Edição de 26 de Abril de 2022
 

China foi o destino de mais de metade da produção petrolífera angolana durante o primeiro trimestre deste ano.

CGSILA alerta para o risco de extinção das forças sindicais no país.

União Europeia pede às partes em conflito em Darfur que protejam os civis.

Alemanha vai enviar armas à Ucrânia.

Ponto

Hoje é terça-feira, dia 26 de Abril de 2022. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, António dos Santos e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Sílvio de Abreu.

Ponto

Boa Tarde,

A exportação de petróleo bruto, durante o primeiro trimestre deste ano, gerou uma receita bruta de 10 mil milhões de dólares .

Os dados foram apresentados hoje em luanda, pelo consultor do secretário de estado para os petróleos e gás, Gaspar Sermão, que revelou que a China continua a ser o principal destino das ramas angolanas.

RD-GSermão

O presidente do conselho Executivo da Sonangol, reiterou que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, influenciou positivamente no desempenho das ramas nacionais.

RD-LManuel1

Luís Manuel, destacou que foram comercializados 41 milhões de barris de petróleo, durante o primeiro trimestre deste ano.

RD-LManuel2

Quanto aos produtos refinados, o país lucrou 164 milhões de dólares com a sua exportação, e gastou 464 milhões com a importação.

RD-LManuel3

Presidente do conselho Executivo da Sonangol, Luís Manuel e o desempenho do sector petrolífero durante o primeiro trimestre de 2022.

Ponto

e ainda sobre a actividade económica, realizou-se hoje a primeira viagem de catamarã de Cabinda para o Soyo, à partir do terminal marítimo recém inaugurado na cidade capital do enclave.

A previsão é que sejam viagens bissemanais, mas esta primeira excepcionalmente será só no sentido Soyo, e o regresso de lá para Cabinda, na próxima sexta-feira, conforme disse hoje à imprensa o coordenador da Comissão da Cecil Marítima.

R.D.-João Martins

João Martins, coordenador da Comissão da Cecil Marítima, avançou que existem parcerias para a venda de bilhetes on line, já à partir do próximo mês.

R.D.2-João Martins2

Coordenador da Comissão da Cecil Marítima, João Martins sobre o início hoje das viagens de Catamarã de Cabinda para o Soyo no Zaire, à partir do Terminal Marítimo de Cabinda.

Melhora-se desta forma a acessibilidade a Cabinda, poupam-se custos e tempo para a transportação de passageiros e mercadorias, entre aquelas duas províncias nortenhas.

Centenas de navios deverão atracar anualmente no Terminal Marítimo de Cabinda e por ali transitarem mais de trinta e cinco mil passageiros por ano.

Tudo isto consta de um projecto muito mais ambiciosos dos Ministérios dos Transportes e das finanças que já trabalham na elaboração do regime especial de tarifas.

Segundo disse o titular da pasta dos transportes recentemente, Cabinda vai transformar-se num ponto de logística de referência regional.

R.D-Ricardo de Abreu

Ministro dos transportes, Ricardo de Abreu em declarações recentes em Cabinda sobre os projectos de Cabotagem para aquela província.

Dos transportes marítimos para as actividades comerciais pelo país, que registaram várias irregularidades de cinco, a dezoito deste mês.

O porta- voz da Autoridade Nacional de Inspecção e Segurança Alimentar, Adérito Mendes diz que houve uma redução das infracções registados nos vários sectores durante as duas primeiras semanas deste mês, comparativamente a igual período de 2021, ainda assim foram mais de seis centenas de casos.

R.D1- Adérito Mendes1

Adérito Mendes da Aniesa, revelou que um cidadão foi detido na Huíla e julgado sumariamente, por não acatar uma medida da autoridade.

R.D2-Adérito Mendes2

Adérito Mendes porta- voz da Aniesa e as infracções registadas pelo país de cinco a dezoito deste mês.

Ponto

A CGSila alerta para o risco de extinção das forças sindicais no país.

O facto foi revelado durante um encontro realizado hoje em Luanda entre representantes da Central Geral de Sindicatos Independentes de Livres de Angola “CGSILA” e os seus associados de vários sectores de actividade. O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

R.D.-peça Fortunato Cabina

Repórter LAC, Fortunato Cabina.

E ainda sobre este assunto e o repto lançado pela CGSILAS ao governo temos em directo o jurista, Vicente Pongoloa.

R.D.-directo Vicente Pongolola

Jurista Vicente Pongolola.

Ponto

O Ministério da Justiça e Direitos Humanos vai deixar de exigir assento de nascimento para a obtenção de bilhete de identidade.

De acordo com o secretário do presidente da República para a reforma do estado, a medida que será materializada brevemente consta do Programa Simplifica, já em curso.

R.D1-Pedro Fiete1

Pedro Fiete que falava ontem durante um encontro em Luanda com os delegados provinciais da justiça, conservadores ,notários e responsáveis dos serviços de identificação, civil e criminal referiu que nos termos do Simplifica, já é possível, entre outras medidas a obtenção do bilhete de identidade, nos primeiros meses de vida.

R.D.-Pedro Fiete

Secretário do Presidente da república para a reforma do Estado, Pedro Fiete.

Ponto

E de volta a actualidade na cidade capital do país e prova de que o crime não compensa, um cidadão foi ontem detido em Viana, depois de ver frustrada a tentativa de roubo de uma peruca, de uma passageira que se encontrava à bordo de um autocarro da TCUL.

O director de comunicação e marketing da TCUL, André Gomes relata-nos como tudo aconteceu.

R.D.-André Gomes

Porta- voz da TCUL, André Gomes, sobre a tentativa frustrada de roubo de uma peruca, sim ouviu bem, uma peruca de uma passageira que se encontrava ontem a bordo de um autocarro público em Viana.

Ponto

Da Actualidade Internacional,

A União Europeia (UE) apelou hoje às autoridades do Sudão e aos movimentos rebeldes no país para que protejam a população civil, após o último confronto entre ambos na região de Darfur ter feito pelo menos 161 mortos.

A UE está consternada pelos relatos de confrontos mortais entre comunidades no Darfur Ocidental nos últimos dias e semanas, que provocaram um elevado número de vítimas e a destruição de unidades de saúde”, disse em comunicado um porta-voz do alto representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Josep Borrell.

“É tempo de pôr fim à violência e de levar os responsáveis à justiça”, acrescentou.

Borrell sublinhou que todos os subscritores do Acordo de Paz de Juba, assinado em outubro de 2020 entre o Governo sudanês e os principais movimentos rebeldes do país, “têm uma responsabilidade conjunta na proteção de civis”.

Para a UE, deve ser acelerada a criação e treino de forças conjuntas de manutenção da segurança por parte do Exército do Sudão e os movimentos armados no âmbito do Acordo de Paz.

O porta-voz também manifestou a disponibilidade da UE para dar ajuda humanitária aos necessitados, e pediu às autoridades que facilitem o acesso livre, seguro e sem obstáculos aos agentes humanitários no terreno.

Depois de muita pressão por parte da comunidade internacional, da Ucrânia e membros do próprio governo, o chanceler alemão, Olaf Scholz, aceitou enviar tanques às forças armadas ucranianas.

A decisão surgiu no contexto das conversas sobre apoio militar à Ucrânia na base norte-americana de Ramstein, na Alemanha, que junta hoje os líderes militares de 40 países.

A notícia já tinha sido antecipada pelo jornal espanhol ABC, que citava a ministra da Defesa, Christine Lambrecht que vai  anunciar que  empresa privada Krauss-Maffei Wegmann (KMW), uma produtora e fornecedora de material bélico, obterá permissão para vender e enviar tanques Gepard para a Ucrânia.

Esta manhã, Lambrecht confirmou a decisão, afirmando que, “perante a guerra e a agressão brutal”, a Alemanha afasta-se “da política de contenção sobre a exportação de armas para zonas de conflito, sobretudo para ajudar a Ucrânia.

“Não foi fácil, mas foi uma decisão apoiada pela maioria da nossa população”, disse a ministra da Defesa da Alemanha.

A KMW também deverá receber autorização do governo federal alemão para vender modelos antigos e restaurados de tanques antiaéreos.

O governo britânico disse hoje que a Rússia está a tomar decisões militares “insensatas”, o que atribuiu à pretensão do Presidente Vladimir Putin de mostrar resultados vitoriosos na Ucrânia até 09 de maio, data da capitulação da Alemanha nazi.

O ministro das Forças Armadas, James Heapey, indicou que as forças russas estão a “desperdiçar qualquer vantagem que possam ter” alcançado na campanha da Ucrânia ao lançar uma ofensiva na região do Donbass (leste do país) antes de reunir tropas suficientes.

Falando à estação de televisão Sky News, Heapey disse que “o desejo de Putin de se apresentar (…) a 09 de maio como um herói significa que milhares de russos vão perder a vida e que a Rússia vai entregar a vantagem numérica que deveria ter”.

 

 

Data de Emissão: 26-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados