias o Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

A construção da refinaria do Soyo, deverá arrancar este mês, revelou no Texas, nos EUA, o ministro dos recursos minerais, petroleos e gás.

Diamantino de Azevedo, que acompanha os testes do equipamento da refinaria de Cabinda, adiantou que manteve encontros com o consórcio norte-americano, que venceu o concurso para erguer a infraestrutura no Zaire.

O responsável, reiterou que não era racional, o nosso país continuar a importar cerca de 80 porcento das suas necessidades, pela ausência de refinarias em território nacional.

Ministro dos recursos minerais, petróleos e gás, Diamantino de Azevedo.

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol, apontou a criação de postos de trabalho como um dos ganhos imediatos da construção da refinaria de Cabinda.

Sebastião Gaspar Martins, reiterou que com novas refinarias, a mão de obra local passará por um processo de qualificação.

Os equipamentos, em testes nos EUA, deverão garantir uma produção de mais de vinte anos, da refinaria de Cabinda.

PCA da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins.

E os testes dos equipamentos da refinaria de Cabinda, que seguem até amanhã no Texas nos EUA.

O secretário de estado para a cooperação internacional, lançou hoje um repto à CPLP para a criação de um roteiro turístico da comunidade.

Domingos Vieira Lopes, intervinha hoje de manhã em Luanda, durante a sessão de abertura da décima primeira reunião de ministros da cultura da CPLP,  em que destacou a necessidade de colocar os recursos existentes ao serviço do desenvolvimento sócio económico dos povos que têm como língua oficial o português.

Domingos Vieira Lopes secretário de estado para a cooperação internacional do Mirex.

Coube ao ministro da cultura, turismo e ambiente, Filipe Zau, fazer o discurso de abertura, na qualidade de anfitrião tendo realçado o desejo de que o encontro permita de facto a consolidação do intercâmbio económico e empresarial, em época pós pandémica.

Filipe Zau acredita que os investimentos no turismo podem trazer robustez económica aos países da CPLP, falou da necessidade de uma estratégia que ajude a mitigar os efeitos nefastos da covid 19,e do que poderá ser a perspectiva de Angola durante a sua presidência rotativa neste sector.

Por sua vez, o secretário executivo da CPLP, Zacarias Costa, destacou que os prejuízos causados pela covid no ramo do turismo ainda não estão totalmente contabilizados mas urge trabalhar de forma integrada para criar sustentabilidade.

Secretári executivo da CPLP, Zacarias Costa, hoje em Luanda, durante a cerimónia de abertura da décima primeira reunião de ministros do turism da Cpmunidade dos Países dade Língua Portuguesa. CPLP.

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), entidade gestora da rede MultiCaixa, alerta para a ocorrência do que classifica como burlas, que envolvem o canal Express, e que consistem em chamadas telefónicas, envio de sms e páginas falsas na internet.

O administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, reitera que quer a empresa quanto os bancos, não solicitam dados dos seus clientes por estas vias.

Administrador executivo da EMIS, Joaquim Caniço, e o alerta para os golpistas, que com recurso a artimanhas conseguem os dados dos clientes e com isso têm acesso as suas contas bancárias.

Os trabalhadores dos caminhos-de-ferro de Luanda entraram hoje no segundo dia de greve.

Em entrevista a LAC, o porta-voz do CFL Augusto Osório, adiantou que o levantamento da greve está para breve, no seguimento das negociações entre a Comissão Sindical e a Entidade Patronal.

O Porta-voz dos caminhos de Ferro de Luanda, Augusto Osório, que falava sobre paralisação total da Circulação dos comboios em luanda.

Os Quadros do Instituto Nacional, de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), estão hoje a ser capacitados em matéria de qualidade neste subsistema.

De acordo com o Secretario de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, é necessário avaliar a qualidade da oferta formativa, quer no que toca aos cursos quanto as instituições.

Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva.

Ainda sobre ensino,

O Ministério da Educação dará início, no próximo mês, aos exames nacionais.

Uma iniciativa piloto, inserida na estratégia de reestruturação da política do ensino em Angola, para conferir qualidade aos processos de ensino e aprendizagem.

A titular da pasta da Educação, Luisa Grilo, revelou que o Exame irá decorrer em todas as províncias do país, e focar-se-á apenas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Ministra da Educação Luísa Grilo.

O especialista em educação, Vitor Barbosa, considera este exame nacional, um processo necessário para se conhecer a realidade do sistema de ensino e permitir que o Ministério possa intervir onde for preciso.

O especialista, sublinha que outros factores que contribuem para o insucesso escolar devem também ser auferidos, para se obter uma amostragem mais próxima da realidade.

Especialista em educação. Vitor Barbosa.

O Ministério da Educação dará início, no próximo mês, aos exames nacionais que visam conferir qualidade aos processos de ensino e aprendizagem.

A União Europeia quer aprofundar a cooperação com países africanos, como Nigéria, Senegal e Angola, para aumentar as compras de gás natural liquefeito e assim reduzir a dependência da Rússia em dois terços este ano.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, o esboço da nova estratégia europeia, que deverá ser aprovada pela Comissão Europeia ainda este mês no âmbito do plano para reduzir e dependência energética de Moscovo, pretende aprovar o potencial ainda por explorar dos países no ocidente de África.

A Bloomberg, que cita a versão preliminar do documento, escreve que a União Europeia pretende aumentar as importações de gás natural liquefeito em 50 mil milhões de metros cúbicos e aumentar também os carregamentos de gás através de gasodutos de outros países além da Rússia em 10 mil milhões de metros cúbicos.

Os Repórteres sem Fronteiras (RSF) alertaram, num relatório hoje publicado, para os riscos de um espaço digital desregulamentado, com destaque para os efeitos desastrosos do caos da informação e desinformação espalhados pela internet.

Na  20.ª edição do ‘ranking’ mundial da liberdade de imprensa, publicado por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a organização não-governamental (ONG) internacional, sediada em Paris, avalia a prática do jornalismo em 180 países.

E apontaram para o desenvolvimento de meios de opinião e para a banalização dos circuitos de desinformação.

Estas práticas, “ampliadas pelo funcionamento das redes sociais”, estão a conduzir ao crescimento da opinião pública fraturada e dividida, de acordo com o relatório.

A situação dos jornalistas é “muito grave” em 28 países, incluindo Rússia e Bielorrússia, cuja classificação foi analisada no início de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia; “difícil” em 42 países, como México, Bolívia, Mali e Emirados Árabes Unidos; “problemática” em 62 países, incluindo Israel, Senegal, Panamá e Grécia.

 

Data de Emissão: 03-05-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados