Edição de 28 de Abril de 2022
 

Governo reconhece papel do sector publicitário no desenvolvimento social e económico do país.

Movimento dos Estudantes Angolanos lança debate com líderes dos partidos políticos sobre programas eleitorais.

Seleccionador, Pepe Claroz acredita na classificação de Angola para o mundial de basquete sénior masculino.

Guterres diz na Ucrânia qwue uma guerra no século 21 é um absurdo.

Ponto

Hoje é quinta-feira, dia 28 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, António dos Santos e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Boa Tarde,

Mais de mil e duzentos projectos, construídos no âmbito do Programa de intervenção aos municípios serão entregues até o mês de Junho.

O volume representa um grau de execução que ronda os oitenta porcento, de acordo com o secretario de estado para as autarquias locais, que falava hoje a imprensa a margem da comissão interministerial de implementação do PIIM.

RD-1MDaniel1

Márcio Daniel, revelou que o mais de 450 mil milhões de kwanzas, foram já executados para a implementação destas obras de caracter estruturante.

RD-MDaniel2

O governante, realçou que a educação é o sector com mais projectos em curso, seguido da saúde, e energia e aguas.

RD-MDaniel3

Márcio Daniel, secretário de estado para as autarquias locais.

Ponto

O governo reconhece a importância do sector publicitário na dinamização da economia, unidade nacional e desenvolvimento do país, avançou hoje em Luanda, o secretário de estado para a comunicação social.

Nuno Carnaval que discursava na cerimónia de abertura da segunda conferência nacional sobre legislação publicitária referiu que este sector enfrenta grandes desafios nesta fase de migração digital, ainda assim já constitui uma referência na sociedade.

R.D1-Nuno Carnaval1

Nuno Carnaval falou da necessidade dos players do ramo publicitário conhecerem a legislação vigente por formas a evitarem eventuais multas, e também de adaptarem-se ao actual contexto global, que impacta significativamente nas sociedades.

R.D2-Nuno Carnaval2

Secretário de estado da comunicação social, Nuno carnaval quando discursava hoje em Luanda durante a segunda conferência nacional sobre legislação ética e legislação publicitária .

E a margem do encontro, o director nacional de publicidade, José Matuta Cuato falou disse que se pretende neste conferência reflectir sobre as boas práticas, para que o ramo da publicidade possa de facto constituir uma referência no país e mesmo na região.

R.D1-JoseM.Cuato1

Quanto a publicidade online em Angola,  José Matuta Cuato referiu que há ainda um longo caminho a percorrer e frisou que gostaríamos de beber da experiência brasilieira.

R.D.2-JoseM.Cuato2

Director nacional de publicidade, José Matuta Cuato à margem da segunda conferência nacional sobre ética e legislação publicitária que se realiza hoje na capital do pais.

Ponto

O Movimento dos Estudantes Angolanos-MEA lança esta tarde na Casa da Juventude em Viana um ciclo de debates com as lideranças dos partidos políticos para abordar as ideias sobre os programas eleitorais.

O Presidente do PRS, Benedito Daniel é o convidado para o primeiro debate marcado para esta tarde na, casa da Juventude em Viana.

Tida como uma das organizações mais activas do movimento juvenil, com a realização de várias acções reivindicativas à favor dos estudantes, o MEA, pretende trocar ideias com os políticos com realce para as questões sociais educação e saúde.

RD-FTeixeira

Francisco Teixeira Presidente do MEA, que lança esta tarde em Viana um ciclo de debates com líderes políticos sobre os programas eleitorais.

O Presidente do PRS, Benedito Daniel é o primeiro convidado. O MEA convida a sociedade a estar presente no debate e ouvir as ideias do político.

O Tribunal Constitucional (TC) validou, esta semana , o V Congresso Ordinário da FNLA que elegeu Nimi a Simbi como presidente daquela formação política, depois que indeferiu o pedido de Pedro Dala, antigo secretário-geral da FNLA, para declarar nulo o conclave 16 de Setembro do ano passado. 

Segundo o acórdão n. 737/202 o plenário do Tribunal negou o pedido de impugnação do V Congresso Ordinário da FNLA que elegeu o político, adiantando que não encontrou argumentos suficientes para anular o conclave, daí a razão da sua validação.

O antigo secretário-geral da FNLA, Pedro Dala, recorreu ao TC para pedir a nulidade do V Congresso Ordinário da FNLA, alegando terem existido divisões profundas durante o encontro magno.

Nimi a Simbi foi empossado, em Março último, pelo Presidente da República, João Lourenço, como membro do Conselho da República, “por inerência de funções tendo em contas as alterações verificadas na presidência” da FNLA.

Ponto

Equipas da protecção civil e das comissões de moradores das várias áreas de Luanda, continuam a fazer o levantamento de eventuais danos causados pela chuva registada ontem na capital do país.

Segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Luciano não houve registo de ocorrências.

R.D.-Félix Luciano

Félix Luciano porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.

Ponto

Do Desporto,

O treinador da selecção nacional sénior masculina de basquetebol, Pepe Claroz acredita que Angola pode conseguir uma boa classificação para o mundial de basquetebol.

Pepe Clarós que falava hoje ao Programa Manhãs de Desporto desta estação emissora, referiu que temos tempo para nos prepararmos, para a competição e sublinhou que é fundamental que os atletas tanto os que trabalham cá, como os que jogam no estrangeiro, estejam motivados.

R.D-Pepe Claros

Pepe Claros em declarações hoje ao Programa Manhãs de Desporto, emitido todas as quintas -feiras na LAC.

Enquanto isso, Joaquim Ferreira dos Santos, presidente da Federação de Natação, disse hoje à Comercial, que a modalidade regista actualmente um bom momento, e que devemos apostar mais nos atletas que exercem actividade no país.

R.D.-Joaquim F. dos Santos

Presidente da Federação de Natação, Joaquim Ferreira dos santos, em declarações hoje ao Programa Manhãs da Comercial.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse hoje que “uma guerra no século XXI é um absurdo”, à chegada a Borodianka, nos arredores da capital ucraniana.

Imagino a minha família numa dessas casas que estão agora destruídas e enegrecidas. Vejo as minhas netas a correr em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI, nenhuma guerra é aceitável no século XXI”, disse o secretário-geral das Nações Unidas.

António Guterres fez essas declarações aos jornalistas diante de casas em ruínas em Borodianka, acompanhado por soldados ucranianos e autoridades locais.

O secretário-geral da ONU chegou hoje a Borodianka, localidade onde os ucranianos acusam os russos de terem cometido crimes durante a ocupação da região em março, relatou a agência de notícias France-Presse (AFP).

Nesta que é a sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, António Guterres tem encontro marcado para esta tarde com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tendo visitado também durante a manhã as localidades de Bucha e Irpin.

Em Bucha, o secretário-geral das Nações Unidas sublinhou a importância de uma investigação sobre a eventuais crimes de guerra.

 

Data de Emissão: 28-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados