Edição de 21 de Abril de 2022
 

João Lourenço em presidência aberta na província de Cabinda.

Deputados debatem transparência no processo eleitoral.

Côte de Ivoire com novo elenco governativo, Patrick Achi mantem-se à frente da equipa com 32 membros.

Ponto

Hoje é quinta- feira, dia 21 de Abril de 2021. A edição noticiosa é de, Albina Dias. A técnica de, Alexandre Campos e final de emissão de, Galácio Santana. Ao microfone estou eu, Pedro Fernandes.

Ponto

Boa Tarde,

O presidente da República ausculta à partir de hoje a situação político social em Cabinda.

Nesta que é a sua segunda visita de trabalho aquela província nortenha, e por um período de três dias, o chefe do executivo inaugurou ao princípio desta tarde, um hospital geral com capacidade para duzentas camas e com 22 especialidades e obras orçadas em mais de cento e vinte e cinco milhões de dólares.

O governador de Cabinda, Marcos Nhunga, considera este dia histórico, para a sua província, depois da inauguração do Hospital Geral.

……

Na ocasião a ministra da saúde, Silvia Lutucuta frisou que a unidade hospitalar vai permitir a melhoria dos serviços de assistência especializada aos utentes assim como também possibilitar que se faça investigação

Sílvia Lutukuta ministra da saúide hoje durante a cerimónia de inauguração do Hospital Geral em Cabinda, no quadro da visita de trabalho do presidente da república.

O chefe do executivo e a delegação que o acompanham vai ainda hoje reunir-se com o governo provincial para aferir o grau de execução dos projectos preconizados para Cabinda e no período da tarde dialogar com representantes da sociedade civil.

Do poder executivo para a actividade legislativa, no parlamento a sessão de hoje teve como realce um debate proposto pela bancada maioritária sobre a transparência no processo eleitoral em Angola.

Na ocasião, o deputado do MPLA, Manuel da Cruz Neto realçou que a transparência dos processos eleitorais dependem da postura dos actores políticos.

E o deputado da Unita, Franco Marcolino Ihane referiu-se a necessidade de cumprimento rigoroso da lei.

O deputado independente, Lindo Bernardo Tito destacou alguns factores que prejudicam a transparência nos processo eleitorais.

André Mendes de Carvalho da Casa CE, disse que os processos eleitorais no nosso estão longe de ser justos.

Lucas Ngonda da FNLA fez um recuo no tempo sobre as eleições gerais e disse que os critérios para aferir a justeza do escrutínio são universais.

Em resposta o deputado do MPLA, Jú Martins frisou que o sistema eleitoral em Angola, é dos mais transparentes do nosso continente.

Deputado do MPLA, jú Martins durante a sessão plenária de hoje que dedicou a primeira parte a um debate sobre a transparência no processo eleitoral.

Ainda durante o período da manhã, os deputados aprovaram por unanimidade a proposta de lei que altera o código do processo penal.

Uma pessoa morreu e vinte ficaram feridas, ontem no Lobito, província de Benguela, em consequência de um acidente de viação.

O autocarro de uma companhia que faz viagens interprovinciais embateu num camião que se encontrava avariado mas devidamente sinalizado numa via pública.

Segundo o sub-inspector Jorge David, do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, o corpo do motorista do autocarro ficou encarcerado.

Sub inspector bombeiro Do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros sobre o acidente rodoviário ontem no Lobito que causou um morto e vinte feridos.

Os munícipes do Rangel estão preocupados com o mau saneamento na jurisdição. A administradora municipal do Rangel, desdobra-se para encontrar soluções para esta situação que é a principal causadora de doenças.

O repórter LAC, Fortunato Cabina tem mais dados sobre esta matéria.

E arrancou esta amanhã em Luanda, o Fórum Imobiliário-Edição Lusófona, que vai abordar os desafios a volta do mercado habitacional.

O vice-presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola-APIMA, Cléber Correia avançou à LAC, os principais objectivos deste encontro.

….

Cléber Correia vice-presidente da Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola-APIMA que realiza amanhã e sexta-feira em Luanda, o Fórum Imobiliário-Edição Lusófona.

…..

Já o arquitecto Ilídio Daio, defende o fomento de Cooperativas de Habitação no país, e mais crédito para a autoconstrução dirigida.

O arquitecto Ilídio Daio quando falava recentemente à LAC.

A Presidência da Côte d’Ivoire anunciou ontem , a criação de um governo “reforçado”, composto por 32 membros e liderado pelo mesmo primeiro-ministro, Patrick Achi. no qual os principais governantes transitam do executivo anterior.

Segundo fontes da imprensa internacional, foi nomeado para o cargo de vice-presidente, Tiemoko Meyliet Koné, que antes ocupou o cargo de governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).

Kandia Camara, do partido no poder, vai continuar como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, de acordo com o decreto lido pelo secretário-geral da presidência, Abdourahmane Cissé.

Téné Birahima Ouattara também mantém a pasta da Defesa, e também o título de ministro de Estado.

O terceiro ministro de Estado na ordem protocolar, Kobenan Kouassi Adjoumani, permanece na Agricultura.

Françoise Remarck, chefe da estação de televisão Canal+ Côte d’Ivoire, foi nomeada para o Ministério da Cultura.

As nomeações surgem uma semana depois da demissão do líder do executivo, e dos restantes membros do Governo, na semana passada.

 

Data de Emissão: 21-04-2022 às 12:30
Género(s): Noticiário
 

Relacionados